• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Astronomia mundial reúne-se em Sintra de 10 a 13 de Outubro

1 mensagem neste tópico

Sintra - Especialistas de todo o mundo estarão reunidos em Sintra, de 10 a 13 de Outubro, para apresentar e discutir os últimos resultados das «observações mais profundas do Universo», anunciou esta terça-feira o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

A conferência internacional pretende discutir a formação e evolução de galáxias à luz das observações astronómicas mais profundas e recorrendo aos modelos teóricos mais recentes.

O encontro reunirá cerca de 150 investigadores de centros de investigação astronómica mundial para analisar os resultados obtidos com os telescópios mais poderosos em funcionamento, como o Telescópio Espacial Hubble, o Very Large Telescope ou o Very Large Array.

«A capacidade da observação astronómica cresceu exponencialmente durante os últimos anos. Telescópios e instrumentos cada vez mais potentes permitem hoje a detecção e estudo do Universo primordial», recorda numa nota informativa o OAL, que organiza o evento em conjunto com o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa.

Os maiores observatórios terrestres, que vão desde telescópios ópticos com espelhos de oito a dez metros de diâmetro até rádio interferómetros que se podem estender por vários quilómetros, encontram-se agora em grande parte dedicados à exploração do Universo distante, em busca das fontes primordiais de luz e procurando compreender como se tornou aquilo que nos rodeia.

Instalada a «era dos campos profundos», observa ainda o OAL, «torna-se agora necessário comparar os resultados das diversas equipas, procurando formar uma imagem coerente da formação e evolução de galáxias, e identificando os mistérios cuja solução irá exigir uma nova geração de telescópios».

Fonte: Jornal Digital

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora