• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

watt

[Emergencia][vb.net 2005] ligar a bd em MS ACCESS remotamente

9 mensagens neste tópico

Estive a desenvolver um projecto em que envolvia uma bd em MS ACCESS, só que á ultima da hora tive de alterar o funcionamento do mesmo. Em que tenho de partir o programa em dois. só que tenho uma bd em access e vai ter de ficar na parte do server em que o cliente se possa ligar a ela... qual é a melhor maneira de partilhar um bd em access, de forma segura? é que da forma que a consegui partilhar foi atravez de uma pasta partilhada com direitos de leitura e escrita ... segurança ZERO.

Help-me tenho que entregar o projecto na escola e a deadline está mesmo a chegar ... tenho que ter isto pronto em 48 horas ...

estou sempre metido em sarilhos, e depois se na escola pedissem alguns projectos como deve ser ...  :bye2: :hmm: :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm... Correndo o risco de ser chamado de nomes menos próprios pelos amantes da MS, Access partilhado é sempre uma má escolha a nível arquitectural e técnico.

Agora para resolveres a tua situação, talvez a melhor solução passe por ligares os clientes via ODBC e ligares ao ficheiro com UNC para não estares a depender de drives partilhadas (que, acreditem, é um autêntico cancro em Windows).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

UNC não é mais do que o caminho completo incluíndo a máquina. Por exemplo, se fizeste um share de um directório numa máquina e mapeaste esse share em H$, o UNC não é mais do que o caminho que H$ representa, "\\servidor-xpto\d$\trabalho\bd".

Quando fazes isto não necessitas de ter o directório partilhado, desde que o utilizador em causa tenha permissões para aceder à máquina e ao disco.

Fazendo uma ligação ODBC usando UNC permite-se aceder ao ficheiro Access sem estares a comprometer a segurança ao nível de drives partilhadas. No entanto eu não sou "expert" a nível de segurança e pode haver algumas nuances.

Uma vez tendo a ligação ODBC feita, a tua aplicação deve passar a usar a ligação ODBC.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não estou a conseguir meter a pasta a partilhar para ficar assim desta forma "\\servidor-xpto\d$\trabalho\bd", tá sempre a pedir uma pass que n existe

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não estou a conseguir meter a pasta a partilhar para ficar assim desta forma "\\servidor-xpto\d$\trabalho\bd", tá sempre a pedir uma pass que n existe

Esse acesso tem de ser feito com um utilizador que tenha permissões para tal.

Tenta ir "servidor-xpto" e criar um utilizador local com privilégios de administração e usa esse utilizador, não te esqueças de o referênciar como "servidor-xpto\username" (não sei se é \ ou /).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok logo quando chegar a casa volto a tentar testar. um outro promenor... nas passwords e user, assim fico com pass da ligação e bd, como é que meto isso tudo na linha de  ligação ?!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok logo quando chegar a casa volto a tentar testar. um outro promenor... nas passwords e user, assim fico com pass da ligação e bd, como é que meto isso tudo na linha de  ligação ?!

Não sei se percebi bem a tua pergunta...

Mas se estás a escrever uma connection string de OBDC, consulta a syntaxe da mesma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao te esquecas que o servidor, de onde tas a aceder, tem que ter direitos de admin...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora