• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Guest Marine

[Resolvido] Pascal Zim - Optimo Compilador em Portugues

20 mensagens neste tópico

O que tem assim de tão especial o compilador?

Já agora, o que queres dizer com compilador em português?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deve-se referir às opções da interface gráfica do IDE... Digo eu...:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

*yuk* ptbr... dêem-me o meu inglês de volta, por favor!!

entre o br e o en, e q nem se pensa 2 vezes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O unico compilador de Pascal que utilizei (para além do grande TurboPascal) foi o MiniPascal pela sua interface simples e leveza.

Em tempos testei o Pascal Zim, mas não me agradou.

Cumps,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O unico compilador de Pascal que utilizei (para além do grande TurboPascal) foi o MiniPascal pela sua interface simples e leveza.

Em tempos testei o Pascal Zim, mas não me agradou.

Cumps,

Estou farto de explicar a diferença entre um compilador e um IDE.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ups. Erro crasso. :wallbash:

O compilador utilizado é o FreePascal, o MiniPascal não passa de um GUI para o mesmo.

Peço desculpa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que tem assim de tão especial o compilador?

O que tem assim de especial??? Ainda perguntas???

Está totalmente em português, tem uma interface amigável, e é bom para quem está a iniciar-se em pascal.

P.S.: Faz um compilador melhor....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está totalmente em português, tem uma interface amigável, e é bom para quem está a iniciar-se em pascal.

Realmente estar em "português" (com ênfase nas aspas ;) ) torna-o especial... se isso é bom ou mau é uma questão de opinião.

Lê os posts anteriores: estás a referir-te ao IDE e não ao compilador...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente estar em "português" (com ênfase nas aspas ;) ) torna-o especial... se isso é bom ou mau é uma questão de opinião.

Lê os posts anteriores: estás a referir-te ao IDE e não ao compilador...

Podes me indicar o link do tópico que retrata a diferença entre um compilador e o IDE??

É sempre bom aprender.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui dá umas ideias.

Mas basicamente um IDE é um ambiente completo de programação, que inclui o editor e muitas vezes também o compilador, embora este possa por vezes ter que ser adquirido à parte.

O compilador é o programa que pega no código que escreveste e o transforma em código máquina, ou intermédio, dependendo da linguagem. No caso deste post, o Pascal ZIM é um IDE que (segundo compreendi pelo site) inclui um compilador próprio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui dá umas ideias.

Mas basicamente um IDE é um ambiente completo de programação, que inclui o editor e muitas vezes também o compilador, embora este possa por vezes ter que ser adquirido à parte.

O compilador é o programa que pega no código que escreveste e o transforma em código máquina, ou intermédio, dependendo da linguagem. No caso deste post, o Pascal ZIM é um IDE que (segundo compreendi pelo site) inclui um compilador próprio.

Sim, tu com o Pascal Zim podes editar os dados, e compila-los depois. Portanto, segundo o que tu disseste é um IDE.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou dar a minha opiniao para quem trabalhou ja com os dois quer o

Pascal 7.0 e

Pascal Zim

e digovos sinceramente, o pascal 7.0 é bastante melhor, em termos de livrarias, qual é a minha surpresa quando pego nos meus programas em 7.0 tento executar em zim e davame erros de falta de livrarias...Agora que o zim tem um ambiente agradavel isso, nao vou negar, mas tambem para que é que me interressa desenvolver um software num compilador com bom ambiente e que depois tenha falhas ?!?!, pois para mim é mais importante a programação em si, se está bem realizado se está a funcionar do que aquelas mariquizes de ser mais bonito, ter um ambiente melhor, ham ! Isso é para os designers senao para é que eles existiam !?

Por isso aconselho 7.0 da Bornald :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ya, o Borland Pascal 7.0 é bem melhor que o Pascal Zim. Eu também só recomendei este para quem se inicia

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto uma pessoa com esse compilador não apanha "vicios" , pois não deixa passar nenhum erro XD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem, mas vocês não podem mais falar mal do idioma brasileiro aqui, eu sou brasileiro.

Vejo que não conhecem o IDE Lazarus, ou pelo menos não o consideram nas suas cogitações de IDE. Ele usa o compilador Free Pascal também, é OpenSource e é parecido com o Delphi. Experimentem:  http://www.ziggi.com.br/downloads/Lazarus.asp . Se passarem a usá-lo, estão todos convidados a participar do nosso fórum em http://lazaruspascal.codigolivre.org.br/portal.php .

Se não gostarem do idioma brasileiro, podem usar o inglês mesmo na interface, já que ela é multilíngüe. Ou podem preferir traduzir o IDE para o "português" daqui, existe essa possibilidade (façam contato com o administrador do fórum brasileiro, ou comigo mesmo).

O compilador Free Pascal, por ser também OpenSource, está em constante aperfeiçoamento e, se não é perfeito, é pelo menos bom e continua a melhorar. E é multiplataforma.

P.S.: Eu inverteria a afirmação do Cypher: se o programador é bom, não precisa que o seu trabalho seja feito pelo compilador. Os iniciantes é que precisam aprender com o compilador.

Cumprimentos a todos

Antônio

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas

no 10º ano trabalhei em pascal no TURB0 Pascal contudo acabei por descobrir o Pascal ZIM com que simpatizei mais, acho o IDE muito mais atractivo em comparação com o TURBO contudo existia certa funções que o ZIM não aceitava (não me lembro quais) o que me limitou por inumeras vezes, não sei se acontece ainda, mas aparte disso gostei bastante do Pascal ZIM

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela sua resposta.

O compilador do  Lazarus é o Free Pascal. Tem ainda algumas limitações, mas quanto mais for usado, maiores as chances de essas limitações serem superadas logo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Penso que uma das grandes vantagens do Lazarus & FreePascal é

a biblioteca LCL que permite ligar a Base de Dados SQL (Firebird, MySQL, ProgresSQL).

Programação multiplataforma, incluindo WindowsCE.

O turbo pascal é bom para aprender mas é passado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora