• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Banda larga em Portugal abrandou

8 mensagens neste tópico

No primeiro trimestre, taxa de penetração foi de 12,6 por cento

A taxa de penetração da banda larga em Portugal abrandou no primeiro trimestre do ano para um ritmo inferior ao da União Europeia a 15.

Segundo o Broadband Scorecard - estudo realizado regularmente a nível europeu pela European Competitive Telecommunications Association (ECTA) - Portugal registou 12,6 por cento de penetração, face à média da UE a 15 de 15,9 por cento.

Face aos últimos três meses do ano passado, a taxa de penetração cresceu oito por cento, embora a um ritmo menor do que a média de 9 por cento registada pelos países da Europa dos 15.

Segundo dados da entidade reguladora do sector das Comunicações, Anacom, em Janeiro deste ano apenas um terço dos lares portugueses (35,3 por cento) estavam ligados à Internet, mas destes a maioria possuía acesso de banda larga (26 por cento).

O inquérito ao consumo da banda larga, divulgado em Maio pela Anacom, revelou que o desinteresse dos consumidores portugueses pela Internet era essencialmente motivado pelo facto desta ser encarada como algo supérfluo.

Esta era, segundo as respostas de 38,3 por cento dos inquiridos pela Anacom, "a principal barreira à adesão à Internet" em Portugal.

A ausência de computador e os preços praticados foram os motivos apontados respectivamente por 34 e 8,6 por cento da amostra, acrescentou a Anacom.

A pesquisa da ECTA revelou que Portugal desceu três lugares no 'ranking' da penetração da banda larga no período de um ano, situando-se na 13ª posição, tendo sido ultrapassado pela Itália, Alemanha e Espanha.

Actualmente, Portugal está apenas à frente da Irlanda e da Grécia, com um total de 1.316.004 ligações de banda larga.

Fonte: Jornal de Notícias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apesar de usar a internet para 'trabalhar' estou a pensar seriamente em remove-la de casa. A razão é muito simples, o meu actual fornecedor de internet vai modificar as velocidades(aumentar) e reduzir o tráfego mensal. Além disso a rede não está muito boa e fala-se em TS... São tudo boas razões para simplesmente usar a da faculdade.

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Spread, deixa-me adivinhar: Cabovisão ? :P

Eu por acaso tenho visto com cada coisa... no outro dia fui a um local um pouco remoto em que o dono da casa gasta balurdios em internet porque apesar do governo ter anunciado ADSL em todo o território nacional, todos os ISPs dizem que não podem colocar internet porque não está coberto :)

A solução foi arranjar uma placa Kanguru para ter net no Portatil em GPRS e o filho usa RDIS na mesma... ou seja o problema mantém-se :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um amigo meu também teve RDIS durante uns 5 anos, só mesmo este ano é que houve ADSL, e mora pertíssimo da Nazaré. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um amigo meu também teve RDIS durante uns 5 anos, só mesmo este ano é que houve ADSL, e mora pertíssimo da Nazaré. :thumbsup:

eu ainda à 2 anos usava 56kb :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu ainda à 2 anos usava 56kb :thumbsup:

E eu até Janeiro deste ano também usava 56k... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora