• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

APR

Como criar um sabre de luz ?

10 mensagens neste tópico

Depois de várias pesquisas sobre o assunto, descobri um forúm em que os usuarios explicavam algumas peças para construir um sabre de luz como no filme star wars.

Aqui estam os comentarios:

Pergunta:    Como poderia hipoteticamente funcionar um sabre de luz (se fosse possível construí-lo)? Como confinar a lâmina e torná-la cortante?

Como torná-lo numa arma não demasiado perigosa (uma vez que o centro de massa está todo no cabo...)?

Resp: O truque é fazer uma onda estacionária quantica de fotoes confinada a forma do sabre. eu fiz uma ha uns tempos mas depois molhei-a sem querer....e apagouS o sabre!

Resp:  A ideia é boa, e parece-me bem possível, mas resta uma questão: como é que confinas a luz.

Se calhar, se fizermos um conjunto de espelhos magnéticos de forma a fazer com que a luz seja reflectida ao longo do comprimento do sabre.

Aliás, já sei exactamente como fazer: No punho, pões para já um laser super potente que projectas para fora com uma incidência de aproximadamente 30º. A questão é fazer do sabre uma fibra óptica no seu comprimentos. Para isso, pões no punho uma série de bobines que geram um campo AC no comprimento do sabre. É preciso afinar bem esse campo de modo a dar origem a interferências construtivas exactamente nos pontos onde sabes que o feixe do LASER se deve reflectir.

Resp : outra sugestão, obviamente, é usares a força...  :thumbsup:

Resolvi a tua questão?

Resp: Eu também fiz em oficinas. Está patente na biblioteca e é uma obra de arte. Por motivos de segurança, tive de tirar o mecanismo de funcionamento.

Na prática aquilo não é um laser: não percebem nada. É sim um material muito rígido e com um coeficiente de expansão muito grande. Quando sujeito a uma tensão elevada, estica-se (com os piezo eléctricos).

Depois cria-se um plasma à volta, e pronto. Já está.

Resp : Sim, chama-lhe piezoeléctrico chama...

Fim ...

Eu fiquei pasmado , e a minha pergunta é : Será mesmo possivel criar um sabre de luz  e se dá como fazer ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Provavelmente os tipos desse fórum sabem a resposta melhor que nós.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que é sempre bom ver matérias como esta...

já imaginaram o que é andar com um sabre de luz no bolso?!!?  :cheesygrin:

Não sei se dá pra fazer um ou não... mas mesmo que seja possivel... não deve ser tarefa mesmo nada fácil... :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Provavelmente os tipos desse fórum sabem a resposta melhor que nós.

Pois mas nós aqui se calhar temos pessoal intressado no assunto e que secalhar sabem algumas coisitas.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, o topico é mesmo  muito interessante.

Gostava de saber mais informações sobre esse assunto, parece-me uma cena tão fantansiosa, mas tão alocinante de se desenvolver.

Mais informações avisem :thumbsup:

Um Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Adorei esta frase: "onda estacionária quantica de fotoes"  :cheesygrin: :2funny:

Penso eu de que, foi com o Einstein a imaginar que corria ao lado da luz que se apercebeu que quando olha-se para a luz viria uma onda estacionária da luz.

Como isso era de tal modo absurdo, concluiu que algo estava mal e com a ajuda de Maxwell (que já tinha pensado "o mesmo/semelhante" mas em conductores electricos e tinha já as equações/conclusões relativistas), ele desenvolveu a teoria da relatividade restrita.

Do resto, na minha opinião, não passa de "ficção científica".

Cumpr. bk@ero  :cheesygrin:

PS: Cada vez mais vejo visionários/filósofos/entre outros que pegam no conhecimento científico que não percebem e destorcem-o para reforçar as suas ideias. Agora está na moda o uso abusivo dos termos da física quântica. Não se deixem enganar com tudo o que dizem!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ena há com cada teoria ...

Um sabre de luz cortante ...  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

será que a minha Física anda assim tão desatualizada...  :wallbash:

isto parece-me assim um bocado estúpido, mas deve ser ignorância minha mesmo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só falta mesmo aparecer nas televendas!

ca para mim parecem-m mais umas brincadeiras com o autocad.

Mas de qualquer forma,as espadas do starwars nao eram autênticas?!?!?!?! :starwars:

De qualquer forma,parece-me um bocado complicado criar um feixe de luz,apenas com uma origem, e com um comprimento tão definido.

ou podem pegar numa motoserra e meter-lhe uns LEDs e tal  :wallbash:

Tá boa!

Ficava tipo árvore de natal!  :cheesygrin:

[ ]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora