• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

[PT]Devilishly

UML

3 mensagens neste tópico

Boas!

Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração. A Linguagem de Modelagem Unificada é um método aberto usado para especificar, visualizar, construir e documentar os artefactos de um sistema de software orientado a objetos.

Basicamente, a UML permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seu trabalho em diagramas padronizados. Junto com uma notação gráfica, a UML também especifica significados, isto é, semântica. É uma notação independente de processos, embora o RUP (Rational Unified Process) tenha sido especificamente desenvolvido utilizando a UML.

É importante distinguir entre um modelo UML e um diagrama (ou conjunto de diagramas) de UML--o último é uma representação gráfica da informação do primeiro, mas o primeiro pode existir independentemente. O XMI (XML Metadata Interchange) na sua versão corrente disponibiliza troca de modelos mas não de diagramas.

Fonte: UML -Wikipedia
0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, UML aplica-se muito a engenharia de software.

UML é daquelas coisas que dão sempre muito jeito para se fazer um projecto, mas, infelizmente, deixo sempre para o fim. Normalmente acabo o projecto primeiro e faço os diagramas e passos de UML para a apresentação do projecto. :D

Já cheguei à conclusão que me poupava muito trabalho, arranjava organização e havia uma muito melhor distribuição de tarefas.

➔ Usem UML ;)

hasta

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim acontece-me algo parecido...

Tens a vantagem de ter logo ali uma "representação" do teu projecto... no entanto, uma vez que estás no inicio há sempre montes de problemas que te passam ao lado (que só os descubrirás a programar)...

Portanto, aconselho a fazer uma representação UML pouco cuidada no inicio e ela ir evoluindo consuante o código é feito! :D (de qq modo em projectos grandes há mais gente a pensar nos possiveis problemas que surgirão e portanto é possivel que tudo resulte melhor :D)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora