Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

melguito

Ajuda em modelo Entidade-Relacionamento e modelo Relacional

Mensagens Recomendadas

melguito    0
melguito

Oi pessoal

Estou com um trabalho de modelação de base de dados na faculdade e agradecia se me pudessem dar as vossas opiniões quanto às minhas respostas no trabalho.

O objetivo é fazer um modelo Entidade-Relacionamento para um problema e passar depois para modelo Relacional.

Segue em baixo o problema e depois uns links para as minhas respostas.

Obrigado a quem puder ajudar e dar conselhos

####################################################################################

Exercício I – Modelação de dados

Uma empresa de conteúdos para televisão pretende criar uma base de dados para registar informação relativa a processo de selecção do seu concurso “Estrelas cadentes”. Pretende-se que seja registada a informação relevante até ao momento da divulgação dos resultados do processo de selecção.

O concurso começa com uma fase de divulgação, em jornais, revistas, rádio e televisão, incluindo meios de comunicação regionais, como rádios e jornais locais. Nesses anúncios é explicado o processo de candidatura.

A candidatura é feita pelo envio de um email para estrelas.cadentes@rtv.pt, onde necessariamente são indicados o nome do candidato, número de identificação, morada completa, números de telefone de contacto, data de nascimento e qual o distrito onde quer fazer a eliminatória. O email deve também ter um link para um vídeo feito pelo candidato, ou ter um ficheiro mp3 de uma gravação feita pela pessoa. Um email de candidatura apenas pode conter uma candidatura, mas podem ser feitos vários envios a partir do mesmo endereço.

No processo de triagem são eliminadas algumas candidaturas, nomeadamente sempre que falte informação relevante.

O remetente do email é sempre notificado sobre se a candidatura foi aceite ou não e, caso não tenha sido aceite, é informado de que pode novamente candidatar-se, enviando novo email com todos os elementos exigidos (considera-se que é uma candidatura nova), e a candidatura inicial é rejeitada.

A produção do programa marca depois um conjunto de sessões de selecção. É organizada pelo menos uma prova por distrito mas, havendo mais do que 1.000 inscritos no mesmo distrito, é automaticamente aberta uma nova sessão. As sessões são marcadas obrigatoriamente de acordo com a ordem de recepção da inscrição.

Uma sessão tem um distrito, uma data, um local (morada completa, incluindo o nome do espaço) e uma hora prevista de início. Os candidatos vão sendo associados às sessões, sendo-lhes atribuído um número de ordem dentro da sessão.

Cada candidato tem que indicar, após confirmação da candidatura, uma música nacional e uma estrangeira, que irá interpretar.

Estas músicas têm que ser escolhidas de um catálogo de músicas, que tem a seguinte estrutura:

Obras publicadas (“CD’s”), que são identificadas por um número de obra, uma data de publicação inicial e um nome de editora.

Cada obra contém várias músicas, numeradas de forma sequencial. Uma música tem uma designação, um estilo, uma duração. Numa música podem intervir um ou mais artistas, seja na escrita da letra e música, seja na interpretação.

Em cada sessão, é decidido o conjunto de candidatos que devem passar à fase seguinte. Esta informação, no entanto, não é divulgada de imediato; apenas quando terminam as sessões num determinado distrito, é que a produção disponibiliza na Internet a informação sobre quais os candidatos que irão à fase seguinte do concurso.

##########################################################################

Minhas respostas

http://wikisend.com/download/949492/Modelo-Entidade-Relacionamento.jpeg

http://wikisend.com/download/305714/Modelo-Relacional.pdf

Ainda, estou com muitas dúvidas numa outra questão do trabalho.

É para normalizar uma tabela, mas não sei fazer.

Se também puderem dar uma ajuda...

Exercício III – Normalização de uma relação

Uma empresa de aluguer de automóveis tem gerido através de uma folha de cálculo a informação de clientes e alugueres. Com o aumento da informação tratada, têm surgido vários problemas, e foi decidido pedir ajuda profissional para organizar a informação.

A folha de cálculo, chamada “alugueres”, tem as seguintes colunas:

 Data de início do aluguer

 Data prevista de fim do aluguer

 Data real de fim do aluguer

 Kms iniciais

 Kms finais

 Número de dias efectivos

 Número de dias facturados

 Matrícula do veículo

 Marca+Modelo+Versão

 Classe do veículo

 Extras instalados no veículo

 Observações relativas ao veículo

 Extras adicionais, incluídos no aluguer

 Nif do cliente

 Nome do cliente

 Morada do cliente

 Nome do condutor

 Bi do condutor

 Morada do condutor

Considere ainda as seguintes informações:

- Um carro não pode ter dois alugueres no mesmo dia;

- Os carros podem ser retirados para manutenção, revisões ou utilização interna da empresa, não sendo necessário manter registo dessas situações (não irá existir no sistema a indicação de que o carro não esteve disponível).

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita a nossa Política de Privacidade