• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

NameException

Que usar para desenvolver ASP.net?

20 mensagens neste tópico

Boas...

Quero iniciar-me na programação em ASP.net, e como tal gostaria de saber onde começar a para programar em ASP.net, isto é, que compilador usar!!!

Se puderem dar uma ajuda... 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ou então, tentas arranjar um Server freewie ou pago (pago era muito melhor) e lá testas os teus scripts..

Para fazer as paginas podes utilizar o Bloco de Notas, ou então o Dreamweaver 8 (eu uso-o...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vai comprar um server para quê se o XP já traz um server (IIS)...?

Além disso tem alternativas open-source (Mono).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para programar com componentes por exemplo? Tipo JMail ou ASPImage...

se o server permitir, mas para o início o IIS serve perfeitamente!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa vocês já estão prai a complicar as coisas, o rapaz só perguntou que compilador usar...

Convém então explicar que não precisas de compilador para ASP.net... o próprio servidor ao enviar as páginas executa o código. O que tu deves querer é um IDE... Podes usar o Dreamweaver como já aqui foi dito, ou então o Visual Studio que apesar de os anti-microsoft não admitirem, está muito bom, desde a versão 2005, o único senão é o facto de ser um bocado pesadito. Podes sempre usar o Bloco de notas... há sempre malucos para tudo  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais como te disse lê o link da Wikipedia.

Convém então explicar que não precisas de compilador para ASP.net... o próprio servidor ao enviar as páginas executa o código.

Eu não conheço o funcionamento do ASP.NET de forma detalhada mas...

ASP.NET has performance benefits over other script-based technologies because the server-side code is compiled to one or a few DLL files on a web server.

...ou seja, pelo que percebi é compilado para o CLR (Common Language Runtime). Alguém com mais conhecimentos que esclareça este ponto.

Podes usar o Dreamweaver como já aqui foi dito, ou então o Visual Studio que apesar de os anti-microsoft não admitirem, está muito bom, desde a versão 2005, o único senão é o facto de ser um bocado pesadito. Podes sempre usar o Bloco de notas... há sempre malucos para tudo  :wallbash:

Sim, o Visual Studio está bom, eu próprio já o usei e não tenho nada mau a apontar, talvez apenas a falta de funcionalidade com sistemas de controlo de versões.

Programmers can write ASP.NET code using any of the different programming languages supported by the .NET Framework, usually C#, Visual Basic.NET, or JScript .NET, but also including open-source languages such as Perl and Python.

Ou seja, pelo que percebo, ASP.NET não é uma linguagem, mas sim uma tecnologia, por isso tens de te decidir qual a linguagem que vais usar. A minha opinião pessoal era C# ou Python.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu faço o seguinte, para mim a melhor opção:

- Instalo o Windows Server 2003 numa Virtual Machine

- Aquilo já vem com tudo, depois se quiserem instalar o share point server ou coisas do género é o único sistema onde eles funcionam (os mais recentes claro)

Cumps :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu programo em ASP.NET já algum tempo e pela minha experiencia pessoal, aconselho-te a utilizar o Visual Studio 2005 ou Visual Web Developer (este ultimo free) são sem duvida as melhores ferramentas para o serviço.

Quanto a linguagem a utilizar sem duvida C# (se já souberes c++ ou java demoras pouco a habituar-te, e se não souberes quando as aprenderes, já levas um avanço), afasta-te do VB.NET.

O servidor é simples se tiveres o Windows XP PRO podes instalar instalar o IIS que já vem no CD basta instalares depois o Microsoft .NET Framework 2.0 para actualizares o sistema para o ASP.NET, se não tiveres o Windows XP PRO instalado mas sim o Windows XP HOME aqui fica uma dica para instalares o IIS no Windows XP HOME http://informatica.foruns.org/portal.php?p=tutoriais_ler&idnot=69

Ou sempre podes instalar o Windows 2003 Server e testar os teus scrips num ambiente de produção, mas a meu ver pouco vale o trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Discordo totalmente de aconselhares o utilizador a afastar-se do VB.NET... Essa ideia do VB.NET ser mau e ser pra novatos, blablabla... a partir do VB 7 (a primeira versão do vb usando a plataforma .NET) deixou de ser válida. Como já muitos do forum sabem, VB.NET é a minha linguagem de eleição... mas n é por isso que aconselho aos utilizadores, mas sim por ser realmente uma linguagem porreira de se aprender. C# não fica atrás, é bastante poderosa, talvez mais que o VB.NET (não posso afirmar isso)...

Acho que esse comentário é um bocado, e arrisco-me a dizer, fanático... ou então de mal informado...

unsignedint desculpa-me se tou errado... e se estou...e se achas que VB.NET é assim tao mau, tenta-me fazer ver a verdade...pq desconheço esse lado negro do VB.NET que muita gente aponta que existe...

Não pretendo criar aqui nenhuma discussão menos correcta...apenas a minha opinião, e como programador, principalmente da plataforma .NET, acho que a devia dar...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já que não estou dentro do assunto, VB.NET tem orientação a objectos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já que não estou dentro do assunto, VB.NET tem orientação a objectos?

Sim...tem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu recomendo C# porque é muito fácil a transição de Java / C# entre outros aspectos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu recomendo C# porque é muito fácil a transição de Java / C# entre outros aspectos.

Nunca na vida programei o que quer que seja em Java. Comecei a programar em C# ha pouco tempo, e não tive grandes dificuldades devido ao conhecimento que tenho em VB.NET ... a única coisa que me tive de habituar foi a usar os ; e ter a atenção nas maisculas e minusculas... de resto não tive até hoje mais complicações. Mais pra frente veremos... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Caro Tiago Salgado, quando coloquei o primeiro post sobre o assunto pensei logo em edita-lo e colocar que não queria ofender ninguem que o usas-se.

O que acontece é que eu até agora apenas programei em duas ocasioes com VB e foi com VB "normal" 6.0 e um pouco de ASP antes do VB 7.0 digo-te foi experiencia estranha como sempre programei em linguagens derivadas do C (PHP,Java,C#) nunca me consegui habituar a sintaxe da linguagem, nem a falta alguns detalhes existentes nas outras.

Peço desculpa por ter, sido um pouco "severo" advertindo ao "NameException" que se afasta-se do VB mas apenas dei a minha opinião baseada na minha experiencia pessoal e não das capacidades que conheço da linguagem.

PS: Contudo continuo a pensar que para .ASP a linguagem de eleição é C# (mas uma vez baseada na minha experiencia previa de outras linguages), e com os conhecimentos adquiridos em C# podem depois com alguns detalhes serem aplicados quase directamente sobre a sintaxe do Java e C  (este ultimo talvez algumas restrições mais significativas).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Caro Tiago Salgado, quando coloquei o primeiro post sobre o assunto pensei logo em edita-lo e colocar que não queria ofender ninguem que o usas-se.

O que acontece é que eu até agora apenas programei em duas ocasioes com VB e foi com VB "normal" 6.0 e um pouco de ASP antes do VB 7.0 digo-te foi experiencia estranha como sempre programei em linguagens derivadas do C (PHP,Java,C#) nunca me consegui habituar a sintaxe da linguagem, nem a falta alguns detalhes existentes nas outras.

Peço desculpa por ter, sido um pouco "severo" advertindo ao "NameException" que se afasta-se do VB mas apenas dei a minha opinião baseada na minha experiencia pessoal e não das capacidades que conheço da linguagem.

PS: Contudo continuo a pensar que para .ASP a linguagem de eleição é C# (mas uma vez baseada na minha experiencia previa de outras linguages), e com os conhecimentos adquiridos em C# podem depois com alguns detalhes serem aplicados quase directamente sobre a sintaxe do Java e C  (este ultimo talvez algumas restrições mais significativas).

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Caro Tiago, a melhor ferramenta para programar e ASP.NET é sem duvida o "visual web developer 2005 express editions", esta ferramenta é completamente gratuíta, dando para desenvolver quer em VB quer em C#, entre outras.

http://www.asp.net/downloads/default.aspx?tabid=62

aqui está a morada onde se pode fazer o download do programas entre outros recursos!!!

boa programação

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nitrox13 não sei se reparaste mas já lá vai a discussão desta thread :) Agradeço-te o link, mas já conhecia, e para desenvolvimento web (asp.net) uso o Visual Studio 2005 Profissional licenciado e todo legal :) e uso o que me recomendaste no PC de casa. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol??? olha queres a minha opiniao???? Microsoft web developer express 2005 cria automaticamente os servers para esperimentares os scripts.

Tipo.... n necessitas iis so a net framework

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora