• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

GpL

PAP (Prova de Aptidão Proffissional) - ideias precisam-se

30 mensagens neste tópico

este ano tenho que fazer uma pap ( prova de aptidao profissional ) alguns daqui devem saber o que isso é.. para quem não sabe é um projecto de fim de curso,realizado ao longo do ultimo ano e que vale uma boa percentagem da nota final de curso..

o curso que frequento é gestao de sistemas informaticos..

e queria ideias para esse projecto já que ainda não tive nenhuma

gostava que fosse algum projecto em que usasse vb.net e base de dados por exemplo.. programacao web não me fascina muito mas se tiverem ideias relacionadas com isso e que envolva php mysql css e flash tambem aceito.

deixem aqui ideias e quem ja fez projectos desde tipo pode dizer quais foram sff

cumps!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora então está aqui já uma ideia pá! ;)

Para o que queres usar (vb.net, php, mySQL) o que podes fazer é mesmo a parte de programação que é precisa aqui :)

QQ coisa MSN....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso envolvia eu ter de possuir esse hardware para testar o software.

e tambem acho que isso é um pouco avançado para mim visto que não percebo nada de electronica.. e como vi nesse post acerca desse projecto a linguagem aconselhada para desenvolver esse software é C , que eu não só vou dar este ano na escola ;) mas obrigado pela proposta, pena não dar para aceitar.. boa sorte para isso :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso envolvia eu ter de possuir esse hardware para testar o software.

Não,.. bastava teres uma ficha para ligar á LPT e até com os fios na mao para ligar/desligar dava.

A linguagem que pretendo usar é vb.

Mas de qualquer das formas eu tenho outras ideias!! ;) Há uma que eu sugeri para um outro user axo que tb para uma pap se ele não a seguir eu logo te digo o que é.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.. velhos tempos.. eu tb andei num curso desses na minha altura desevolvi um sistema em vb e php. de gestao de uma loja compra e vendas e assim....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Editei o título pois induz em erro, pode-se ser associado ao PAP comunidade !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tipo eu tb tenhu de fazer um e pensei

Gestão de uma escola ou de um condominio ou algo assim!!

T Keria ideias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu kd elaborei o meu pensei numa empresa em k tivesse vairos pc's espalados pela a loja em k um tinha a facturaçao a caixa digamos assim e os outros era de consulta de preços e assim... como vemos na vobis e assim... mas tens varias coisas...desde jogos, a programas de gestao, a paginas de internet, a cd multimedia... etc etc...

Posso da o exemplo da pap que ajudei um colega que era uma visita virtual a minha cidade.. em k o boneco andava pelo o mapa da cidade e tinha a informaçao dos monumentos primicipais....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva

Eu tb foi aluno de GSI, a minha pap ainda começou +/- mas acabei por me deixar ficar no caminho, e ficou uma mer**

O que eu fiz foi um software para Hoteis, e era previsto depois desenvolver informação para web, a nivel de reservas on-line e ver os quartos disponiveis, mas nessa altura os conhecimento eram muito fracos, e o prof tb n ajudou muito.

Um Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok.

obrigado pelas ideias que deram até agora.

mas espero que continuem a dar mais porque tenho até novembro para escolher o tema e queria mesmo escolher o melhor de varios projectos possiveis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A PAP deve sempre que possível relacionar-se com gostos pessoais e projectos motivantes para quem a vai fazer... Já foram apresentadas algumas ideias, mas antes de dar tb algumas gostava de saber se ao longo do curso já tiveste estágio e em que área (nesses casos o ideial é fazer algo relacionado com o que se desenvolve em estágio). E a PAP é individual ou em grupo com uma componente individual?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É individual.

Sim tive estágio.

mas fiz um pouco de tudo. desde manutenção e montagem de máquinas até tratamento de páginas web etc.

mas o estágio não foi bem a área que eu gosto, que é programação.

A ideia que tenho até ao momento é talvez fazer em php com ligacao a mysqp uma aplicação onde os professores e os alunos podem ir e cada um tem o seu login e os professores podem acrescentar notas, faltas, etc e os alunos podem consulta-la . e implementar essa ideia na escola.

e depois os professores com as notas que introduziram na página, tinham a hipotese de criar um pdf c a pauta das notas, que iria ser criado de forma automática.

acham que é uma pap interessante ? ou que me dará uma grande nota ?

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conheço o tipo de avaliação associado a esse tipo de provas, não te posso dizer se dará uma boa nota, posso é dizer-te que te dará bastante trabalho, caso implementes isso correctamente.

A nível de base de dados já fiz algo parecido mas talvez um pouco mais complexo, pretendia gerir toda a instituição, com os seus professores, alunos, avaliações, hórarios de atendimentos, etc. No meu caso o mysql não era opção, os triggers do motor são infernais :confused: e usei Oracle. Sei que deu bastante trabalho e não envolveu qualquer interface...

Acho o tema interessante e se for bem feito penso que terás boa nota, mas não podes falar com um professor antes de propores o tema? Talvez ele te possa ajudar melhor.

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que não te facilita ai é nao teres tado num estagio de programação, por que a PAP é apresentação do produto que fizeste no estagio e é uma produto que a empresa futuramente possa utilizar...

A nota da PAP é muito importante para a media final, eu aconselharia-te a fazer um programa de gestão de qualquer coisa com uma base de dados SQL e com a possibilidade de ser acedivel atraves de um backoffice

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alem dessa ideia deram me tambem a ideia de fazer um servidor media center com programas open source por exemplo na escola.

mas os meus conhecimentos acerca disso são vagos, e não sei se terei custos para desenvolver esse projecto.

Alguem percebe deste assunto ? se alguem souber algum site acerca disto ou se quiser dar uma pequena explicação ficava extremamente agradecido :(

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Explica melhor essa de servidores media center com programas open source :8

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda sei pouco sobre o assunto.. mas foi uma ideia sugerida pelo professor de arquitectura de computadores e microprocessadores e professor de comunicações e ele falou que conhecia alguns programas open source para isso.

mas eu pouco percebo desse assunto, ainda pouco investiguei, por isso nem sei se valerá a pena fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alem dessa ideia deram me tambem a ideia de fazer um servidor media center com programas open source por exemplo na escola.

mas os meus conhecimentos acerca disso são vagos, e não sei se terei custos para desenvolver esse projecto.

Alguem percebe deste assunto ? se alguem souber algum site acerca disto ou se quiser dar uma pequena explicação ficava extremamente agradecido :D

cumps.

Um servidor MediaCenter em que sentido? Terias de personalizar um servidor para ser um repositório de conteúdo multimédia da escola? Isso parece-me uma boa ideia, principalmente se for realmente integrado com programas open source.

Em relação aos custos, podes sempre pedir á escola para te disponibilizarem o servidor no qual vais trabalhar, porque de resto não existe mais custo nenhum já que o software open source apenas envolverá alguma pesquisa e estudo.

Foi só uma ideia... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um servidor MediaCenter em que sentido? Terias de personalizar um servidor para ser um repositório de conteúdo multimédia da escola?

Exacto , foi essa a ideia do professor. vou ver se faço umas pesquisas se possivel ainda hoje ou durante o fim de semana para ver o que descubro sobre isso.

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estive a ver aqui projectos do forum a ver se tirava algumas ideias..

tenho que apresentar o tema da pap até quinta feira.

as ideias são: fazer um programa de diagnostico de software e hardware,tipo everest ou assim (sera mt dificil ? ) (vb.net 2003)

fazer um programa p2p para partilha de ficheiros que os professores nos dao ou partilha de trabalhos etc ( é uma escola profissional onde cada aluno tem o seu login e tem um espaco no disco do servidor e tem uma pasta transfer onde os professores poem exercicios tutoriais etc) (vb.net 2003)

fazer um site ( não tenho tema, convem ser algo "real" ) (php+mysql)

espero que postem as vossas opinioes e sugestoes.

cumps :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
fazer um programa p2p para partilha de ficheiros que os professores nos dao ou partilha de trabalhos etc

Este seria interessante. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Continuo a precisar de ideias .. ;)

Tas mais virado para q tipo de programação? web ou normal... ou andas a procura de um trabalho teorico?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epah.. web ou normal.. tanto faz.. queria era uma cena +/- real .. e uma coisa que desse para uma grande nota.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ola nao sei se ainda alguém esta deste tópico, estou com o mesmo problema que o Artur estou no 12º de um curso de programação e gestão de sistemas informáticos e nao sei mesmo que fazer como pap  ;)

se alguém tiver alguma ideia que digam é URGENTE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.