• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ribamar

Java no Terminal LINUX

17 mensagens neste tópico

Broas amigos. Já h'algum tempo que ando desaparecido. Ta tudo fixe com vcs?

Instalei recentemente o Linux Ubuntu, estou a curtir bue, ja instalei o Eclipse 3.1 (vou actualizar pa 3.2 ainda hoje), instalei o Java 1.5.0.6, programo na boa e corro na boa files java no Eclipse. Mas no terminal ao tentar correr uma aplicação java acontece por exemplo o seguinte:

root@gouveia-laptop:/home/gouveia/Documents/Trab1# javac subsequencia/Seq.java
root@gouveia-laptop:/home/gouveia/Documents/Trab1# java subsequencia.Seq
Exception in thread "main" java.lang.ClassNotFoundException: java.util.Scanner not found in gnu.gcj.runtime.SystemClassLoader{urls=[file:./], parent=gnu.gcj.runtime.ExtensionClassLoader{urls=[], parent=null}}
   at java.net.URLClassLoader.findClass(libgcj.so.7)
   at java.lang.ClassLoader.loadClass(libgcj.so.7)
   at java.lang.ClassLoader.loadClass(libgcj.so.7)
   at subsequencia.Seq.main(Seq.java:8)
root@gouveia-laptop:/home/gouveia/Documents/Trab1#

Desconfio de o terminal estar a ir buscar o java 1.4, porque eu no eclipse também tive de definir "à mão" para este usar o jre 1.5 depois de ter instalado este. Agora, como vou fazer isso po terminal?

CUmps :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem visto, da isto:

java version "1.4.2"
gij (GNU libgcj) version 4.1.0 (Ubuntu 4.1.0-1ubuntu8)

Copyright (C) 2006 Free Software Foundation, Inc.
This is free software; see the source for copying conditions.  There is NO
warranty; not even for MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.

Mas eu tenho o 1.5.0.6 instalado, como faço com que o terminal va buscar esse?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vais á pasta onde tens o java5 instalado e copias os ficheiros da java, javac,etc... para a pasta /bin ou seja subtituir pelos 1.4 que estão lá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vou à minha pasta

/usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun-1.5.0.06/bin/

e copio o javac, mas na pasta

/usr/bin

não é permitido colar, a opção colar não está disponível

Anyway, nesta pasta está um atalho javac para o javac 1.5, por isso era suposto estar tudo ok...

Mais... fui ao Synaptic Package Manager e não tenho o 1.4 instalado, pelo menos os packages... so do 1.5.... esquisito, não sei o que fazer...

HELP PLEASE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso pelo X nao vais la tens de copiar pela consola

faz cp src dest

como root.

o javac é o 5 mas o java que executa tá a usar é o 1.4 que é a jre.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já fizeste m*rda :thumbsup:

Acredito que o magician tentou  ajudar mas não o fez da melhor maneira.

Parece que não conheces o www.ubuntuguide.org se não não tinhas tido esse problema.

Ora bem... o java que vem no ubuntu é uma versão alternativa e open source, por isso é que diz "gij", é o nome dele.

No fim de instalares o java a única coisa que tens de fazer é configurar o sistema para usar o novo java e para isso basta escreveres: sudo update-alternatives --config java

depois aparece uma lista e escolhes a opção correcta do java que estás a usar.

Já agora o eclipse não funciona bem com o gij tens mesmo de mudar para a máquina virtual da sun.

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Fedora Core traz uma versão do Eclipse que funciona bem com o GNU Java, mas o melhor é mesmo instalar a versão oficial da SUN. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece que não conheces o www.ubuntuguide.org se não não tinhas tido esse problema.

Ora bem... o java que vem no ubuntu é uma versão alternativa e open source, por isso é que diz "gij", é o nome dele.

No fim de instalares o java a única coisa que tens de fazer é configurar o sistema para usar o novo java e para isso basta escreveres: sudo update-alternatives --config java

Já agora o eclipse não funciona bem com o gij tens mesmo de mudar para a máquina virtual da sun.

Peace.

Descolhecia essa treta é por essas e por outras que nao uso Ubuntu :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Descolhecia essa treta é por essas e por outras que nao uso Ubuntu :S

Por acaso até é uma vantagens, de uma forma simples podes configurar diferentes versões de ferramentas e aplicações.

Podes ter várias versões de java, de python, gcc, etc e configurar tudo em alguns segundos.

Mas usar ubuntu sem conhecer o ubuntuguide é um crime :thumbsup:

magician desculpa ter respondido daquela forma, agora que reli reparo que não foi a melhor, sei que tentaste ajudar o melhor que podias.

Na generalidade o eclipse funciona bem com o gij mas já encontrei algumas opções, tipo updates e algumas configurações, que misteriosamente sumiam, não sei se acontece o mesmo com a nova versão, o 3.2 mas mesmo assim é melhor usar a máquina da sun, e entretanto pode ser que passe a GPL.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sbem :thumbsup:

Mas continuo a dizer que é uma treta :D Para que ter varias versões de uma programa ?

Eu pessoalmente detesto ubuntu mas pronto é a minha opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim ter várias versões de um programa e fazer o sistema usar o que pretendes sem teres de fazer grandes configurações.

Por exemplo, neste momento tenho no meu Kubuntu o java da sun e o gij, para alternar entre um e outro basta configurar as alternativas. Basicamente o programa apenas gere os links simbólicos que permitem executar os programas. Já me deu jeito algumas vezes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá eu pessoalmente axo um desperdicio de recursos, se tem 1 versão a funcionar a 100% por que ter 2 ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peace.

És o maior.

Pa, aindo só uso Ubuntu há 4 ou 5 dias, dá-me tempo :D

Cumps

PS.: Ubuntu rula

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pá eu pessoalmente axo um desperdicio de recursos, se tem 1 versão a funcionar a 100% por que ter 2

Imagina que tens um programa que tem de ser compilado com o gcc3 mas tu até já tens o gcc4 o que é que fazes? removes o 4 e instalas o 3 só para compilar o programa e depois voltas a remover o 3 para colocar o 4?

ok, muito offtopic mas é apenas um exemplo :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Embora que já vá tarde..., mas por vezes é bastante mais simples e rápido alterar o EXPORT do .bashrc ou .bash_profile que encontras na pasta home da tua área. (cd ~).

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca se vem tarde :P

Neste caso, Ubuntu, não é nem mais rápido nem mais simples. Tendo em conta que no caso do Edgy, o mais recente ubuntu, existem algumas 3 máquinas virtuais um simples export não resolve o problema. Ficas com muita coisa a usar máquinas diferentes :)

Só para lembrar que o sistema do Ubuntu Edgy mudou um pouco, não deixem de visitar o ubuntuguide para saberem como colocar o vosso sistema a funcionar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora