• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

2eve

Como fazer um pequeno robot?

5 mensagens neste tópico

Olá!

Estou a pensar em contruir um robot, a ideia era a seguinte:

Utilizar 4 infravermelhos como sensores de obstáculos;

Utilizar 2 motores( 1 para virar outro para andar);

Utilizar uma tecnolgia tipo bluetooth ou outra (sem fios).

Agora gostaria que me ajudassem no seguinte:

Como ligar o robot ao pc?????

Seia necessário programação???? que língua.

Esquema:

infra.

infra.--|--infra.

--|--

infra

À mediada que o robot ia andando os sensores de infravermelhos registavam se haviam objectos por perto tipo radar e enviavam a informação para o pc, o pc faria um "mapa" com muito poco detalhe é claro e indicaria o sítio onde estáva localizado o robot.

As setas direccionais do pc comandariam o robot e o utilizador teria acesso ao som transmitido pelo microfone que estaria incorporado no robot.

Gostaria que me ajudassem porque o que eu sei mesmo é montar, mas de programação e como por isso a funcionar não estou a ver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

só um promenor, com os 2 motores vai é meter um a controlar cada roda! ou seja,... se andarem os 2 á mesma velucidade anda em frente se um rodar mais que outro 'o gajo' vira. :)

o melhor seria talvez teres um postatil a bordo do robot. e fazeres ligação pela porta paralela por exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

só um promenor, com os 2 motores vai é meter um a controlar cada roda! ou seja,... se andarem os 2 á mesma velucidade anda em frente se um rodar mais que outro 'o gajo' vira. :)

o melhor seria talvez teres um postatil a bordo do robot. e fazeres ligação pela porta paralela por exemplo.

Nepia com dois motores era tipo um com tracção atrás e o outro num eixo que fazia as rodar cuvarem.

Em relação à porta paralele tb dava mas como fazer mesmo???????? fiquei na mesma!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

No que diz respeito à tracção do robô acho que podias ir pela sugestão do amigo d_pintassilgo, pois com dois motores para virar, um para cada roda, consegue-se maior eficiência de viragem. Se controlares as velocidades dos motores consegues controlar o ângulo de viragem ou mesmo se conseguires colocar as rodas a andar em sentidos contrários tens o robô a rodar sobre o seu próprio eixo.

A ideia de o PC mapear o percurso é excelente mas também não é assim  tão linear pois precisas de um transdutor que consigas utilizar para calcular os deslocamentos do robô. Só dessa forma é que podes conseguir registar e mapear obstáculos num determinado local. A grande vantagem de ter um sistema de localização para o robô é excelente pois uma vez que ele regista a posição do obstáculo e o contorno desse mesmo obstáculo, em determinada posição, já sabes que, se voltares a passar com o robô nesse sitio, tens um obstáculo naquelas posições. Assim o robô já sabe que se aproxima de um obstáculo e pode tentar corrigir a posição.

Podes utilizar, como odometros, encoders opticos acoplados às rodas para calcular os deslocamentos lineares das rodas e a respectiva posição x e y, num referêncial ortonormado. Se a roda tiver de raio 2cm a cada volta complecta que a roda dá, o robô desloca-se deslocamento=2*pi*2cm.

O PC na minha opinião podia ficar incluído na estrutura do robô para não teres que utilizar emissores e receptores. Podes incluir o PC como parte integrante do teu sistema e fazer comunicação pela porta série com um microprocessador.

Se precisares de alguns esclarecimentos em que eu te possa ajudar estarei à tua inteira disposição.... Mesmo que precises de cenas para os algoritmos de localização...podes contar comigo... é só dizeres

Um abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora