Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

nunopicado

Pensamento...

Mensagens Recomendadas

nunopicado    1062
nunopicado

Ontem estava a ler um artigo sobre Delphi, e como não podia deixar de ser, havia os habituais comentários, uns a favor, outros contra, e mais uns que nem sequer comentavam o artigo, apenas diziam que Delphi não presta e é uma linguagem limitada. Não apresentaram foi o motivo concreto dessa convicção - também típico...

Então diziam assim os supostos motivos:

"O Delphi é mau porque:"

- Tem milhões de componentes (ai tem? e isso é mau?)

- Tem tantos bugs que dá para mergulhar neles (16 anos nessa "casa" e ainda não me deixaram ver a piscina... :confused:)

- Win32 está morto, o futuro é Web

- Não tem um bom suporte a base de dados, porque funciona com muitas ( :dontgetit: como é que é? agora fiquei confuso...)

Ora, parece-me a mim que quem diz isto revela uma total ignorância, não só do próprio Delphi (ainda estou a tentar perceber aquela das bases de dados), mas também da programação em geral.

1. Componentes: "Ai tem muitos..."

Pois tem, e até dá para fazer mais e tudo... Coisa absurda, deixar os programadores fazerem o seu próprio código, os seus próprios snippetts...

Alguém devia dizer ao rapaz que até Assembly tem código já criado por outros para o programador usar...

Nenhum processador compreende comandos como MOV, INC, DEC, etc., assim como não compreende os comandos mais básicos de linguagens bem-amadas, como printf e scanf...

Se o problema é existir componentes feitos por outros, então o melhor é começar a programar directamente em 0's e 1's, tipo, um linker humano!

Quem quiser avance. Eu por mim, continuo a preferir os componentes do Delphi.

Só tenho mesmo de escolher os que quero e devo usar! Não é meter pra dentro só porque existem...

2. Bugs: "Até dá para mergulhar"

Primeiro, sem bugs não há bytes. Não há programa nenhum (excepto talvez os Hello Worlds's e outros do género) que não tenha bugs.

Posto isto, ainda não vi a piscina... Não no Delphi, pelo menos.

Já vi muitos bugs em Delphi, sim, mas foi nos componentes de terceiros que vão aparecendo, e que por vezes testo. Uiiii, é cada um!

Também já vi alguns nos meus próprios programas! Qualquer programador os faz, até os bons (quanto mais eu).

Mas aí o problema não é do Delphi, mas dos programadores.

Agora, porreiro porreiro, é quando o compilador/ide onde estamos a trabalhar tem um sistema de debugging que facilita imenso encontrar esses erros... É o caso do Delphi.

3. "Win32 está morto"? A sério?

É melhor corrermos a avisar todas as software houses deste país e de outros que parem de programar em desktop e passarem a fazer apenas web based software. E já agora, avisar também os consumidores que a partir de agora têm obrigatoriamente de confiar os seus dados em computadores de terceiros, instalados sabe-se lá onde, geridos sabe-se lá por quem. Eu tenho alguns clientes que, se lhes desse essa notícia, com certeza matariam o mensageiro.

4. Bases de dados: "Ai e tal, tem muitas"

Sim, e???????

Lá continuou o rapaz a vomitar ignorância, e disse "criaram tantos sistemas de base de dados quando toda a gente sabe que o MS SQL Server é o melhor"

Que mal eu pergunte, e o que é que o Delphi tem a ver com isso? Posso lembrar-me eu de fazer mais um tipo de BD, e a culpa é do Delphi? Talvez, se fizermos esse novo motor BD em Delphi! lol

E dá para muitas?

O que é que os fornecedores do Delphi deviam fazer na ideia dele? Limitar o acesso a outros motores BD só porque o tipo acha que os outros não são tão bons?

Agora, para mim, ter a conciencia que posso de forma nativa usar quase qualquer tipo de BD, ou pelo menos, os mais conhecidos, consoante a necessidade que o trabalho exija, é um descanso.

Pois é, com argumentos destes, parece-me a mim que "vozes de burro não chegam ao céu"...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo    224
pwseo

Não vou fazer um comentário muito longo... Mas gostaria de dizer apenas: LOL!

1) A filosofia dos componentes (e grande quantidade deles) sempre foi um dos pontos mais fortes do Delphi

2) Nunca vi bugs (mas não me considero um power-user também)

3) Nem comento

4) Mais uma que não merece comentário

Essas pessoas provavelmente só "sabem" programar em C++ (é muito comum, lool)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez    1
perez

com um comentário desses nem é preciso dizer mais nada...

gostei do teu sarcasmo na resposta à 1) xD

eu comecei a programar em delphi, e é uma linguagem tão fácil, mas com tanto potencial que só quem não usa é que pode dizer uma coisa dessas.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1062
nunopicado

Essas pessoas provavelmente só "sabem" programar em C++ (é muito comum, lool)

Não me parece que seja o caso...

O tipo dizia que Win32 (como se fosse a unica plataforma de software para desktop) estava morto, e que hoje em diz não faz sentido nenhum... Mais uma baboseira qualquer de que os programas hoje em dia estão todos a ser feitos para web e que isso é que é e o camandro...

Possivelmente aprendeu a escrever Hello World em php e ficou tão excitado que resolveu debitar asneiras...

Perez: Era para ter sido mais (sarcasmo) mas eram 11:37 da manhã, ou seja, tinha-me deitado há pouco tempo...  :confused:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo    224
pwseo

De facto essa do C++ não bate certo com Win32.

PHP também é boa aposta, especialmente pela parte do suporte a bases de dados xD

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

A sério que me mijei a rir com isto (mas não nas calças, neh?) ;)

Isto é melhor que o Nico À Noite ou o Herman! :confused:

O pessoal acha que é mau. Porquê? :hmm: Tem muitos componentes. Vamos a ver, e programam, por exemplo, em VB.NET. Pois é, VB.NET não tem componentes nenhuns, apenas na ordem das dezenas de milhares, e as possibilidades que temos em criar as nossas disparam isto para potenciais biliões de componentes. Mas não, é o Delphi que é mau porque tem, apesar de programar em VB :D

A das BDs fez-me um nó na cabeça - isso sim é um excelente bug: infinite loop! Range Overflow! Smoke in brain! Fusíveis pifados! :lamo:

E o resto...

Bem, classificados:

Vendo burro por um preço módico - diz que sabe programar mas diz que Delphi é mau porque tem muitos componente. Ainda está a aprender a zurrar... Contacto: ProgramadoresActuais@AondeÉQueIstoVaiParar.ComeEBebeQuéBom

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1062
nunopicado

heheheh

A das BD ainda paira como uma nuvem sobre a minha cabeça... Não consigo sequer perceber a origem de tanta burrice!

Bem, também não deve ser para perceber!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

heheheh

A das BD ainda paira como uma nuvem sobre a minha cabeça... Não consigo sequer perceber a origem de tanta burrice!

Bem, também não deve ser para perceber!

É para zurrar! É que és burro! :confused:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1062
nunopicado

É para zurrar! É que és burro! :confused:

hehehe A questão deve ser mesmo essa... Não sou burro, não sei zurrar, e por isso não percebi o raciocinio do gajo!  ;):D

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

hehehe A questão deve ser mesmo essa... Não sou burro, não sei zurrar, e por isso não percebi o raciocinio do gajo!  :confused:;)

Afinal o teu QB não é tão elevado quanto isso.

Sim, QB. QI é coisa do passado! Como hoje em dia a inteligência é algo raro e a ser evitado, diz-se que se é uma grande pessoa porque se tem não um grande QI mas sim um grande QB - Quociente de Burrice.

Há que se adaptar aos tempos! Se burro ser moda, então burro ser melhor para pessoas, não ser assim? :D

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1062
nunopicado

hehehe

QB = Que Bom (quer era ser inteligente)... Desse mal tantos sofrem! :confused:  ;)

PS: Este é o meu post 500... Será que dá bónus?  :cheesygrin:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

hehehe

QB = Que Bom (quer era ser inteligente)... Desse mal tantos sofrem! :confused:  ;)

PS: Este é o meu post 500... Será que dá bónus?  :cheesygrin:

Plim! Slot Machine Informs: Jackpot! You're intelligence has been increased in 1%! Congratz! :D

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos    209
apocsantos

Boa tarde,

Impecável! Comentando uma a uma:

1. Componentes: "Ai tem muitos..."
Pudera... Já leva uns bons anos de evolução desde a primeira versão em 1995, o que não significa que todos tenham grande qualidade, mas isso não é um problema do Delphi.
2. Bugs: "Até dá para mergulhar"
Onde é mesmo a piscina ? Que existam compiladores mais ou menos propensos a produzir código com bugs, eu até aceito, mas a grande maioria dos bugs é obra de mau trabalho do programador e não culpa da linguagem nem do compilador.
3. "Win32 está morto"
A sério ? Então usa Delphi para .NET que está viva e de boa saúde. Isto é cada um que nem dois!
4. Bases de dados: "Ai e tal, tem muitas"
Pois tem, qual é o problema, o problema era se só suporta-se um SGBD e não uma série deles! Não percebo mesmo.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita a nossa Política de Privacidade