• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
Followers 0
IvanGS

problema de coordenadas de movieclip's [AS2]

8 posts in this topic

Bons dias, ando aqui com um problema e ainda não arranjei maneira de o resolver.

tenho um movieclip que está dentro de outro. ou seja _root.movieClipPai.movieClipFilho

e queria alinhar o movieClipFilho no 'Y' geral do stage, mas não dá porque o flash vai-me buscar o 'Y' do movieClipPai, e não do stage, como faço para contornar esta situação?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi,

Acho que em AS2, qualquer MC tem uma referência ao stage:

xpto_mc.stage.y

isto em AS3 é assim... algum motivo para ainda usares AS2 ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

comecei isto em as2, já está bastante avançado, não faz sentido traduzir isto tudo para AS3 :S

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

pois... percebo perfeitamente... é uma seca começar de novo!!

Sempre tens o stage nos MCs ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

em AS3 todos os objectos do tipo MovieClip têm uma propriedade "stage" que se refere ao Stage  ;)

em AS2 também deve ter...

ou então através do _root n dá ?

tipo _root._y ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas!

Nao sei se percebi bem a tua questao... Mas o stage nao tem a propriedade "Y" ou "X"....

http://docs.brajeshwar.com/as2/Stage.html

pelo que percebi pretendes posicionar um movieClip nas coordenadas do stage (independente do seu movieClipPai)..

tens o seguinte:

- um mc (mcFilho) dentro de outro mc (mcPai) que se encontra no stage principal (_root)

para posicionares o mcFilho relativamente ao stage, basta fazeres um offset da posicao do mcPai no stage, exemplo:

mcFilho._x = 10 - _root.mcPai._x;
mcFilho._y = 12 - _root.mcPai._y;

tens ainda outra solucao mais "limpa":

mcFilho._x = 10 - this._x;
mcFilho._y = 12 - this._y;

o "this" refere-se ao mcPai (se estiveres a escrever este codigo na timeline do mcPai)

assim sendo o mcFilho ficará posicionado no canto superior esquerdo do stage (X:10, y:12), independentemente da posicao do mcPai.

é isto que pretendes?

cumps,

cc

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0