• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Anonym

Criar partições

14 mensagens neste tópico

eu á uns tempos formatei o pc.. e agr tou com um problema. Eu tenho dois discos, e queria criar uma partição para instalar uma distro do Linux (O caixa mágica por exemplo) não queria nada de Live CD. E então pergunto, existe alguma maneira de criar partições sem ter de formatar o disco? Sem ter de perder dados?

tenho dois discos. e no disco D:\ queria cirar uma partição para a tal distro..

é possível? é que na minha reliquia aqui em casa pus me a experimentar o Puppy e agr queria algo mais potente na minha máquina...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e freeware?

Assim de repente não me lembro, até porque nunca utilizei software desses...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes fazes download do Partition Magic aqui. É gratuito para testar por isso no teu caso serve... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tive uma má experiência com o PM que me fez perder 200+ GB de dados.

O GParted é uma alternativa open-source ao PM.

Pode correr a partir de CD, de uma pen USB ou mesmo a partir do sistema operativo. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se tens dois discos/unidades (e se tiveres espaço que chegue) podes passar os dados da unidade D para a C e depois formatar a unidade D deixando espaço livre para o Linux.

depois voltas a passar os dados para a unidade D.

é claro que é mais simples usar o PM ou outro semelhante, mas nunca é 100% seguro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se tens dois discos/unidades (e se tiveres espaço que chegue) podes passar os dados da unidade D para a C e depois formatar a unidade D deixando espaço livre para o Linux.

depois voltas a passar os dados para a unidade D.

é claro que é mais simples usar o PM ou outro semelhante, mas nunca é 100% seguro.

e era isso que eu queria fazer.. mas infelizmente no space..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não, seguro a 100% nunca é

mas o PM é o melhor na minha opinião :

eu já removi e criei partições sem nunca perder dados

é fantastico, não há melhor

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se não tens espaço suficiente na unidade C: fazes backup dos restantes dados em DVD e crias a partição !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Todas as distros de Linux que conheço permitem particionar o disco durante a instalação, pelo que isso não é um problema.

O Caixa Mágica faz isso sem qualquer stress. O meu portátil também vinha com duas partições windows (mais uma escondida por causa da forma de distribuição da Acer, uma toinice que me fez ganhar +/- 1 GB de espaço) e quando instalei o CM criei mais uma para o Linux e usei a outra "escondida" como swat.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

...criei mais uma para o Linux e usei a outra "escondida" como swat.

swap, queres tu dizer, não  :dontgetit:

o problema dele é que não tem nenhum espaço de disco livre (pelo que eu percebi).

ele tem duas partições, só que as duas têm ficheiros e os ficheiros não cabem todos numa das partições, por isso ele precisa de as redimensionar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

...criei mais uma para o Linux e usei a outra "escondida" como swat.

swap, queres tu dizer, não  :dontgetit:

Ya! :( Typo, sorry...

o problema dele é que não tem nenhum espaço de disco livre (pelo que eu percebi).

ele tem duas partições, só que as duas têm ficheiros e os ficheiros não cabem todos numa das partições, por isso ele precisa de as redimensionar.

Sendo assim, é o que o pessoal anda a dizer: Backup e Partition Magic...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PM nunca mais dasse... a ultima vez k usei esse software ha uns anos atras, lixou-me o disco todo... a partir dai tenho usado o Acronis Disk Director que é bem melhor na minha opinião e até agora nunca tive problemas, claro k isso n significa que seja 100% fiável, mas confio + nele que no Partition Magic, ainda por cima agora é da Symantec e eu cada vez gosto menos deles.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora