• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

xgold

Qual a linguagem?

69 mensagens neste tópico

Olá.

Tenho um dúvida muito básica que é a seguinte.

Qual a linguagem que é utilizada ou mais utilizada para fazer programas para windows?

E qual o editor usado?.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vb é uma boa linguagem para começares logo a fazer algo gráfico para windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Discordo.

Não querendo iniciar uma "guerra", aconselho Delphi para te iniciares em Windows.

Não sei qual a linguagem mais usada, há por ai muita aplicação feita em C++, VB, Java, Delphi...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É uma boa... não disse que é a melhor...;)

:D

Porque a melhor exige sempre muito trabalho para ser correctamente aprendida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo consigo perceber a linguagem mais usada nos programas da souceforge é o C++.

Corresponde à realidade?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso depende muito do tipo de projecto. Delphi é muito bom para desenvolvimento rápido de aplicações.

Um programa windows tipicamente tem interface gráfica e em C++ fazer interfaces gráficas não é assim tão fácil como isso.

VB.Net, Delphi e C#.Net são linguagens muito usadas mas também o C++ o é. A questão é saberes o que pretendes fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

c++ vai te dar muito trabalhinho, já estou a aprender há mais de um ano e por percaução ainda não avancei para os programas gráficos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Novamente depende da linguagem, VB.net e C#.net são desenvolvidos em Visual Studio, Delphi pode ser desenvolvido em Borland Delphi 7 e o novo Borland Delphi 2005. A borland tem um IDE chamado Borland Developer 2005, se não me engano, que incorpora mais umas tecnologias.

C++ podes usar Bloodshed DevC++ ou MS Visual C++.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para vb não há outro.

Para c++ em windows uso-o visto que já que tenho IDE para isso no vs, não por ser o melhor ou pior.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É possível que no souceforge o C++ seja o mais usado, seguido do Java.

Quanto a IDE, Visual Studio e Eclipse no Windows, Eclipse nas outras plataformas.

Estes são mais "genéricos" ou "integrados", há outros bons IDEs que normalmente estão afectos a um sistema em particular.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe tb um editor que serve para muitas linguagens, tanto em windows como em linux e é livre.

http://www.vim.org

Tem a vantagem ou desvantagem de ser muito simples, mas melhor que o bloco de notas

Atenção: o Vim não é um compilador, apenas serve para editar código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acabei de sacar o Bloodshed DevC++ e não vejo la nenhum IDE. So se estiver a ver mal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Acabei de sacar o Bloodshed DevC++ e não vejo la nenhum IDE. So se estiver a ver mal.

Se sacaste o IDE só tens de o instalar, de preferência num path sem espaços pelo meio.

Desculpa mas não percebi a tua dúvida, sacaste o quê? E o que esperavas ver?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção quando falam de C++..., C++ não é a beleza que estão a tentar transmitir, VC++ ou DevC++, ou Borland C++ é "fácil" de criar ambiente gráfico, agora C++ já requer ALGUNS conhecimentos da Linguagem e é bastante mais complicado conseguir fazer uma simples janelita com uma TextBox a pedir o nome...

Agora ontopic, sinceramente entre Delphi e VB recomendo o VB, o Delphi tem caido bastante em desuso e está longe de ter as potencialidades que (actualmente) o VB já tem, e no entanto o VB não é complicado de aprender.

Mas entre VB.Net e Vb 6.0..., inicia-te primeiro no VB 6.0 senão és capaz de "atrofiar" um pouco com as classes explicitas do .NET

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais uma vez, sem querer iniciar uma flamewar que não leva a lado algum, desaconselho totalmente o VB. O VB é uma linguagem que é demasiado permissiva e péssima para quem se inicia na programação. Todas as pessoas que conheço que se iniciaram com VB têm maus hábitos e, pior, más técnicas de programação, pelo que desaconselho vivamente o VB.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma linguagem que recomendo para começar a aprender linguagens de programação é Haskell

Esta bem que aprender sozinho é um stress, mas gostei muito dela.

Eu aprendi-a na universidade. pois obriga-nos a pensar estruturadamente.

Nãoi existem ciclos nem for, nem arrays nem apontadores nem nada que se pareça com o C. No entanto não é eficiente como o C. É uma linguagem com um elevado poder de abstracção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Flames da minha parte não há ;) Opiniões são opiniões, lá por não concordar com elas ninguém tem de as desrespeitar :D

Eu por acaso iniciei-me com pascal, mas não fui autodidacta, foi na escola. Com VB foi onde avancei mais, e aqui sim fui autodidacta!

De facto concordo (porque é um facto) quando dizes que VB é uma linguagem demasiado permissiva, no entanto na faculdade tenho visto muitos caloiros que apanham PÉSSIMOS vicios de programação em Delphi (dão Pascal usando o Delphi como Introdução à Programação), alguns que chegam a ser o desespero de alguns professores :D

Não acho que se possa atribuir a uma linguagem a responsabilidade de "permitir a criação de maus vicios", isso depende sempre da pessoa que ESTÁ a aprender, e por vezes nem do professor depende..., há quem seja mesmo teimoso com os maus hábitos :D

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Flames da minha parte não há ;) Opiniões são opiniões, lá por não concordar com elas ninguém tem de as desrespeitar :D

Eu por acaso iniciei-me com pascal, mas não fui autodidacta, foi na escola. Com VB foi onde avancei mais, e aqui sim fui autodidacta!

De facto concordo (porque é um facto) quando dizes que VB é uma linguagem demasiado permissiva, no entanto na faculdade tenho visto muitos caloiros que apanham PÉSSIMOS vicios de programação em Delphi (dão Pascal usando o Delphi como Introdução à Programação), alguns que chegam a ser o desespero de alguns professores :D

Não acho que se possa atribuir a uma linguagem a responsabilidade de "permitir a criação de maus vicios", isso depende sempre da pessoa que ESTÁ a aprender, e por vezes nem do professor depende..., há quem seja mesmo teimoso com os maus hábitos :D

abraços, HecKel

HecKel, a minha experiência diz-me o contrário... Há sempre quem "invente", mas uma coisa é certa: se tiveres pouca corda talvez mão te chegues a enforcar, quando tens muita corda, isso já não é garantido...  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para quem quer desenvolver programas para Windows talvez a melhor opção seja o C#. trata-se de uma linguagem em que a m$ está a apostar muito, por isso, embora ainda não seja a linguagem mais usada para programar em Windows, é provável que isso venha a acontecer num futuro próximo (não é que isso seja motivo para eu querer aprender essa linguagem, mas...).

actualmente uma linguagem que tem bastante sucesso é o Java, e tem a vantagem de ser mais portável do que o C# e ser relativamente simples de aprender.

para mim, no entanto, a melhor linguagem é o C++, mas tem o problema de ser bastante complicada, mesmo sem considerar a parte gráfica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais uma vez, sem querer iniciar uma flamewar que não leva a lado algum, desaconselho totalmente o VB. O VB é uma linguagem que é demasiado permissiva e péssima para quem se inicia na programação. Todas as pessoas que conheço que se iniciaram com VB têm maus hábitos e, pior, más técnicas de programação, pelo que desaconselho vivamente o VB.

Reconheço em parte a verdade no que tu dizes, e que também a minha resposta foi dada em função de uma certa "ânsia" do autor em começar já a programar gráfico. Como tal dei-lhe uma solução out of the box para isso, mas que não deixa de ter contra indicações.

Lembro-me bem quando após uns anitos de vb decidi aprender c++ (sim, uma linguagem a sério) e que fiquei logo no príncipio um pouco à nora com o facto de.. como raio vou programar?! onde estão os botões para desenhar?! ;)

Enfim, aprende vb, mas não te apegues demasiado ao ponto de isso dificultar a aprendizagem de qualquer outra linguagem.

Tenho gostado muito do c++ e entretanto tenho aprendido scheme que também é bme interessante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
E vai aprender C# e VB.NET para quê?

Ele fez uma pergunta, eu dei a minha opinião. E a minha opinião é que para Windows são essas linguagens as melhores. Claro que há discodâncias, mas é a minha opinião e vale o que vale!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se tens uma opinião formulada, deves ter tido em conta alguns factores, eu gostava de saber porque é que recomendas as duas, VB.NET e C#.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora