Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gust

2º linguagem?

Mensagens Recomendadas

Gust    0
Gust

Eu já programo eu bocadito em Python.

Gostava de partir para outra mas não faço ideia do que sera melhor.

Pensei em C++ mas pelos vistos está a fica "old-fashioned".

Queria algo que desse para aprofundar os conhecimentos e que seja relativanmente facil de arranjar informação.

O que é que acham?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician    2
magician

Java :P já programa java a coisa de 3 anos e todos os dias aprendo coisas novas, tem 1 oceano inteiro de informação e tem recursos para tudo e mais alguma coisa :)

É possivel que axes um pouco dificil ao inicio mas depois de perceberes o basico é tudo intuitivo :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    309
Rui Carlos

Java :P já programa java a coisa de 3 anos e todos os dias aprendo coisas novas, tem 1 oceano inteiro de informação e tem recursos para tudo e mais alguma coisa :)

É possivel que axes um pouco dificil ao inicio mas depois de perceberes o basico é tudo intuitivo :)

o problema do Java é que convém aprender programação orientada aos objectos para se programar correctamente.

por isso eu aconselhava o C primeiro, mas é apenas a minha opinião...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Gust    0
Gust

o problema do Java é que convém aprender programação orientada aos objectos para se programar correctamente.

por isso eu aconselhava o C primeiro, mas é apenas a minha opinião...

O Python é orientado a objectos.

O c já não está um boca do fora?!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    309
Rui Carlos

O Python é orientado a objectos.

O c já não está um boca do fora?!

quanto à parte do Python ser orientado a objectos, é verdade, mas não tanto como o Java. eu nunca programei em Python, mas a maior parte do código que já vi nem se notava que aquilo era uma linguagem orientada aos objectos...

quanto à parte do C, se calhar, em termos comerciais, é uma linguagem com pouco futuro, mas, tal como o Hipnoted referiu, depois de aprender-mos C é muito fácil aprender a sintaxe de linguagens como o Java, C++, C#, etc.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy    17
shumy

Nem por isso, C é a linguagem-mãe, qualquer um que saiba C adapta-se fácilmente às outras linguagens...

O paradigma de OO é bastante diferente de usar apenas procedimentos. Não é só a sintaxe que temos de aprender. Se assim fosse podias ficar pelo C e simular OO, mas só o farias se aprenderes como funciona o paradigma OO.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

Eu uso algum OO em Python e pode-se fazer coisas engraçadas.

Gust, eu ando a aprender C (enquanto estudo Python). Aconselho-te que continues a aprender Python na sua vertente OO, depois podes passar facilmente para Java ou C#. :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician    2
magician

Nem por isso, C é a linguagem-mãe, qualquer um que saiba C adapta-se fácilmente às outras linguagens...

Realmente quem aprende C depois passar para outra linguagem é facil mas nao aconselho C simplesmente porque está a cair muito em desuso.

Em relação a C# tambem gosto mas fica um bocado dependente do SO por isso é que aconselho mais o java para alem disso é um linguagem que com o tempo tem sempre coisas novas, tens java para desktop (J2SE) , webpages(J2EE), dispositositivos moveis(J2ME) tens java para o principal e depois dentro de cada um huiii tens um mundo J2ME entao nem se fala :P para alem disso java da-te suporte para tudo o que são novas tecnologias.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter    101
Knitter
Eu uso algum OO em Python e pode-se fazer coisas engraçadas.

Comecei em python à pouco tempo, sendo programador de Java há coisa de 5 anos devo dizer que apesar de oa autores considerem python orientado a objectos, e até certo ponto pode ser, pyhton tem nada de OO comparado com Java.

Em python podes usar OO mas quando chegares a Java e tiveres de saber polimorfismo, herança e uma coisa que o python não tem, encapsulamento, ai sim vais ter algumas dores de cabeça :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter    101
Knitter

Desculpem, a frase devia ter sido:

(...)tiveres de saber polimorfismo, herança e encapsulamento, uma coisa que o python não tem,(...)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

Python tem herança múltipla, polimorfismo e encapsulamento. Pode não ter é da forma a que estás habituado no Java, porque possui mecanismos mais eficazes.  :thumbsup:

Sugiro-te que procures mais informações sobre o paradigma OO na linguagem Python... eu sou muito novato neste paradigma, mas foi o que li depois de pesquisar sobre o tema.  :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter    101
Knitter

Python tem herança múltipla o que é não é assim tão bom, tem polimorfismo, mas não tem encapsulamento. Segundo o que está no manual do python um programador tem de ser correcto e invocar apenas os métodos de que precisa. Encapsulamento que se basea na boa vontade do programador não pode ser chamado de encapsulamento. Sim é possivel dar a volta a isto e criar encapsulamento "quase" real, mas é algo que cada programador tem de acrescentar. Não existe uma palavra reservada que impeça um programador de aceder a um campo.

Tens razão não é como estou habituado em Java, quando comecei a primeira coisa que me incomodou foi mesmo isso, "E agora como é que bloqueio o acesso?Métodos públicos?Privados?Protegidos?Então onde está o encapsulamento!?", se verificares todos os módulos da linguagem permite acesso indiscriminado aos seus métodos e atributos, eu só não rebento com um módulo base da linguagem porque não quero :thumbsup:

Quanto a mais eficazes discordo, se consideras o facto de um programador poder ultrapassar as tuas validações e atribuir valores absurdos a campos dos teus módulos mais eficaz então não preciso dessa eficácia :P.

Desculpem se não me fiz entender nos posts anteriores, sei que python tem OO mas não é a melhor implementação, baseia-se muito na boa vontade do programador, se tenho o hábito de dizer que um programa tem de ser desenhado à prova de idiotas o mesmo se pode dizer de uma linguagem de programação :D

Peace.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

Concordo com tudo o que disseste. Eu quando falei da eficácia, referia-me ao Java ter métodos mais eficazes que o Python. Desculpa se a minha frase foi confusa. :thumbsup:

Python tem apenas um semi-encapsulamento (public e privado).

Sim, o maior obstáculo de um programador é o utilizador. :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
lordnins    1
lordnins

Em relação a C# tambem gosto mas fica um bocado dependente do SO por isso é que aconselho mais o java para alem disso é um linguagem que com o tempo tem sempre coisas novas, tens java para desktop (J2SE) , webpages(J2EE), dispositositivos moveis(J2ME) tens java para o principal e depois dentro de cada um huiii tens um mundo J2ME entao nem se fala :thumbsup: para alem disso java da-te suporte para tudo o que são novas tecnologias.

C# dependente de SO??? Deves estar a confundir-te não??

Nunca deves ter ouvido falar do Mono??

Para ficares a saber mais: Mono

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician    2
magician

Conheço mono de trás para a frente :thumbsup:

Mas a nivel de desempenho ainda nao esta ao nivel do .NET framework é como VB tambem existe mas linux mas o desempenho não é tão bom.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

Fizeste uma boa escolha! :P Também optei por Java como segunda (já estudei outras, mas considero Python como a minha primeira linguagem que aprendi a sério) linguagem, mas primeiro aprende as bases de OO no Python, depois entendes o conceito no Java que é um instante. :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician    2
magician

Java é a linguagem de programação em é java2 a plataforma tanto quanto sei :thumbsup:

Em relação a JSP tambem conhecidas como servlets faz parte do J2EE e é uma extenção do java para web, com ela é possivel criar paginas dinamicas server-side tal como com php ou asp.

Tens mais informações sobre JSQ AQUI

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita a nossa Política de Privacidade