• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Microsoft quer patentear dicionário de verbos

18 mensagens neste tópico

Introduz-se uma forma verbal e a aplicação conjuga o verbo em vários idiomas. Em linhas resumidas, é assim que funciona o sistema que a Microsoft pretende patentear junto das autoridades norte-americanas. O pedido de registo de patente já foi entregue e tem por objectivo assegurar os direitos de propriedade intelectual por um sistema que pode ser utilizado na aprendizagem de idiomas estrangeiros, informa a InfoWorld.

Com base no sistema que a Microsoft pretende patentear, será possível criar uma aplicação que identifica formas verbais e conjuga verbos nos vários modos, tempos e pessoas.

O pedido de registo de patente não informa se o futuro dicionário de verbos da empresa de Gates já se encontra concluído ou se vai ser integrado em alguma aplicação que a Microsoft disponibiliza actualmente.

Fonte: Exame Informática

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Grupo de Investigação NLX da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa já tem uma cena dessas há muito tempo e com uma qualidade simplesmente espetacular: o LX Conjugator.

Convido-vos a experimentarem também todas as ferramentas do NLX:

- LX-Conjugator: Conjugador de verbos

http://lxconjugator.di.fc.ul.pt

- LX-Suite: Etiqueta texto com vários níveis de anotação

http://lxsuite.di.fc.ul.pt

- LX-Inflector: Flexiona nomes e adjectivos

http://lxlemmatizer.di.fc.ul.pt/flex'>http://lxlemmatizer.di.fc.ul.pt/flex

- LX-Lemmatizer: Dá o infinitivo para formas verbais

http://lxlemmatizer.di.fc.ul.pt

A Microsoft chegou com anos-luz de atraso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E explique-me uma coisa: se a MS conseguir patentear esse sistema o que pode acontecer a outros sistemas semelhantes ( exemplo o link que o M6 deu que faz só em português ,mas pode ser adapado para várias linguas)? Têm de pagar alguma coisa? Ou só vai servir para MS dizer "fui eu que fiz 1º"?

btw M6 thnks pelo link. Se quando eu andava na primária soubesse :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E explique-me uma coisa: se a MS conseguir patentear esse sistema o que pode acontecer a outros sistemas semelhantes ( exemplo o link que o M6 deu que faz só em português ,mas pode ser adapado para várias linguas)? Têm de pagar alguma coisa? Ou só vai servir para MS dizer "fui eu que fiz 1º"?

Fora dos EUA não pode fazer nada. As patentes aplicam-se apenas aos países/regiões onde as coisas estão registadas, como não há patentes na Europa, não seremos afectados.

Nos EUA, as patentes servem mais como moeda de troca e para "esmagar"/"amedrontar" empresas pequenas.

Como moeda de troca porque quando dois gigantes entram em conflito normalmente a coisa resolve-se fora dos tribunais através de trocas e cedências de patentes e acordos assim entre as empresas.

Para amedrontar as empresas pequenas porque se uma grande usar uma patente, é bem possível que uma grande arraste o processo durante anos usando essa tecnologia durante esse tempo, eliminando assim a vantagem competitiva da empresa pequena. Desta forma, as empresas pequenas sabem que é melhor vender a patente (ou a própria empresa) do que lutar contra um grande. Só que não estando em pé de igualdade, o valor acordado, embora possa ser considerado bom, pode ser muitas vezes inferior ao valor real da coisa.

Edit: outra coisa de que me esqueci de dizer.

Mesmo que a MS pudesse patentear isso aqui em Portugal (e partindo do principio de que a coisa é "igual" ao que, por exemplo, o grupo NLX faz) dado que o grupo NLX já apresentou isto em conferências, isto torna-se de conhecimento (ou domínio, não tenho a certesa do termo correcto) público e como tal a patente, mesmo que seja aprovada, pode ficar sem efeito se se provar que aifinal o que foi patenteado já existia e era conhecimento já disponibilizado "a todos". Isso é fácil de provar neste caso, onde as ferramentas e teoria sob as quais as mesmas acentam, já foram apresentadas varias vezes em conferências.

btw M6 thnks pelo link. Se quando eu andava na primária soubesse :thumbsup:

:P Na primária já havia disto, só que em suporte de papel, chama-se "dicionário de verbos" :):D :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6 podes ter razão mas eu acho que existem patentes na Europa. Patentear certas marcas. Eu tenho a certeza que existe alguma forma de "proteger" tecnologias e nomes, não sei se se chama patentear.

Quanto a isso da Microsoft gostava de saber se foi a microsoft que criou esse sistema? Se foi tem todo o direito de o fazer. Se não também tem o direito de o fazer caso a tecnologia ainda não esteja patenteada mas não é uma atitude digna. Já aconteceu isso várias vezes pessoas descobrirem uma coisa e verem a sua tecnologia patenteada por outros que só acharam o software interssante.

M6 talvez não concorde contigo devido a que as empresas que descobrem uma tecnologia publicam a mesma e dão acesso a outros.  E esses outros o que fazem muitas vezes é pegar na tecnologia e fazer uma cópia com várias modificações para não ser como a outra de forma a puderem usar essa tecnologia sem infrigirem as leis.

M6 muito obrigado pelos links :P eu ainda estudo e por isso ainda pode dar muito jeito, e eu detesto procurar nos livros de verbos :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6 podes ter razão mas eu acho que existem patentes na Europa. Patentear certas marcas. Eu tenho a certeza que existe alguma forma de "proteger" tecnologias e nomes, não sei se se chama patentear.

Atenção que estamos a falar de patentes de software. Existem patentes na Europa e em Portugal, mas não são patentes de sw como é aqui o caso.

Quanto às marcas, isso não patenteias, registas.

Quanto a isso da Microsoft gostava de saber se foi a microsoft que criou esse sistema? Se foi tem todo o direito de o fazer. Se não também tem o direito de o fazer caso a tecnologia ainda não esteja patenteada mas não é uma atitude digna. Já aconteceu isso várias vezes pessoas descobrirem uma coisa e verem a sua tecnologia patenteada por outros que só acharam o software interssante.

Isso é a "beleza" da coisa: não interessa quem inventou ou criou, apenas interessa quem patenteou.

Não são raros os casos em que se patenteia uma cena e depois alguém inventa algo que, por acaso, até tem lá pelo meio algo que foi patenteado...

M6 talvez não concorde contigo devido a que as empresas que descobrem uma tecnologia publicam a mesma e dão acesso a outros.  E esses outros o que fazem muitas vezes é pegar na tecnologia e fazer uma cópia com várias modificações para não ser como a outra de forma a puderem usar essa tecnologia sem infrigirem as leis.

Não compreendi bem em que discordas... É que o que escrevi acima é apenas o retrato da realidade...

M6 muito obrigado pelos links :P eu ainda estudo e por isso ainda pode dar muito jeito, e eu detesto procurar nos livros de verbos :thumbsup:

Ainda bem que é útil :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Atenção que estamos a falar de patentes de software. Existem patentes na Europa e em Portugal, mas não são patentes de sw como é aqui o caso.

Quanto às marcas, isso não patenteias, registas.

Ah ok, já estou esclarecido quanto a isto porque eu sempre tinha ouvido falar em patentear o nome de uma empresa e a empresa x que tinha o mesmo nome que a x patenteada tava com problemas porque lhe tinham movido um processo ...

Isso é a "beleza" da coisa: não interessa quem inventou ou criou, apenas interessa quem patenteou.

Não são raros os casos em que se patenteia uma cena e depois alguém inventa algo que, por acaso, até tem lá pelo meio algo que foi patenteado...

Pois infelizmente acontece isto "todos os dias".

Não compreendi bem em que discordas... É que o que escrevi acima é apenas o retrato da realidade...

Eu é que entendi mal o que estavas a dizer foi por isso que referi que depois copiavam-se as tecnolgias que estao patenteadas mudando-lhes certas coisas.

EDIT

Edit: outra coisa de que me esqueci de dizer.

Mesmo que a MS pudesse patentear isso aqui em Portugal (e partindo do principio de que a coisa é "igual" ao que, por exemplo, o grupo NLX faz) dado que o grupo NLX já apresentou isto em conferências, isto torna-se de conhecimento (ou domínio, não tenho a certesa do termo correcto) público e como tal a patente, mesmo que seja aprovada, pode ficar sem efeito se se provar que aifinal o que foi patenteado já existia e era conhecimento já disponibilizado "a todos". Isso é fácil de provar neste caso, onde as ferramentas e teoria sob as quais as mesmas acentam, já foram apresentadas varias vezes em conferências.

Pois lá isso é uma coisa que está bem feita e com a qual concordo plenamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:shocking: :nono1:

como é que é possível que se patenteie um dicionário de verbos (ou de outra coisa qualquer)?

os dicionários existem à muitos anos, não são nenhuma invenção. é verdade que este tem um formato ligeiramente diferente, mas no essencial não trás nada de novo. não percebo como é que se permite que estes sejam patenteados. só mesmo no U$ :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos:

a Microsoft pretende patentear junto das autoridades norte-americanas. O pedido de registo de patente já foi entregue

Não quer dizer que foi aceite... Mas acho estupido se for aceite.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá a microsoft tem patente do double click todo o que possa vir a partir dai nao me admiro :thumbsup: LOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá a microsoft tem patente do double click todo o que possa vir a partir dai nao me admiro :thumbsup: LOL

Essa partiu-me todo,  :wallbash: até essa m*rda foram patentear !

Esta gente lembra-se de cada coisa !  :wallbash:

Já pensou em patentear tambem o Blue screen ?  :nono1:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já que falamos de patentes, deixo aqui um User Friendly sobre isso. :thumbsup:

Quanto ao tópico em questão, a MS poderá patentear a coisa, pois mais absurda que seja, uma vez que as patentes de sw nos EUA têm regras, digamos, sui genesis. A minha opinião é que os EUA estão, actualmente, com a ideia de que ter patentes de sw talvez não tenha sido uma ideia tão boa quanto inicialmente lhes pareceu (não vou comentar, apenas estou a expressar a minha ideia quanto ao estado de espírito actual). Isto deve-se ao facto de ultimamente o instituto que trata das patentes de sw ter metido os pés pelas mãos várias e repetidas vezes, tendo de invalidar várias patentes por não ter feito o seu trabalho de casa correctamente. Isto está a desgastar e a mostrar uma má image do sistema de patentes o qual os EUA, na minha opinião, não têm actualmente tanta certesa de que tenha sido uma boa ideia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa é que me partiu todo! :uglystupid2:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não é preciso, só mesmo no windows é que isso existe :thumbsup::P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não é preciso, só mesmo no windows é que isso existe :thumbsup::P

Acho que ninguém entrar em desputas legais nem pagar para poder usar essa patente... :):D :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora