• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

watt

aprende c# para utilizar no XNA, ou aprender C++ + DirectX (para fazer Jogos)

7 mensagens neste tópico

boas pessoal!

como alguns deste forum já sabem, estou a fazer um jogo, e num futuro não muito distante quero implementar graficos 3d, estive a pesquisar na net, e vi que a microsoft está a desenvolver uma farramenta, com o nome xna que permite fazer jogos para windows e Xbox 360.

http://msdn.microsoft.com/directx/XNA/default.aspx

acontece que isto corre sobre o C# dai a minha questão, vale a pena aprender C# ou mais vale aprender c++ e DirectX. Eu pretendo fazer da programação futuro profissional.

ou aprendo as 2? ainda só tive contacto com c++ (o basico) 3 c# só vi codigo já feito, em algumas coisas pareceram-me parecidas. Têm algumas parecenças ??? se depois quiser migrar de uma para a outro adptome com facilidade ??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ambas as linguagens (C++ e C#) são boas para esse tipo de coisas. Qual escolher? Não sei porque são as duas muito boas e com bastantes recursos. Só tu podes escolher.

Quanto à tua outro questão, quem souber C e entender o paradigma POO eprende facilmente C# e até C++...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Nos ultimos tempos, a linguagem de eleição para fazer jogos tem sido quase sempre  c++. Mas  tenho ouvido dizer que o C# com Managed DirectX consegue niveis de desempenho bastante bons.

C++ e C# são muito parecidas e poderosas, se poderes, aprende as duas :)

Btw, que jogo estas a desenvolver? :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

www.rtsmanager.com

é um manager on-line, tenho estado a programar em vb.net, só que ainda estou na parte da gestão das ekipas, não exige grafismo nenhum. Queria ver se no fim do mes já punha a 1ª versão beta a rodar, só que o tcp/ip anda a keimar-me a cabeça toda, as vezes o tratamento de dados n é o melhor.

já programaste graficos com directX ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Programei em Dx7 há uns 8 anos... mas pouco ou nada me lembro... aliás, lembro-me dos nomes das variáveis com 15 caracteres :)

Não percebi bem o teu projecto... parece ser um manager de futebol... nunca fui grande fan desse tipo de jogo e por isso talvez não perceba bem o que estás a fazer.

Dependendo do que vais fazer, se for algo complexo, o melhor seria mesmo usar um engine tipo OGRE3D.

Para a parte de network, podes dar uma vista de olhos na lib Raknet. Nunca cheguei a usa-la, mas a informação que tenho é que é mto boa. Funciona com UDP se não estou em erro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sê pragmático: se pretendes apenas desenvolver para Windows e/ou XBox então escolhe C#, a MS vai dar, como já está a dar com o XNA, um conjunto de bibliotecas que vão facilitar, e muito, a vida aos programadores de jogos.

A menos que apareça uma biblioteca melhor para o que pretendes fazer para C++, aposta no C#.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é sempre bom saber que há quem nos possa ajudar, por isso em breve sou capaz de te pedir ajuda.

já viste a cena da microsoft? o XNA ? axei piada á parte de fazer jogos para a  xbox 360 e windows.

já adei a ver o OGRE3D, e fikei mesmo aos papeis, tenho q aprender mais de C#.

Quando atinar com isto até sou capaz de comprar uma Xbox 360 só para ver as minha aplicações :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora