• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

samuca

Iniciar PHP em Linux

10 mensagens neste tópico

Boas

Comecei a programar em php à pouco tempo e ainda ñ pesco muito disto.

Visto que me ando a adaptar agora ao Linux gostava de saber qual o programa que voces aconselham a usar... e já agora também precisava de um cliente ftp pra linux.

Digam as vossas opiniões quanto aos programas a utilizar....

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao precisas de sacar nada de especial, o php basta-te.

Estás a fazer uma aplicação web ou um programa normal?

se estiveres a fazer uma aplicação web precisas de um servidor, o apache é o mais usado.

se estas a desenvolver remotamente não precisas de nada para além de um editor. Clientes de ssh e ftp o linux já traz embutidos nao precisas de nenhum.

quando a editor... qq coisa... gedit, kate, krite... ou se usares a consola o mais facil de usar é mesmo o nano.

que distribuição usas? que ambiente gráfico usas? gnome? kde?

no gnome vais ao menu e clicas em "connect to server" e inseres o endereço do teu seridor, o user e a pass.

no kde basta inserires um endereço do tipo

ftp://username@oteuservidor.com

na barra de endereço.

qq coisa pergunta aí

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O servidor web não é o meu pc. Eu tenho um alojamento e domínio externos. Só tava a perguntar por programas para programar PHP em linux e um programa ftp para enviar os ficheiros pro servidor.

Eu tenho usado programas para Windows e agora quero ambientar-me a programar em Linux. Uso o Fedora Core 5 e as vezes o Suse 10.1... sempre com o gnome

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok... então se usas o gnome é muito simples.

Abre uma janela de uma pasa qualquer ( pede ser mesmo a tua home ) clica no menu file>connect to server

insere o endereço ftp completo

ftp://user@serverdomain.com

there you go :confused:

podes editar copiar, mover, e por aí fora como se fosse uma pasta local.

para editor uso o gedit e as vezes o kate que instalei aqui mesmo no gnome sem problemas. são editores ao estilo notepad do windows, qq pessoa pode usa-los sem problemas.

para instalar o php no teu computador local... no suse podes usar o apt... assim sendo

olha aqui como instalar um servidor pronto a usar com um comando de uma linha

http://blog.meyer.eti.br/?p=11

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas...

Para programar em php em linux tens muitos opçoes.

Eu uso o Zend, mas tb podes usar o eclipse com o PHPEclipse, phpedit, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente gosto bastante do vim (linha de comandos), se quiseres algo mais "refinado", tens o Quanta+, funciona em ambiente gráfico, não é WYSIWYG, acho bastante bom. Ou um dos outros editores já mencionados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Actualmente estou a usar o eclipse com phpeclipse instalado mas isto quando estou a criar código... porque geralmente para alterar código uso o gedit que vem de base com o gnome e é excelente!

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora