Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

lokbelo

s7-200 e elipse SCADA

Mensagens Recomendadas

lokbelo    0
lokbelo

Eu estou tentando construir um supervisorio com o elipse ESCADA, porém não consigo saber qual driver usar.

Tenho um CLP S7-200 e um modulo ethernet 234 da SIEMENS e também um cabo PPI para porta USB que comunica direto com a CPU. Eu estou tentando usar o driver "Elipse Driver SIEMENS MProt (MPI/PPI/ISO-TCP) v2.09 Build 1" mas não consegui configura-lo para comunicar.

É a primeira vez que trabalho com supervisorio e não sei o que devo configurar ou como estabelecer a comunicação ou qual driver usar e sobre sua configuração.

Muito obrigado pela sua atenção.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo    112
bubulindo

Se vais usar a carta Ethernet, terás de configurar uma comunicação TCP ou UDP dessa carta para algum lado.

Usando a porta USB para comunicar com o protocolo PPI (Os Simatic 200 usam PPI, os 300 e 400 usam MPI), provavelmente não precisas disso.

De resto, dei uma vista de olhos pelo manual, mas não consegui grande informação, provavelmente seria mais simples se tivesse o computador à minha frente. Experimenta como disse com o protocolo PPI. Se calhar terás de adicionar uma morada do PLC, mas consegues ver isso no programa do PLC.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
lokbelo    0
lokbelo

Ainda não consegui. So comunico com o STEP 7 MicroWIN usando PPI via porta USB. Até configurei o modulo, descarreguei no autómato via PPI, configurei a comunicação do MicroWIN, mas não consegui estabelecer a comunicação. Também é a primeira vez que tento faze-lo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
lokbelo    0
lokbelo

Se vais usar a carta Ethernet, terás de configurar uma comunicação TCP ou UDP dessa carta para algum lado.

Usando a porta USB para comunicar com o protocolo PPI (Os Simatic 200 usam PPI, os 300 e 400 usam MPI), provavelmente não precisas disso.

De resto, dei uma vista de olhos pelo manual, mas não consegui grande informação, provavelmente seria mais simples se tivesse o computador à minha frente. Experimenta como disse com o protocolo PPI. Se calhar terás de adicionar uma morada do PLC, mas consegues ver isso no programa do PLC.

Não consegui ainda comunicar com o supervisorio via protocolo PPI. A carta Ethernet 243-1 eu acho que consegui configurar mas não consegui estabelecer comunicação nenhuma.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT    4
nokPT

Consigo sim.

Então tens que conseguir comunicar com o MicroWin por ethernet.

Tens que configurar o Set-PG/PC Interface para a porta de ethernet.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
lokbelo    0
lokbelo

Então tens que conseguir comunicar com o MicroWin por ethernet.

Tens que configurar o Set-PG/PC Interface para a porta de ethernet.

Eu configurei o Set-PG/PC Interface. Mas não ouve comunicação. Tambem configurei a carta de ethernet.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT    4
nokPT

Já não configuro esta carta há muito tempo, a CP está na 1ª slot? Está a chamar as rotinas criadas pelo Wizard, no programa? Está a usar alguma memória V (0.x..160.x)?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
lokbelo    0
lokbelo

Já não configuro esta carta há muito tempo, a CP está na 1ª slot? Está a chamar as rotinas criadas pelo Wizard, no programa? Está a usar alguma memória V (0.x..160.x)?

A CP esta na 1ª slot. Não estou chamando nenhuma rotina, estou trabalhando sem usar o programa que desenvolvi, estou apenas tentando estabelecer comunicação entre o PC e o autómato para depois comunicar com o supervisorio. Não estou usando nenhuma memoria, somente uma entrada e uma saida, ambos digitais.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT    4
nokPT

No fim do wizard, são criadas 1 ou 2 rotinas, se for só 1, tens que a chamar sempre, se for 2, uma é chamada sempre e a outra no start-up.

Creio que tens que chamar a rotina, pelo menos 1 vez, para configurar o autómato, mas já não tenho a certeza.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
lokbelo    0
lokbelo

No fim do wizard, são criadas 1 ou 2 rotinas, se for só 1, tens que a chamar sempre, se for 2, uma é chamada sempre e a outra no start-up.

Creio que tens que chamar a rotina, pelo menos 1 vez, para configurar o autómato, mas já não tenho a certeza.

Foi criada somente uma. Ao chama-la no Main tenho que configurar o bloco, você sabe o que colocar no "CP_Ready"?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita a nossa Política de Privacidade