• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Miguel_Silva

Trabalhar com ficheiros

19 mensagens neste tópico

Oi boas

Gostava que me explicassem como posso abrir um documento de texto e depois mostra-lo ao utilizador numa textbox ou outro método qualquer :wallbash:

obrigado a todos os que me ajudarem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais, bem-vindo. :cheesygrin:

Há mais de uma forma de fazer isso, deixo aqui uma: http://www.thescripts.com/forum/thread13298.html

Aconselho-te a comprares um bom livro sobre VB e a usares o Google, por exemplo, este tipo de informação é fácil e rápido de encontrar usando o Google.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho o livro da editora FCA, Visual Basic Curso Completo mas só encontro coisas para trabalhar com imagens

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho o livro da editora FCA, Visual Basic Curso Completo mas só encontro coisas para trabalhar com imagens

Hummm... Bem, não há forma politicamente correcta de dizer isto, por isso cá vai: os livros da FCA não valem meio cêntimo furado...

Enfim, voltando ao tema: volto a repetir que te aconselho a comprares um bom livro sobre VB (os da FCA simplesmente não prestam).

Aprende também a usar o Google, com as palavras certas encontras (quase) tudo o que necessitas, em particular em VB que é uma linguagem muito usada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dim dados, tmp As String

Open "ficheiro.txt" For Input As #1

Do While Not EOF(1)

Input #1, tmp

dados = dados & tmp

Loop

Close #1

MsgBox dados

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aprende também a usar o Google, com as palavras certas encontras (quase) tudo o que necessitas,...

Por falar nisso, eu por acaso sou (já nem tanto,...) um gajo que tem um bocado de dificuldade em fazer pesquisas. Há alguma dica especial de corrida ou é só por instinto/associação de ideias? Por outras palavras: Há alguma forma especial de fazer pesquisas?

(já há meses que andava pra falar nisto)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aprende também a usar o Google, com as palavras certas encontras (quase) tudo o que necessitas,...

Por falar nisso, eu por acaso sou (já nem tanto,...) um gajo que tem um bocado de dificuldade em fazer pesquisas. Há alguma dica especial de corrida ou é só por instinto/associação de ideias? Por outras palavras: Há alguma forma especial de fazer pesquisas?

(já há meses que andava pra falar nisto)

Há alguns "truques". Por exemplo, usar palavras que têm o mesmo significado ou grafia diferente, por exemplo, experimentar "touro" e "toiro", pluais e singulares, palavras/expressões que devem estar presentes ou que não devem estar presentes, etc..

aqui como podes tirar mais proveito do Google.

Pode

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olha,.. por exemplo, uma coisa que eu nunca cheguei a axar no google foi um servidor para o emule, não axava rigorosamente nada daquilo que queria. Só quando soube o nome de um dos servidores (lugdunum) é que me safei. Agora,.. nesses casos por exemplo haveria algum toque especial? sem saber o nome como irias pesquizar sobre o assunto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olha,.. por exemplo, uma coisa que eu nunca cheguei a axar no google foi um servidor para o emule, não axava rigorosamente nada daquilo que queria. Só quando soube o nome de um dos servidores (lugdunum) é que me safei. Agora,.. nesses casos por exemplo haveria algum toque especial? sem saber o nome como irias pesquizar sobre o assunto?

Só se soubesses que outras palavras existem no site/servidor em causa.

O que o Google faz é simplesmente indexar as palavras de uma página e calcular o PageRank dessa página para lhe dar um peso. O PageRank não é mais do que um simples cálculo do número de ligações (externas) existentes para a página/site em questão.

Para encontrares o que procuras tens de lhe dar palavras/termos que estejam no site/página, caso contrário não vais encontrar nada. Quanto mais refinada for a tua pesquisa melhor, pois se usares termos muito latos vais encontrar milhares de sites/páginas a falar desses termos, mas se só houve 5 que tenham um termo xpto, se incluires esse termo xpto na pesquisa vais ter apenas esses 5 hits. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pla vossa ajuda tenho encontrado :eek: muitos scripts para o programa k preciso fazer ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já vi um programa que usava ficheiros '.ini' e eles funcionam difrente dos '.txt'  :mad: , em vez se ser td texto este funcionam por rótulos, ou seja, por exemplo num ficheiro autorun é possível usando uma instrução pedir akilo k está escrito à frente de 'autorun=' sem ter que tratar o texto... É ixo k eu prentendo saber, como é que se faz para ler o que tá à frente dos rótulos, se alguem souber resolvia-me alguns problemas... Eu também só vi isto no Visual Basic 4.0 tb ñ sei se funcionará no Visual Basic 6.0... :hmm:

Encontrei isto na net, mas infelismente o código na funcionava mas talvez ajuda a perceber akilo que eu pretendo:

A estrutura de um ficheiro INI está dividida em 3 partes:

[nome_da_secção]

Nome_da_chave

Valor_da_chave

O Nome_da_chave está separado do Valor_da_chave por um sinal de igual(=).

agora eu sei que existe uma maneira de aceder aos campos directament mas ñ sei kual... Obrigado ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

akilo ajudou. obrigado!!!! mx apesar de eu ainda ñ ter testado o código eu axo k este possui alguns erros... caso existem dois parametros com a mesma chave max em secções diferents este vai gravar e ler os 2 parametros... por ex:

[a]

parametro1 = "xpto"

parametro2 = "xpto"

[xp]

parametro1 = "abc"

s mandarmos ler o parametro1 ele vai ler na secção a e xp....

eu vou modificar o código e depois eu coloco-o aki pa kem kiser. Obrigado pela ajuda  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não precisas de agradecer afinal estamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros.

Depois quando tiveres isso pronto publica aqui.

Fica Bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho a função pronta e encontra-se num módulo... O código é o mais genérico que eu consegui escrever, e deverá servir a qualquer um k necessite de ler parâmetros de um ficheiro 'ini' mas eu não vou publicar o código aki devido ao seu tamanho  :nono:, no entanto se alguem o desejar envie um e-mail para ris_1989@hotmail.com, eu envio a resposta com o módulo em anexo...  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu gostava bastante de ver esse modulo e provavelmente utiliza-lo.

Já te enviei  um mail :(

E já agora bom trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tenho esse modulo se kizeres posso mandar para o meu servidor e depois vais lá buscar

Cumprimentos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora