• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

karva

Universidade de Aveiro desenvolve casaco inteligente

6 mensagens neste tópico

A unidade de investigação Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro - IEETA, da Universidade de Aveiro, desenvolveu o Vital Jacket, um pré-produto que alia a tecnologia têxtil à micro-electrónica permitindo a monitorização de diversos pontos vitais do corpo do utilizador, tais como, os batimentos cardíacos, a temperatura, a saturação de oxigénio no sangue e a actividade física.

O controlo destas variáveis pode ser efectuado remotamente através de sistemas electrónicos, sem fios, ligados ao vestuário.

A área tecnológica e de comunicações do projecto foi concebida pelo grupo de Sistemas de Informação na Área da Saúde enquanto o desenho e confecção da peça final coube ao Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal- CITEVE, sub-contractado para o efeito.

O Vital Jacket pode ser "inserido no paradigma Casa do Futuro" e complementado com diferentes sistemas electrónicos baseados em home-monitoring ligados em rede, tais como, "uma unidade de medição de pressão arterial, uma balança, um dispensador automático de medicamentos, entre outros", indica o comunicado emitido pela Universidade de Aveiro.

Este produto será apresentado na feira têxtil Modtissimo a decorrer nos próximos dias 3 e 4 de Outubro, no Edifício da Alfândega/Centro de Congressos do Porto.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me fixe. Será que isto acabará por vir para o mercado? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me fixe. Será que isto acabará por vir para o mercado? :)

Muito provávelmente, e em especial por causa disto:

O Vital Jacket pode ser "inserido no paradigma Casa do Futuro" e complementado com diferentes sistemas electrónicos baseados em home-monitoring ligados em rede, tais como, "uma unidade de medição de pressão arterial, uma balança, um dispensador automático de medicamentos, entre outros", indica o comunicado emitido pela Universidade de Aveiro.

Num futuro muito próximo, com a chegada do IPv6, qualquer aparelho vai ter um IP. E este produto é um exemplo de inovação e futuro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Portanto, para além de ser uma inovação a nível académico provavelmente terá uma utilidade imediata com algum impacto no mercado. Se os preços forem relativamente acessíveis e se a empresa que lançar o produto no mercado for portuguesa e lançar uma campanha de marketing de grau elevado, penso que vamos estar perante uma fase de evolução na área do vestuário.

Era espectacular andar pela escola e ver a pulsação com que as raparigas ficam quando olham para nós... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

WEE  instituto de investigacao do meu curso a rular =D

Ta muito fixe o projecto mesmo :thumbsup:

E o da casa do futuro fui la na ua a uma palestra sobre a domotica/projecto casado futuro e fiquei simplesmente absorvido :D brutal mesmo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora