• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Programar em Java - Compiladores, tutoriais, ...

66 mensagens neste tópico

Antes de mais nada necessitamos de uma máquina virtual chamada JVM (Java Virtual Machine). Sobre essa máquina virtual vão correr as aplicações Java.

Para programar em JAVA também precisamos do JDK (Java Development Kit). O JDK também contém a máquina virtual pelo que só necessitamos de fazer o download do JDK.

Ambientes Windows:

Para escrever o código-fonte qualquer editor de texto simples é suficiente. No entanto, um IDE, ou seja de um ambiente de desenvolvimento integrado, permite melhor bastante a nossa produtividade. Quem não tem noção de como funciona as linguagens POO (Programação orientada a Objectos) pode instalar um IDE simples como o BlueJ (download) para começar a programar em JAVA.

Entre inúmeros IDEs que existem disponíveis na Internet para download temos:

Ambientes *NIX:

Para os ambientes *NIX não muda nada em relação ao Windows. No entanto, no caso dos sistemas Linux é habitual o JDK (normalmente o OpenJDK) e IDEs estarem disponíveis para instalação através do gestor de pacotes da sua distribuição.

Tutoriais

O wiki disponibiliza um tutorial da linguagem Java.

Para material adicional, poderá ainda consultar os seguintes links:

Editado por Rui Carlos
Tópico actualizado.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa. :D

Podias colocar ai o J2EE e as diferenças para o SE.

E já agora explicar que o 1.5 é o 5.0, uma parvoice do marketing da Sun, que já fez isto mais de uma vez....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa. :D

Podias colocar ai o J2EE e as diferenças para o SE.

E já agora explicar que o 1.5 é o 5.0, uma parvoice do marketing da Sun, que já fez isto mais de uma vez....

Vou tentar arranjar informação para explicar isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem eu estou agr a aprender a programar em JAVA numa cadeira da minha licenciatura. o livro por eles recomendado é o "Thinking in JAVA" 4ª Edição.

ja agr eu queria saber as diferenças entre o J2RE e o J2SE...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

J2RE não é mais do que o Maquina vitual que interpreta o java visto java ser uma linguagem interpretadada.

J2SE é o java propriamente dito linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

qual o compilador (e IDE) que sugerem?

usei o tal BlueJ mas por alguma razão não o consigo correr (nem com VM)

desculpem la a minha "noobice"  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Compilador sugiro um qualquer, há uns quantos por aí, javac, jikes, iirc, et all ( nao sei se me enganei nos nomes ) já experimentei os dois primeiros e não notei diferença nenhuma.

Quanto a IDEs... eu que tambem sou noviço em java... Netbeans! É uma ferramenta de desenvolvimento impressionante. Eu sou relativamente noviço em java e estou completamente rendido a esta tecnologia. Nunca experimentei o eclipse nem esse tal bluej nem gels nem outros que tais, mas não estou a ver quais são as razões que os utilizadores desses outros têm para nao usar o netbeans.

Uma cena porreira: javadoc... o netbeans permite-me ler a documentação de qualquer biblioteca com javadoc sem mexer uma palha. O fixe no meio disto tudo é que tambem facilita a escrita de documentação enquanto se programa peo que por norma tudo quanto e biblioteca vem bem documentado.

Hipnoted, não me leves a mal. Essa mensagem de abertura necessita de remodelação, desculpa só agora ter visto este tópico.

Ah... é verdade, não está definido no tópico de abertura: se sacares o J2EE ou J2SE eles já vêm como netbeans. São uma solução a usar out of the box.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Compiladores apenas o da Sun, não uso outro. A principal razão é que para programar preciso do JDK, se já tenho o da Sun para que me vou chatear a instalar outro? :). Além disso também uso NetBeans IDE, logo não estou para me preocupar em colocar aquilo a funcionar com outro compilador, embora seja possível.

Existem vantagens técnicas, a nível de compatibilidade com as especificações, por exemplo, maturiadade, qualidade de código e qualidade de optimizações criadas. Nestes casos, o compilador da Sun, pelo que tenho lido nas mailing lists, ganha, mas as mailings lists são sempre um pouco viciada :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para IDE recomendo o Eclipse :)

Penso que o IDE para quem está a aprender não é uma coisa muito importante alias até recomendo a quem está a iniciar o Java usar um simples editor tipo jedit.

Os IDEs são bons quando já se tem algumas bases porque começar logo com um IDE completo como NetBeans ou Eclipse pode não ser bom para quem está a aprender mas também é a minha opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Netbeans, é o que uso. Mas também me desenrrasco com o BlueJ.

Hipnoted, não me leves a mal. Essa mensagem de abertura necessita de remodelação, desculpa só agora ter visto este tópico.

PedroTuga eu fiz isso em Setembro do ano passado, que remodelação estás a falar? Se quiseres podes alterar tu mesmo, neste momento não tenho muito tempo para isto..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Netbeans, é o que uso. Mas também me desenrrasco com o BlueJ.

PedroTuga eu fiz isso em Setembro do ano passado, que remodelação estás a falar? Se quiseres podes alterar tu mesmo, neste momento não tenho muito tempo para isto..

yaps, tambem pensei nisso. Acho que vou alterar umas coisas, mas tambem não sou a pessoa mais indicada pois ainda sou um principiante. Mas vou reunir alguma informação e depois altero isso.

Alterações de acho que valem a pena:

-tirar a divisao windows/nix

-uma pequena referencia aos compiladores

-mais referencias bibliograficas e de recursos online

-referir que o netbeans é distribuido com o sdk

-breve explicação das diferentes distribuições do sdk e de alguns addons

-enquadramento do uso da linguagen, vantagens desvantages, referencia ao tipo de linguagem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este, bem como o que eu escrevi e o que o ridelight escreveu estão eternamente à espera de remodelação e actualização. Existem coisas erradas nos 3 e muitas coisas menos correctas.

Estou a trabalhar num tutorial que deveria substituir em tudo estes tópicos mas já o recomecei várias vezes e sempre que recomeço volto a mudar tudo! E como todos, neste momento o tempo não abunda....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para J2ME ninguem me pode dizer qual o compilador e onde arranjar tutoriais?

Gostava de aprender isto :cheesygrin:

Obrigado pela ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda.

Eu aconselho o netbeans, saca o Mobility pack ou lá como é que se chama. tutorias super-detalhados estão na pagina do propriod IDE. netbeans.org

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda.

Obrigado, vou tentar aprender alguma coisa :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora que tenho algum tempo livre vou tentar fazer alguma coisa para o telemóvel, vamos lá ver como corre  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguém sabe de um compilador J2SE portátil? Que possa ser transportado numa pen?  :cheesygrin:

Se for possível, multi-plataforma.  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O javac, compilador oficial da sun, o que se instala :cheesygrin:, é possível copiar a pasta, tanto do jdk como do jre.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O javac, compilador oficial da sun, o que se instala :cheesygrin:, é possível copiar a pasta, tanto do jdk como do jre.

Neste caso bastaria a JRE dado que seria apenas para executar, fiquei com uma questão :S qual usar ??? ou teriamos de ter todas as jre?? Win, Linux, Mac, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Terias de ter uma por cada sistema operativo onde pretendes correr a aplicação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Terias de ter uma por cada sistema operativo onde pretendes correr a aplicação.

Pois foi o que pensei em todo o caso é vantajoso dado que só tem de compilar uma vez.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá a todos pessoal!

Estou a dar os meus primeiros passos em java... Porém as aplicações que preciso de fazer requerem uma interface gráfica. Assim a pergunta que se impõe é... Os IDEs de que falam Eclipse e NetBeens têm ToolKit gráfico integrado? E se não tiverem, que toolkis gráficos existem? E quais os melhores? Que funcionem em Windows de preferencia!

Obrigado a todos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

NetBeans já tem um ToolKit integrado bastante bom para Swing o Eclipse tem de ser adicionado por meio de plugins e deixa um pouco a desejar pelo menos até á versão 3.2.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O NetBeans tens a vantagem de pedir um cd gratuito pela internet, como o ubuntu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E se eu eventualmente quiser criar um ou outro programazito proprietários, não há problema? A licença do NetBeens não impede isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora