• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Keex

Trabalho Projecto

9 mensagens neste tópico

Boas a todos.  ;)

Desde já começo por dizer que sou novo neste forum embora já tenha visto vários tópicos é a primeira vez que me registo.

Desculpem se alguém já fez um tópico deste género mas eu não encontrei nenhum para já.

Eu ando num Curso Tecnológico de Informática, e durante este ano tenho de desenvolver um trabalho projecto em que tenho de fazer algo sobre um sistema informático ou coisa parecida.

Estava a pensar em fazer com que pudesse utilizar o meu PC para controlar um carro telecomandado, só que tenho um pequeno problema, precisava de criar um dispositivo que fizesse o carro ligar ao PC e que fosse sem fios, tipo ondas de rádio ou infra-vermelhos.

Eu ando farto de procurar na internet e não tenho encontrado nada, então lembrei me de postar aqui este tópico. Espero ter sido claro e que me consigam ajudar.

Brigadão a todos!! 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais, bem vindo. ;)

Quanto à tua dúvida: infra-vermelhos não me parece boa escolha, pois o alcançe e o grau de recepção não são grande coisa (basicamente tens de estar perto e a apontar para o receptor).

WiFi e Bluetooth são opções, se bem que o Bluetooth é um bocado "voodoo" (por experiência própria, e pelo menos a nível de dispositivos móveis).

Quanto a rádio, bem, não vou opinar porque não tenho experiência nem referências quanto a isso.

A Sony Ericsson tem um carro que podes comandar através do telemóvel usando Bluetooth, podes tentar investigar isso a ver se te ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens PSP ? Se sim e se tivesses a versão 1.5 não seria dificil fazeres isso ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes usar o bluetooth, assim pelo menos funciona com mais controladores...

podes usar um telemovel, um pc, um pda, muitas coisas mesmo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado por terem respondido e pelas boas vindas.  :D

Eu achei isso do carro comandado pelo PC uma ideia interessante quando me falaram, e eu tive a pensar em coisas, e achei que fazer com fios não era assim grande coisa, mas não era má ideia. Tipo se vocês tiverem alguma ideia de o ligar ao PC mesmo com fios gostava que me mostrasse, nem que seja por USB ou LPT, era bom era pode-lo controlar.  :)

Se vocês tiverem outras ideias para um projecto assim deste género, que seja interessante, gostava que me ajudassem.

Brigado a todos! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

És ambicioso...! Não é fácil implementares isso a nível do secundário. Ou tens conhecimentos avançados de controlo por rádio e de electrónica (no caso de desenvolveres tu os controladores do lado do carro), ou tens que dispender uma soma considerável para comprares as coisas já feitas (género o carro mencionado pelo M6).

Mesmo fazer o controlo com fios é complicado devido à parte das ligações ao carro, isto se estiveres a pensar em pegar num carrito telecomandado que esteja naquele monte de brinquedos que já não usas (aposto que também o tens :D ). Isto porque ao teres a parte  mecânica do carro (controlo do motor) e a digital (transferência de sinais através do sistema que escolheres, seja bluetooth, rádio ou fios) há que converter dum sistema de voltagem para o outro. E a interpretação destes sinais. E a mesma coisa se aplica nas electrónicas na parte que liga ao computador...

Eu aconselhava-te, a menos que tenhas todos os meios mencionados acima facilmente à tua disposição, a enveredares por um projecto de software... No meu tempo fazia-se uma aplicação de base de dados... :;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já ando a ficar um bocado arrependido de ter pensado em fazer isso. Por tanto complicado que é....  :wallbash:

Vocês não sabem assim alguma coisa intermédia de fazer que seja interessante? É que realmente eu não fasso a minima do que fazer para o trabalho.

Se algum de vocês tiver uma ideia interessante e não se importasse de partilhar, adorava.  :)

Fikem!  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hhhmmmm, se queres que te diga, eu nao axo complicado fazer issu do carro mesmo com poucos conhecimentos!

Se quiseres fazer com fios, aproveitando um carro daqueles de brincar, e controlares(atravez da porta paralela) tu esse carro com as teclas do teclado, é mais facil do que possas imaginar tanto a nivel de hardware como de software. Eu ja ajudei a fazer uma coisa dessas e ate tinha uma webcam que enviava a imagem para o pc e depois aparecia na própria aplicação que controlava o carrito.

Se queres fazer sem fios, talvez ate possa ser tao simples como se fosse com fios(istu improvisando é claro). Se tiveres um carro sem fios desses de brincar, aproveitas as placas. No carro nem precisas mexer. Desmontas o telecomando, e depois envez de trabalhares com os botões do comando, ligas uns transistores que recebam o sinal da porta paralela do PC e depois fechem o circuito do botão. Nunca fiz istu, mas eu penso que tenho praqui umas plascas dessas(recetor e emissor) de um carro que desmontei, e se quiseres ate posso esprimentar para nao estares a arranjar o material todo e depois nao funcionar, mas tenho quase a certeza que funciona, e não é complicado  :P

Podes ver varias coisas que te podem ser uteis incluindo o funcionamento da porta paralela e ate mesmo circuitos que podes utilizar para fazer istu do carro aqui neste site

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Em primeiro lugar quero dizer que o projecto me parece bastante interessante.

Não sei qual é a tua ideia mas se estás a pensar em construir o carro, óptimo... mas se quiseres comprar o carro, também é possível.

No caso de construires tu o carro, podes utilizar um microcontrolador qualquer (pic, Atmega, AduC, etc - Eu aconcelho o Atmega) para controlar os motores do carro. Caso queiras compra um carro, desmonta-o e faz uma placa, tmbém com um microcontrolador, para controlar os dispositivos electromecânicos do carro.

Uma vez a utilizares um microcontrolador podes, por exemplo, utilizar um kit emissor e receptor zig-bee. São modems RF a 2.4GHz, que já se compram e podem ser aplicados nas PCBs, por exemplo este:

http://www.maxstream.net/products/xbee/datasheet_XBee_OEM_RF-Modules.pdf

Estes modems são muito faceis de controlar pois podem ser ligados directamente à UART do microcontrolador e garantem, na versão de mais baixa potência (1mW), cerca de 100m de raio de acção.

No PC utilizas outro modem igual ligado à COM1 (RS232). Estes modems o que fazem é apenas substituir os fios. Através de alguns comandos, através do hperterminal, podes controlar o teu carro.

Obviamente que isto são os traços gerais do funcionamento depois a problemática está na implementação do controlo dos motores etc.

daniel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora