• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

karva

Domínio .pt completa 15 anos de existência

6 mensagens neste tópico

O domínio de topo .pt está a assinalar 15 anos de existência. A data comemora-se no ano em que foram atingidos os 100 mil domínios, num processo de evolução que tem sido lento e pautado por diversas alterações que flexibilizaram as regras de registo e adequaram os preços à procura.

A primeira grande remodelação do milénio teve lugar em 2001 quando o .pt passou a contar com um conjunto de sub-domínios que abriram caminho aos registos em net.pt, gov.pt, org.pt, edu.pt, int.pt, publ.pt, com.pt e nome.pt, depois de um investimento de 150 mil euros da Fundação para a Computação Cientifica Nacional em novo software de gestão do serviço de administração de domínios.

A mudança foi acompanhada da introdução de regras de registo mais flexíveis e da introdução da possibilidade de registos online, como aliás já acontecia com outros domínios de topo como o .com, .net. ou .org. No campo dos sub-domínios .pt - criados como uma alternativa mais simples e menos burocrática ao .pt - foi o com.pt a inaugurar a possibilidade de registo online.

Na mesma altura passa a ser possível a utilização de nomes genéricos com um mínimo de três caracteres que podem ser apenas algarismos. Mantém-se a obrigatoriedade de registo da marca para o pedido de nomes de domínio e reintroduz-se a taxa de submissão.

Pelo registo passa a ser necessário pagar 29 euros, apenas não aplicáveis ao com.pt e pela sua manutenção 58 euros cobrados de dois em dois anos.

Fonte: Tek

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

15 anos volvidos e a FCCN continua com a sua estúpida política de registos...

15 anos volvidos e a FCCN nada aprendeu...

15 anos volvidos e a FCCN e apenas complica a vida aos utilizadores portugueses que queiram ter uma presença na net...

:wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

Muito possivelmente vou mudar de alojamento e vou comprar um domínimo, como português que sou gostaria que o mesmo fosse [nome].pt, só que... não posso. Porquê? Perguntam vocês e muito bem:

porque [nome] só pode ser o nome de uma empresa ou de uma marca...

Isso mesmo, ninguém consegue ter o seu próprio nome num dominio .pt a menos que registe o seu próprio nome como uma marca...  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

Não acham assim tão mau? Então pensem nisto: não podem registar [nome].pt mas já podem registar [nome].com.pt, mesmo que não tenham nada a ver com comércio. :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

Mais, se eu quizer [nome].com,  [nome].biz, [nome].info, [nome].org posso, sem qualquer stress, e, espantem-se custa, por ano, metade do preço de um .pt...

Ridiculo...

Por tudo isto, esta semana vou escolher um domínio que não o .pt e como português que sou, logicamente terei de escolher um .info ou um .org... :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

FCCN: mediocre menos menos... :thumbdown:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

15 anos volvidos e a FCCN continua com a sua estúpida política de registos...

15 anos volvidos e a FCCN nada aprendeu...

15 anos volvidos e a FCCN e apenas complica a vida aos utilizadores portugueses que queiram ter uma presença na net...

:wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

Muito possivelmente vou mudar de alojamento e vou comprar um domínimo, como português que sou gostaria que o mesmo fosse [nome].pt, só que... não posso. Porquê? Perguntam vocês e muito bem:

porque [nome] só pode ser o nome de uma empresa ou de uma marca...

Isso mesmo, ninguém consegue ter o seu próprio nome num dominio .pt a menos que registe o seu próprio nome como uma marca...  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

Não acham assim tão mau? Então pensem nisto: não podem registar [nome].pt mas já podem registar [nome].com.pt, mesmo que não tenham nada a ver com comércio. :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

Mais, se eu quizer [nome].com,  [nome].biz, [nome].info, [nome].org posso, sem qualquer stress, e, espantem-se custa, por ano, metade do preço de um .pt...

Ridiculo...

Por tudo isto, esta semana vou escolher um domínio que não o .pt e como português que sou, logicamente terei de escolher um .info ou um .org... :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

FCCN: mediocre menos menos... :thumbdown:

Nao acrescento mais nada, ta tudo dito..

realmente é uma estupidez termos de registar uma marca para puder ter um dominio .pt!! realmente nao sei o porque de ser assim... pq sem estas marikices com certeza que iriam facturar mais :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apesar de compreender a tua frustação por um lado também é bom algumas restrições. Com os com.pt, org.pt ou net.pt podes registar o que quiseres (pagas é 2x mais que se registasses apenas com net ou org, ou seja mais vale ir aos internacionais). Podes também optar pelos eu que apesar de term o seu charme são mais caros.

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apesar de compreender a tua frustação por um lado também é bom algumas restrições. Com os com.pt, org.pt ou net.pt podes registar o que quiseres (pagas é 2x mais que se registasses apenas com net ou org, ou seja mais vale ir aos internacionais). Podes também optar pelos eu que apesar de term o seu charme são mais caros.

Cumps 8)

Não é frustração nenhuma, apenas vou fazer como qualquer cibernauta português faz: ignora o domínio .pt e usa outro.

Os .xpto.pt não valem nada, basta ver quantas pessoas/empresas/etc. têm domínios desses, mais vale um .com...

A FCCN tem uma política completamente estúpida que apenas contribui para que os cibernautas nacionais não façam uso do dominio do seu país, recorrendo a outros generalistas...

Uma entidade que até deveria ajudar a impulsionar a comunidade/sociedade portuguesa na web faz exactamente o oposto: afasta as pessoas de si, fazendo com que as mesmas recorram a outro lado.

Isto não faz sentido absolutamente nenhum...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Não é frustração nenhuma, apenas vou fazer como qualquer cibernauta português faz: ignora o domínio .pt e usa outro.

Os .xpto.pt não valem nada, basta ver quantas pessoas/empresas/etc. têm domínios desses, mais vale um .com...

Eu também se tivesse uma empresa antes queria um .com que um .pt!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora