• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Nokia lança serviço que aproxima Web 2.0 dos telemoveis

2 mensagens neste tópico

Compatível com aparelhos com Java, aplicação WidSets oferece widgets que podem ser programados para reproduzir conteúdo online.

Por IDG Now!

03 de outubro de 2006 - 16h00

A Web 2.0 está chegando aos telefones celulares, de acordo com a Nokia, que lançou um serviço que permite que usuários de aparelhos com Java selecionem widgets que podem ser executadas em seus portáteis.

Apresentado nesta terça-feira (03/10), o WidSets é uma ferramenta gratuita que, em seu site, permite que usuários escolham quais e quantas widgets são reproduzidas em seus telefones.

Widgets geralmente ficam no desktop e recebem informações, como dados entregues pela tecnologia RSS. Um widgets do Google News, por exemplo, pode aparecer como um pequeno ícone, que, clicado, mostrará as últimas notícias listadas pelo serviço online.

Os widgets são considerados aplicações da Web 2.0 por oferecer interatividade e customização a partir de diferentes sites estáticos.

Após a autenticação de um novo usuário, o WidSets envia o pequeno aplicativo por mensagem de texto para o telefones do usuário. Usuários deverão então rodar as aplicações WidStes e continuar conectados à internet para ver e permitir que os widgets sejam atualizados com novo conteúdo.

O site WidSets foi desenvolvido para suportar adições da comunidade, para que usuários possam navegar e categorizar diversos widgets criados por desenvolvedores independentes.

O serviço é gratuito para usuários de telefones, ainda que tenham que pagar custos associados para suas operadoras pelo download de informações.

Atualmente, a Nokia não tem planos para tornar as novidades comerciais, mas, no futuro, o serviço poderá suportar propagandas ou a Nokia poderia vender conteúdo premium, disse Tom Henriksson, diretor da unidade de negócios emergentes da companhia.

O WidSets não é o primeiro widget oferecido em telefones celulares. O navegador Opera Software suporta widgets em sua versão móvel. Henriksson elogiou a função da Opera como uma grande opção, mas disse que os WidSets foram desenvolvidos para tornar o uso de widgets em telefones celulares mais fácil.

A Nokia tem investido cada vez mais em oferecer diferentes tipos de serviços como este que poderiam competir com serviços de conteúdo oferecidos por operadoras. Mas Henriksson diz que novidades como o WidSets beneficiariam a todos no mercado.

"Achamos que estas novidades ajudam a florescer serviços de dados em geral. Todos ganham", acredita.

Nancy Gohring - IDG News Service (Irlanda)

Fonte: IDG NOW!

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem-se assistido nos últimos tempos cada vez mais à "computarização" dos dispositivos móveis. Cada vez mais aquilo que odiamos fazer num PC podemos fazê-lo agora num PDA ou num telemóvel, o que é excelente porque passamos a ter mais portabilidade desses aparelhos. E podemos utilizar os seus serviços de qualquer parte sem qualquer incómodo...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora