Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

joseley94

A energia consumida pelo PC, varia ou não?

Mensagens Recomendadas

joseley94    0
joseley94

Um PC consome o máximo da sua fonte de alimentação, em energia ou o consumo vai aumentando e diminuindo de acordo com as necessidades?

Em outros equipamentos sei que varia, mas eu realmente não sei se em estado normal (sem hibernação ou suspenção) ele faz gestão de consumo de energia.

Agradeço respostas...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin    12
softklin

O consumo é variável. De certo modo, se adicionares mais componentes ao teu sistema, vais ter mais consumo de energia.

Mas mesmo sem alterar os componentes, o consumo é variável, a título de exemplo, quando tens o computador parado (idle), ele está a consumir menos energia, porque o processador tem menos atividade, e consequentemente, a ventoinhas também trabalham a uma velocidade menor. Agora, se iniciares uma aplicação que requeira grande quantidade de processamento (um jogo, por exemplo), vai haver maior consumo, porque o processador trabalha mais, havendo maior necessidade de o refrigerar, e por isso, as ventoinhas também começam a trabalhar com maior velocidade.

Ainda no aspeto de consumo, os modos de suspensão e hibernação são diferentes. O modo de suspensão indica aos componentes compatíveis (nem todo o harware é compatível) para entrarem em modo de suspensão, gastando menos energia. Neste modo, o PC não se desliga verdadeiramente, mas consome apenas uma fração de energia. Já o modo de hibernação lê todo o conteúdo da memória RAM, e coloca-o no disco, desligando completamente no fim (ou seja, não consome). Quando ligas o computador, o dump da memória passa do disco para a RAM, e o sistema inicia.

Nota que a hibernação é mais lenta que a suspensão, porque a hibernação encerra o computador por completo, e volta a iniciá-lo, enquanto que a suspensão mantém o computador num estado em que consome pouca energia, pois mantém os dados na RAM (que, devido à sua natureza (é volátil, ou seja, perde os dados quando desligada) necessita de estar ligada à corrente para manter os dados).

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    309
Rui Carlos

Penso que a maior variação nem resulta da refrigeração, mas dos próprios componentes (CPU, GPU, HDD, etc.), que consomem mais energia na sua capacidade máxima.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

De forma grosseira, regra geral o que aquece mais é o que consome mais.

Processadores, amplificadores de sinal, circuitos de alimentação, etc.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo    112
bubulindo

Nota que a hibernação é mais lenta que a suspensão, porque a hibernação encerra o computador por completo, e volta a iniciá-lo, enquanto que a suspensão mantém o computador num estado em que consome pouca energia, pois mantém os dados na RAM (que, devido à sua natureza (é volátil, ou seja, perde os dados quando desligada) necessita de estar ligada à corrente para manter os dados).

Nota também que usar a suspensão num computador que vai estar dentro duma mochila não resulta muito bem. :cheesygrin:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    309
Rui Carlos

Normalmente (tipo, 99% das vezes) ando com o meu portátil suspenso (Mac Book Pro 13"), e nunca notei aquecimento.  Penso que quando suspenso, é essencialmente a RAM que fica a funcionar, que não é propriamente um componente que aquece muito.  Não sei como se portam outros portáteis neste aspecto.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo    112
bubulindo

Que o Macbook pro não aquece por fora em suspensão sei eu... o meu não sofre desse problema. No entanto, para trabalhar, preciso dum computador a correr o Windows XP. Neste momento é um Lenovo e esse sim deita cá para fora ar quente que não é brincadeira. Mesmo em suspensão.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    309
Rui Carlos

A suspensão desliga os discos, fazendo recolher as cabeças? Não tenho a certeza, e se não desligar pode dar chatice da grossa.

Pelo menos em alguns portáteis, sim, desliga.  E se usares um SSD, esse problema nem se coloca.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita a nossa Política de Privacidade