Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

ralmeidasantos

qual o melhor linux

Mensagens Recomendadas

ralmeidasantos    1
ralmeidasantos

boas eu sou programador de windows :-[ e gostava de passar para o linux programa em pascal C java html  mysql, dentro de web devoloper, qual a melhor destribuidora do linux?? qual a que tem mas ofertas, para administração dos sites e isso

cumprz

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

Exacto. O Ubuntu foi desenhado com base no Debian e para utilizadores de Windows. Notas diferenças, mas ainda tens um pouco do estilo do Windows nos desktops.

Além disso, podes instalá-lo a partir do próprio Windows, completando-se a instalação quando arrancares pela primeira vez o Ubuntu. ;)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ralmeidasantos    1
ralmeidasantos

Foi o que me pareceu eu Ja o tinha instalado o uni to 11.10 e tenho usado lindamente ate hoje que depois de faEr o login apareceme uma msg no desktop a dizer para por a pass para decodificar o ambiente de trabalho Ja pus a pass do login e não da

O que se passa

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco    33
falco

Só há um Linux. Altera lá o título da thread...

Quanto a qual a melhor distribuição de GNU/Linux, isso depende do que tu queres fazer e das restrições que tens.

No entanto eu tenho preferência pelas distribuições que descendem de Debian (e pelo próprio Debian).

Quando a administração de web sites (presumo que sejam esses os sites de que falam, porque há sites que não são web, há sites de ftp, etc...).

Exacto. O Ubuntu foi desenhado com base no Debian e para utilizadores de Windows. Notas diferenças, mas ainda tens um pouco do estilo do Windows nos desktops.

Não notas nada, a não ser que também tem janelas e icones. E mesmo as janelas são muito diferentes. A haver semelhanças com outro sistema operativo, elas existem é com o MacOS X.

Além disso, podes instalá-lo a partir do próprio Windows, completando-se a instalação quando arrancares pela primeira vez o Ubuntu.

Recomendo que não faças o isto. A maior parte do pessoal que aparece no irc, com problemas são por ter feito isso.

Os CD e DVD de Ubuntu, são live, ou seja, podes utilizar o sistema sem o instalares e uma instalação de Ubuntu em dual-boot com window$ é simples e não costuma ser problemática.

Foi o que me pareceu eu Ja o tinha instalado o uni to 11.10 e tenho usado lindamente ate hoje que depois de faEr o login apareceme uma msg no desktop a dizer para por a pass para decodificar o ambiente de trabalho Ja pus a pass do login e não da

O que se passa

O que raio é o uni to 11.10?

Isso aparece exactamente quando? Em que momento? Em que circunstâncias?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Gnrtuga    10
Gnrtuga

Acho que ubuntu e de facto muito bom, cheguei a experimentar outras distribuiçoes, mas preferi sempre o ubuntu. Um dos maiores problemas que tive foi já há muito tempo atrás (mete muito nisso) para instalar o modem ice data 500 do sapo... e também tive algumas dificuldades  com um modem da kanguru (agora não me lembro o nome) mas esse foi de fácil resolução. actualmente acho que já não existem problemas de maior, e já não tens que passar tempos intermináveis na consola... :wallbash:

só deixei de usar como sistema operativo único por causa do Warrock (online FPS), fartei-me de procurar solução e acabei por voltar ao dualboot...  :-[

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin    12
softklin

Sou mais um que te recomenda Ubuntu. Se o computador onde vais instalar dispõe de poucos recursos, podes optar pelo Xubuntu, que é derivado do Ubuntu, mas com um ambiente de trabalho mais leve, consumindo menos recursos.

Caso a tua máquina seja recente, quer o Ubuntu, quer o Mint parecem-me excelentes opções. Visita o website de cada distribuição e vê a lista de funcionalidades, vídeos demonstração ou podes mesmo transferir um Live CD, que corre no teu computador sem necessidade de instalação. Quando te sentires confiante que queres instalar, também o podes fazer do LiveCD.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

Estou a instalar Ubuntu neste momento numa VM e parece-me bastante clean, diferente das versões anteriores :P (10.10)

Eu tenho o Ubuntu instalado no meu PC (dual-boot), é o 11.10, e é excelente. Mas necessita mesmo de um PC com alguns bons recursos. Um PC com 8 anos também aguenta, mas fica-se bloqueado ao instalar aplicações e actualizações até que termine.

Para recursos menores, ou o Xubuntu ou mesmo o Kubuntu - é muito agradável, moderno e extremamente leve para aquilo que é. :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
SirDave    2
SirDave

Gentoo é o melhor. Se és novo, o Ubuntu não, mas o Debian sim, porque o Ubuntu vem com muito bloat, além de uma interface default (o Unity). Eu prefiro sistemas operativos que não vêm com uma interface forçada, para que possa instalar o Awesome WM, a melhor interface de todas.

Podes instalar outras interfaces no Ubuntu à mesma. Além disso, o Ubuntu vem com programas proprietários não open-source.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco    33
falco
Gentoo é o melhor.

Isso depende do que pretendes e dos conhecimentos que tens. Para pessoas sem experiência de GNU/Linux e sem profundos conhecimentos de informática, o Gentoo não é boa ideia.

Se és novo, o Ubuntu não, mas o Debian sim, porque o Ubuntu vem com muito bloat,

Discordo totalmente. O Debian é bom precisamente para os que têm um pouco mais de experiência. Precisamente porque é um pouco mais bared... São os novos utilizadores que precisam mais de extras que os ajudam e não os mais experientes. Para além disso o Ubuntu não é bloated. E mais ainda o Ubuntu suporta mais hardware out the box que Debian, porque inclui algum firmware que o Debian não inclui, drivers que o Debian não inclui, sem contar com automatismos extra para lidar com a instalação e configuração de drivers. E este é um dos pontos mais importantes para uma boa experiência de utilização de um sistema operativo e isso é ainda mais importante para os que têm pouca experiência, ou não são informáticos.

além de uma interface default (o Unity). Eu prefiro sistemas operativos que não vêm com uma interface forçada, para que possa instalar o Awesome WM, a melhor interface de todas.

O Unity é uma parte da interface... O Ubuntu tem por omissão Gnome 3 com Unity. Que é uma das interfaces mais modernas, mais amigáveis e mais utilizadas e é uma Ambiente de Desktop completo. O awesome wm é apenas uma das componentes de um ambiente gráfico, aliás o seu autor nem lhe chama um window manager, chama-lhe um framework de window manager e é claramente destinado a utilizadores bastante experientes, com bastante gosto pela informática e por estar constantemente a fazer tweaks de configuração e a programar para adicionar funcionalidades ao window manager. Isto não é claramente o que alguém sem experiência de utilização de GNU/Linux precisa..

Podes instalar outras interfaces no Ubuntu à mesma. Além disso, o Ubuntu vem com programas proprietários não open-source.

Isso não é a verdade!

O Ubuntu instala por omissão não instala software proprietário! Pode instalar algum firmware e/ou alguns drivers proprietários, caso seja necessário para que se possa utilizar o computador, mas nunca mais que isso. Depois tem repositórios onde há software proprietário disponível para o utilizador instalar caso queira. Mas não instala software proprietário sem que isso seja por iniciativa do utilizador e podes sempre desactivar ou remover esses repositórios.

E já agora há vários sabores de Ubuntu (oficiais e não-oficiais), que trazem por omissão diferentes ambientes gráficos de desktop. Ou seja, a escolha existe ainda antes de instalar e vai continuar ainda depois porque nos repositórios estão todos os outros que também podes instalar.

As recomendações do SirDave, são precisamente o tipo de recomendações que não se devem fazer. E com falhas factuais...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
system_350    0
system_350

Eu também sou programador e utilizo o ubuntu 11.10 e tens geany como interface gráfica (mas é instalada a parte)

Mas tu e que tens de escolher

mais duvidas posta aqui

boa sorte

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco    33
falco

O Geany, não é uma interface gráfica é um IDE...

Para programar eu gosto de usar o VIM. Depois de aprenderes algumas das magias que é possível fazer com ele, não vais querer outra coisa.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita a nossa Política de Privacidade