• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Triton

Como começar a programar em Pascal

18 mensagens neste tópico

Para começar a programar em Pascal é preciso um compilador, a ferramenta que transforma o código-fonte escrito num programa executável.

Para escrever o código-fonte podem usar um editor de texto, como o Notepad++ ou o PSPad ou então usar um IDE, um ambiente de desenvolvimento integrado, que permite não só escrever o código fonte mas executá-lo directamente do mesmo sítio, entre outras coisas.

Em último caso, o Notepad do Windows também permite escrever o código-fonte.

Existem vários compiladores/IDEs para Pascal.

Ambiente Windows

FPC - Free Pascal Compiler download Compilador, vem com um IDE básico
Pascal ZIM! download Compilador, vem com IDE
Dev-Pascal download IDE, vem com uma versão leve do compilador Free Pascal
FPS download IDE, vem com uma versão leve do compilador Free Pascal

Se estiverem indecisos, o Dev-Pascal parece uma boa escolha para principiantes. :thumbsup:

Ambiente UNIX

Neste caso, provavelmente já têm tudo o que precisam para começar. Existem vários editores neste ambiente, como o ViM e o EMACS.

Para compilar o código podem usar o GPC (GNU Pascal Compiler) ou o FPC (Free Pascal Compiler).

Caso não tenham estes programas instalados, consultem a documentação da vossa distribuição para ver como devem instalar novo software.

Contudo, para o Free Pascal, o seguinte código na shell deverá instalá-lo:

sudo apt-get install fpc

Como instalar a versão mais recente do Free Pascal Compiler em distribuições GNU/Linux

No repositório oficial na SourceForge, entrem na pasta correspondente à última versão estável e façam o download do ficheiro correspondente ao vosso sistema.

Descomprimam o ficheiro, e através da shell, dirijam-se à localização da pasta e digitam o seguinte:

sudo sh install.sh

Ser-vos-á pedida a localização da instalação. Por defeito será em /usr, pelo que basta premir Enter sem escrever nada. A instalação irá decorrer, mas algumas perguntas serão feitas acerca da instalação de opcionalidades, como a FCL (Free Component Library), documentação e snippets de exemplos. Respondam Y (sim) ou N(não) conforme queiram (recomenda-se a instalação da FCL, no entanto).

No final, o Free Pascal estará disponível através do seguinte comando:

fpc <ficheiro>

Caso tenham dúvidas, podem esclarecê-las nesta secção do fórum.

Aprender a linguagem...

Agora que já têm todas as ferramentas necessárias, vão precisar de algo para vos guiar na aprendizagem:

Obrigado ao Diablo pela ajuda.

Última actualização: 23 Mar. 2014 | Por: thoga31

1

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas já agora estão aqui mais alguns compiladores:

MS-DOS/Windows:

• TMT Pascal -> Versão gratuita para DOS, vem com um IDE bastante agradável (IDE ambiente Windows)
  • Inno Pascal -> Um pequeno compilador de pascal gratuíto do mesmo criador do Inno Setup
  • PascalX -> Compilador gratuíto com IDE incluido e ainda com uma particularidade, pode usar-se a sintaxe do Pascal, que é em inglês ou a  sintaxe em Português
  • Turbo Pascal -> O conhecido compilador versão gratuita da Borland (um pouco antiga)
  • GNU Pascal Compiler ->O compilador de pascal do projecto GNU para DOS/Win

MacOS:

• Think Pascal -> Gratuito, nunca experimentei (tenho pena de num ter um Mac) mas convém referir outras plataformas que não DOS/Win.
  • GNU Pascal Compiler ->O compilador de pascal do projecto GNU no MacOS

Linux/Unix:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, senhor... Mt fixe esta ideia...

E da mt jeito...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas a todos...ninguem me arranja o turbo pascal gratis e uma versao mais recente??e que eu tambem programo em pascal..e tou a experimentar as versoes todas..ai em cima...mas queria uma versao mais recente do turbo pascal..se possivel..

fiquem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas a todos...ninguem me arranja o turbo pascal gratis e uma versao mais recente??e que eu tambem programo em pascal..e tou a experimentar as versoes todas..ai em cima...mas queria uma versao mais recente do turbo pascal..se possivel..

fiquem bem

oi, épah eu na sei, mas axo k o mais recente é Turbo Pascal 7.1, pelo menos n encontro mais k isso.

Se quiseres depois posso arranjar.t  um link, mas vai ao google i mete turbo pascal 7.1 k ele aparece. lool

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

fiquem bem

oi, épah eu na sei, mas axo k o mais recente é Turbo Pascal 7.1, pelo menos n encontro mais k isso.

Se quiseres depois posso arranjar.t  um link, mas vai ao google i mete turbo pascal 7.1 k ele aparece. lool

Tens razão q a ultima versão do Turbo Pascal é a 7.1, existem duas versões (não me perguntem a diferença que eu não sei) uma chamada Turbo Pascal e outra de Borland Pascal

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PASCAL!!!

Foi por onde começei...

MT giro... ter de programar sem interface.. apenas uma consola linda de morrer  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá.

Antes de começar a aprender pascal, deve primeiro saber alguma teoria. O que é uma linguagem de programação, descrição de variaveis, descrição narrativa, pseudo-codigo, fluxograma, traçagem de variaveis etc... Depois de ter isso tudo interiorizado ai sim pode avançar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá.

Antes de começar a aprender pascal, deve primeiro saber alguma teoria. O que é uma linguagem de programação, descrição de variaveis, descrição narrativa, pseudo-codigo, fluxograma, traçagem de variaveis etc... Depois de ter isso tudo interiorizado ai sim pode avançar.

Alguem tem um link para isso ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá.

Alguem tem um link para isso ?

Tens dois tutoriais no P@P. O mais recente e completo é este. Tem tudo, mas mesmo tudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O tópico foi revisto e actualizado:

• Lista de compiladores/IDE's para Windows foi passada a tabela;
  • Adicionadas informações relativamente aos ambientes *NIX;
  • Corrigidas pequenas incorrecções.

Boas programações, pascalenses ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tópico actualizado.

Foi adicionada a secção "Como instalar a versão mais recente do Free Pascal Compiler em distribuições GNU/Linux".

Cumprimentos pascalianos :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora