• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ber0x88

IBM vai criar o supercomputador mais poderoso do mundo!!!

2 mensagens neste tópico

284867.jpg

O Roadrunner vai poder executar um quadrilião de operações por segundo. Vai ficar sedeado no laboratório nuclear de Los Alamos, EUA, e será criado pela IBM, que ganhou o concurso para o desenvolvimento e a instalação daquele que, em 2007, será o supercomputador mais poderoso do mundo, revela a Cnet.

O novo supercomputador vai integrar processadores Opteron (da AMD) e Cell (desenvolvidos pela IBM e futuramente integrados também na Playstation 3).

A implementação do projecto deverá arrancar em Setembro e terminar em 2007, caso o Governo decida instalar a solução completa.

A primeira fase de instalação do Roadrunner está orçada em 35 milhões de dólares (cerca de 28 milhões de euros).

À semelhança do segmento doméstico, a supercomputação também tem registado concorrência aguerrida. Em Junho, o Instituto de Investigação Física e Química japonês anunciou ter criado um supercomputador com capacidade de armazenamento de um Petaflop (um quadrilião de operações por segundo), mas este anúncio não foi confirmado pelos métodos padronizados internacionalmente.

Tudo leva a crer que a concorrência deverá prosseguir nos próximos tempos. Além de ser uma mais-valia para a investigação, o título de “supercomputador mais poderoso do mundo” é muito apetecido por marcas de informática e governos dos países mais avançados.

Fonte: Exame Informática

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora