• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Kriptosgeek

Aspx ou PHP??

26 mensagens neste tópico

Eu tou a pensar em contruir um site, mas ainda tou indeciso entre PHP e Asp ou Aspx.

Tenho procurado alojamento e notei que PHP é que esta a bombar!!!

Não sei se o Asp ou Aspx cai em desuso!

Na vossa opinião qual destas linguaguens é a melhor??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As duas têm vantagens e devantagens, se usares Aspx vais desenvolver o site em VisualStudio o que te permite fazer algo em condições, depressa e sem teres de perceber muito da tecnologia.

Se usares PHP vais ter mais trabalho, existem menos componentes os IDEs não são tão bons e exige mais atenção e mais tempo dedicado.

Se velocidade de desenvolvimento é o que queres então vai para aspx.

No entanto o que posso dizer é que encontras mais alojamento gratuito em PHP do que para aspx, mas o que considero pior é a plataforma, aspx vai correr em windows!

No fim depende das tuas especificações, se for para site pessoal PHP talvez seja a melhor opção.

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já tentei aprender AspX e digo-te que aquilo para mim foi intragavel :P

Nessa altura estava no PHP e mesmo assim fui tentar aprender Aspx... digo-te que não consegui adaptar e nunca mais ouvi falar muito em Aspx...

Tens a vantagem no PHP de teres MUITO mais informação no PHP do que no Aspx...

Isso só tu podes decidir :) Eu pessoalmente ia para PHP :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As duas têm vantagens e devantagens, se usares Aspx vais desenvolver o site em VisualStudio o que te permite fazer algo em condições, depressa e sem teres de perceber muito da tecnologia.

Não tens que usar obrigatoriamente Visual Studio, mas o Visual Studio é MUITO bom, porque podes criar a maioria dos componentes web com 2 cliques, alem disso, coisas que em php podem ser um pouco complicadas (por exemplo  um script de login) em aspx podes fazer em meia duzia de passos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É presiso ter o cuidado de que quando comparamos aspx e php... estamos a comparar legumes com fruta!! :cheesygrin:

Aspx não pode ser considerada uma linguagem server side como o php! É uma forma de tecnologia e uma grande colecção de objectos reutilizaveis!

Porque quem vai fazer sites em aspx pode perfeitamente até faze-los em C++

Para quem já tem conhecimentos em C++ por exemplo, é bom... Tem de aprender é as bibliotecas que são utilizaveis em .NET como a framework da microsoft.

Sendo o aspx dependente da framework, se tiveres o mesmo conjunto de bibliotecas para linux, podes por aspx a trabalhar em linux.

O que é verdade para .NET 1.0 .NET 1.1 e já alguma coisa de .NET 2.0

Quanto aos alojamentos são sem duvida mais faceis de arranjar em php.

Não sei se o Asp ou Aspx cai em desuso!

Aspx em desuso, antes pelo contrario.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A meu ver asp perde em muitas coisas para php.

Primeiro Servidores com suporte asp são normalmente mais caros que os servidores php já para falar que se arranja facilmente servidores php gratis e asp não.

Segundo tal como foi dito asp está dependente da .NET que embora ja exista alguns projectos de integrar .NET em linux e mac .NET ainda não tem total desempenho nesses sistemas como tem em win.

Terceiro asp não é uma linguagem mas sim uma tecnologia está dependente de outras linguagens como VB,C++,C#,Java o que a meu ver é o uma desvantagem porque depois no final nao se programa com uma linguagem mas sim com uma variante de varias ao contrario de php que tem a sua propria linguagem.

Quarta e ultima asp é da microsoft e como tal para desemvolver aplicações em asp legais o programador deve ter uma licença de desemvolvimento ao contrario de php é que open-source e FREE!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(...)

Quarta e ultima asp é da microsoft e como tal para desemvolver aplicações em asp legais o programador deve ter uma licença de desemvolvimento ao contrario de php é que open-source e FREE!

??

licenças de desenvolvimento? Eu programo em ASP e uso o bloco de notas, estpu a fazer algo de ilegal?

Que eu saiba só precisas de licença de desenvolvimento se utilizares o Visual Studio .net

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá isso não sei  :P

Mas na altura em que tava na duvida entre asp e php disseram-me que asp era licenciada e para desemvolver webpages em asp tinha de se ter licença.

Mas mais detalhes nao sei :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem licença para a framework nem licença para ter o VS.

Podem ter o VS Express edition 2005 sem pagar nada!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem licença para a framework nem licença para ter o VS.

Podem ter o VS Express edition 2005 sem pagar nada!

tá, mas a questão não é essa. Ele tava a dizer que é preciso licença para desenvolver aplicações/páginas em Active Server Pages. Coisa que eu achei um bocado estranho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ter de graça não significa não ter licença. Tudo tem uma licença, no caso do VS.Net 2005, se usares a versão gratuita, não podes vender a aplicação, só podes desenvolver software particular sem fins lucrativos.

Lá por desenvolver em notepad, que até tem uma licença de utilização, não quer dizer que não estejas a violar uma qualquer licença, depende do que estás a fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é preciso licença nenhuma, existe o Visual Studio 2005 Express Web Developer edition que é totalmente grátis. Só pagarias licença no caso de uso do Visual Studio 2005 completo.

Quanto a ASP.NET em Linux, dá uma vista de olhos no mod_mono.

A minha preferência cai para o PHP, ou se quiseres uma coisa à maneira: Python + Django.  :fartnew2:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Não é preciso licença nenhuma, existe o Visual Studio 2005 Express Web Developer edition que é totalmente grátis. Só pagarias licença no caso de uso do Visual Studio 2005 completo.

Licença != €€€€ :thumbsup:

Quando se fala em licença não se fala em pagar, as GPL, LGPL, CC, BSD SLA, EULA, etc são licenças e nenhuma delas refere pagamento seja do que for. Referem apenas termos e condições de uso!

O  Visual Studio 2005 Express Web Developer edition pode ser completamente grátis mas tem uma licença que te impede de desenvolver software comercial. O mesmo se aplica ao runtime do .Net, ao runtime do Java, ao runtime do Python, ao motor do PHP, etc.

Para poderes usar uma tecnologia/linguagem tens de cumprir a licença associada a essa tecnologia/linguagem.

Espero ter-me feito entender :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu entendo isso Knitter, mas estou a falar de licença (paga) de uso, não é preciso pagar nenhuma licença para uso do programa.

Mas obrigado pela correcção. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas a questão mantém-se. Se o objectivo for o desenvolvimento comercial então será necessário pagar e não poderá ser usada a versão express do visual studio :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto se o objectivo for de desemvolver aplicações em asp de forma comercial tens de ter uma licença para poderes desemvolver essas aplicações e isso como php já não acontece.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em Aspx sempre posso ir programando no Visual Studio, mas na hora de alojar apenas fica o ficheiro com a extensão *.asp ou *.apsx e nenhum copyright!

Em relação a visual basic na hora de exportar sempre podemos compilar com outro compilar! Pois ao gerar o *.exe ou as *.dll pode ficar algum copyright mas no caso de asp não pois até com o Bloco de notas se faz!

O visual Studio é bom para quem tem uma memoria fraca e/ou esta a aprender a programar!

A questão do alojamento é que é mais preocupante!!

Mas em questão de segurança penso que um programador novato programa com mais segurança em ASP doque em PHP pelo simples facto de a PHP ser open-source e de ja haver muitas façanhas conhecidas para defacear um site, pois temos que ver que há hacker que fazem milhares e milhares de defaces a sites e forum produzidos em PHP e poucos defaces a sites produzidos em ASP, é um facto!, e se o programador não se actualizar corre de certeza o risco! e tb temos que ver a economia nas linhas de codigo! O servidor ira demorar mais tempo a compilar PHP doque ASP.

Mesmo apesar de ja haver programas como o nuke PHP penso que ASP é uma opção melhor! Ja pensaram o que significa um falha nesse programa?? Milhares de site que o usaram ficariam instantaneamente vuneraveis! E se há coisa que eu quero é segurança!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PHP não tens falhas de segurança e se a tens tem tanto quanto asp, o problemas muitas vezes está nos programadores, não ligam a normas de segurança nem mesmo as minimas e programar e tá a andar.

Em relação a existir mais sites hackeados em php do que em asp penso que isso deve ser logico em cada 20 sites que visitas quantos são php ?

Penso que a resposta é evidente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em cada 20 , 19 são em Php!

E temos que ver que 19 ficam vuneraveis! (caso seja descobera uma falha em programas com o php nuke, etc)

Dai a minha opção pelo ASP!

Em relação as falhas o que eu queria dizer é que masi linhas de codigo implicam obrigatoriamente grande capacidade intelectual pela parte do programador! E muitos quando começam a programar não se actualizam e como consequencia tem linhas de codigo com as ditas falhas que ja foram descobertas há seculos!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas tu sabes o que é o PHP? PHP é uma linguagem, podes fazer aplicações seguras ou não.

O que tem o PHP-Nuke a ver para o caso? PHP-Nuke é um CMS como tantos outros, Joomla!, Drupal, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu estava a querer dizer é que muitos sites usam o phpnuke e uma falha neste pode comprometelos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se formos por aí, deixavamos de usar qualquer software, porque podem ser encontradas falhas de segurança...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens razão!

mas olha para o numero de defaces em sites feitos em PHP!

Não tou a dizer que o aspx é um Fortaleza!!! Isso seria uma utopia!

tb há muitos sites em Aspx que foram vitimas de deface!

Mas temos que ver que nem sempre o mais usado (PHP) é o melhor!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ninguém disse que era o melhor, mas se o site for bem programado, o PHP é seguro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estamos um pouco a desviarmo-nos, a questão de segurança, neste caso de deface vai um pouco além da linguagem, é claro que cada tecnologia tem formas diferentes de lidar com  a segurança mas o programador é sempre o culpado se um site não tem segurança.

A questão neste momento é que usando as ferramentas de desenvolvimento de asp, neste caso o Visual Studio, muito do código de segurança pode ser incorporado automáticamente enquanto que em PHP o programador tem de ter conhecimentos de segurança para saber onde deve proteger o seu site, ou na pior das hipóteses tem de ter a disciplina para escrever código seguro.

O principal é avaliar realmente o que se quer fazer e só depois decidir que tecnologia se adapta melhor.

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora