• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Anonym

Ajuda num exercício

14 mensagens neste tópico

exercicio.jpg

alguem me consegue ajudar nisto??

tipo, eu comecei em calcular o volume do EFICAZ mas depois no outro nao sei o que fazer. Tive a pensar em fazer um gráfico para os valores de x mais valia o EFICAZ.. mas nao sei bem.

alguem ajuda?  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

as bases das embalagens são polígonos regulares?

se sim podes calcular o volume das embalagens e saber qual a relação qualidade/preço dos produtos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim são regulares..

a primeira coisa q tentei fazer foi logo calcular o volume e do EFICAZ já fiz.

tive uma ideia se calhar com uma inequeação chegue mais perto não sei...

porque tipo, nao tou a ver como calcular o volume do O MELHOR...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

porque tipo, nao tou a ver como calcular o volume do O MELHOR...

área da base X altura, não?

para a área da base precisas de saber a "altura" do triângulo, mas pelo Teorema de Pitágoras chegas lá...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é um triângulo rectângulo, mas equilátero porque os prismas são ambos regulares e um prisma regular é um prisma recto cujas bases são polígonos regulares.

A sugestão do Rui é a melhor.

1º Passo - calcular os volumes das duas embalagens (área da base x altura em ambas)

No triângulo equilátero a base é 10, logo pode ser dividido em 2 triângulos, estes sim rectângulos, com um cateto a medir 5 e a hipotenusa 10. O teorema de Pitágoras dá-te o cateto que falta que é a altura do triângulo equilátero inicial.

2º Passo - comparar volumes com preços (pode ser feito dividindo o preço pelo volume respectivo, ou com a regra de 3 simples)

Coloca aqui os teus resultados... para ver se vais no bom caminho. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para saberes a area do MELHOR :

-divides a base em dois triangulos rectangulos.

-usas trignometria para saber a altura do trindulo da base.

-(base*altura)/2 e sabes a area da base.

-a altura do prisma já lá tá.

Se presicares de mais alguma coisa diz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é um triângulo rectângulo, mas equilátero porque os prismas são ambos regulares e um prisma regular é um prisma recto cujas bases são polígonos regulares.

A sugestão do Rui é a melhor.

1º Passo - calcular os volumes das duas embalagens (área da base x altura em ambas)

No triângulo equilátero a base é 10, logo pode ser dividido em 2 triângulos, estes sim rectângulos, com um cateto a medir 5 e a hipotenusa 10. O teorema de Pitágoras dá-te o cateto que falta que é a altura do triângulo equilátero inicial.

2º Passo - comparar volumes com preços (pode ser feito dividindo o preço pelo volume respectivo, ou com a regra de 3 simples)

Coloca aqui os teus resultados... para ver se vais no bom caminho. ;)

exactamente é o que estou a fazer. :P

area da base do 'o melhor'=10 *raiz(75)/2

volume 'O melhor'=5*raiz(75)*23.1

~1000

area da base 'eficaz' = 3 raiz(27)

volume 'eficaz' = 3 raiz(27)*8.1

~ 126

126 ----------------- 1000

3.24 ---------------- x

(x é o valor proporcional do preço do O MELHOR para provar q o eficaz é melhor em relação preço/quantidade)

x~25

mas isto só pode estar mal... devo me ter enganado nalgum lugar. Mas já é a terceira vez que tento resolver o exercicio..

já descobri o erro!! daqui a bocado posto a nova resolução

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

area da base do 'o melhor'=10 *raiz(75)/2

volume 'O melhor'=5*raiz(75)*23.1

~1000

Até aqui está certo, mas deves sempre deixar algumas casas decimais e só na última operação arredondar. Em vez de 1000 sugiro 1000,259...

area da base 'eficaz' = 3 raiz(27)

Aqui deve ser área da base 'eficaz' = 3 x 6 x raiz(27). Pelo que percebi estás apenas a calcular a área de um triângulo equilátero de base 6, mas o hexágono tem 6 triângulos desses...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

10º ano, vbmaster. Mas a matéria é do 9º.

e o preço do O MELHOR deveria de ser de ~4.2778€

muito obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vejo que chegaste a uma conclusão. Deves ter usado a regra de 3 simples. Podes ainda usar a divisão do preço pela quantidade de centímetros cúbicos em cada um dos casos e confirmar que o mais barato é mesmo "O eficaz".

Como te pedem um pequeno texto é só exibir os cálculos, não esquecendo de referir unidades e arredondamentos feitos e depois expliacar a conclusão a que chegaste.

Isto é apenas um exercício, porque para ver se realmente compensava, teríamos de saber a quantidade líquida de cada opção, que pode não ter uma correspondência directa com o seu volume. Por exemplo se os fabricantes deixavassem 1 cm por encher em cada embalagem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto.

Eu fiz assim, meti os calculos e depois expliquei tudo por texto.

A minha grande dificuldade estava em reconhecer que a base era um triângulo equilátero.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora