• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mcomatic

software gráfico para matemática

22 mensagens neste tópico

Boas!

Alguém sabe qual o software gráfico para fazer os esquemas que aparecem nos livros de matemática?

Estou a falar dos esquemas que acompanham, por exemplo, os exercícios de trigonometria, com triângulos, marcações de ângulos, inserção de medidas, etc.

Abraço,

mcomatic

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Visio, Open Office Draw, Microsoft Word. Talvez não esteja a perceber o que pretendes mas os softwares que te indiquei devem servir para o que queres.

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vivas!

O meu maior problema é que queria incluir, no desenho, as medidas de ângulos e comprimento de lados.

Queria também marcar os ângulos, ou seja, fazer aquela porção de círculo que fica no triângulo para marcar o ângulo, e que as construções ficassem à escala, não queria dizer que um lado mede 8cm e o outro 5cm e depois ir ver rigorosamente e afinal ser metade(ter que ser 4cm).

Um dos problemas do software que usei até ao momento é qd queremos desenhar, por exemplo, um triângulo com um ângulo é 36º... em nenhum consigo fazer isso exactamente :P.

Passando-se exactamente a situação inversa que tb é problemática, desenhar um triângulo e querer saber qual a medida dos ângulos presentes...

Em suma, queria algo rigoroso, na parte de desenho, com capacidade para medir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, percebi e desculpa mas não conheço software para fazer isso, normalmente uso software de imagem, nesse tipo de software podes indicar os ângulos, mas ficas por aí, não faz mais nada e não sei até que ponto pode ser flexivel.

Talvez outro utilizador te possa ajudar mais...

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que tal um programa de CAD? O Google Sketchup é fácil de utilizar e tem uma versão gratuita. Desenhas é sempre em 3d, mas penso que para aquilo que pretendes serve!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok, obrigado Knitter!

TheDark, um programa de CAD, como o AUTOCAD? Achas que faz isso? Por acaso já conheço o Sketchup, mas uso-o para imagens 3d.

O que acho é que perde qualidade na imagem final. Usei o Corel Draw, q tem boa qualidade, mas lá está o problema das medições de ângulos.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Indiquei o SketchUp por ser grátis e por ter as medições automáticas de comprimentos e ângulos, mas penso que qualquer programa de cad serve para isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Será que o Adobe Illustrator faz o que pretendes? Também podes tentar o Inkscape.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu este ano vou ter de usar um software destes acho eu. Acho que é: GLP, Solver e WinQSB.

Vê se é o que procuras...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tb ha um que e o geometer sketchpad, mas n tenho a certeza se e free

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conheço o Inkscape, mas o illustrator faz o mesmo que o CorelDRAW, embora eu me dê melhor com o Corel.

Qt aos que falou o Hipnoted, :? não conheço nenhum...:D

O The Geometer's Sketchpad (GSP) não tem grande qualidade de imagem e para fazer a marcação dos ângulos com aquela porção de semicírculo é mt complicado, é preciso fazer scripts ou então cada vez que queremos marcar um ângulo temos que fazer uma construção maluca!!! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Inkscape é parecido ao Illustrator e CorelDRAW mas em versão open-source. Tem a vantagem que suporta o formato .svg (Scalable Vector Graphics), uma aplicação da XML para imagens vectoriais. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Geometer's Sketchpad não é free, tem vantagens para o que pretendes pq tudo pode ficar à escala uma vez que é software de geometria, mas tb tem a desvantagem que referes. Há ainda o Cinderella. No entanto para algo mais perfeito os programas de cad são os melhores. É claro que aprender a trabalhar em Autocad demora...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha prof de mat mandou comprar uma TI 83 Plus.

E eu queria de saber que linguagem tenho de aprender para programar cenas para essa máquina bem como exemplos que possam ser úteis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As maquinas da TI usam uma lingua chamada TI-BASIC.

A minha (TI-84 silver edition) tráz um Reference Book.

Os exemplos são relativamente faceis de encontrar procura no Google.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha prof de mat mandou comprar uma TI 83 Plus.

E eu queria de saber que linguagem tenho de aprender para programar cenas para essa máquina bem como exemplos que possam ser úteis.

Há livros de matemática que usam imagens das calculadoras gráficas (isto para tentar justificar que este post aqui pode não ser totalmente offtopic, mas...) ;)

Quanto ao que procuras, basta fazer uma pesquisa pelo fórum (para quem já programou em spectrum as diferenças não são muitas :P )

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=2648

http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=55852

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(o site é alemão, mas há a possibilidade de escolher português ... do brasil :P )

prefiro em ingles...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora