• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

Como dotar uma aplicação de capacidades de script?

8 mensagens neste tópico

Boas!

Vou inciar um projecto onde pretendo dar ao utilizador a possibilidade de expansão das funcionalidades através do uso de scripts, estava a pensar em java scritp, uma vez que vou trabalhar em java.

O problema é que não tenho noção alguma de como é que um motor de script se liga a uma aplicação. Alguém me pode indicar um caminho?

Thanks.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois eu relamente percebo de java e de js mas nao tou a ver como fazer isso :S já agora tambem kero saber  :P :P :P

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja somos 3  :P

Ando praqui com uma ideia do genero, só não é em JS nem em Java, mas de qualquer maneira ficava com uma ideia de como se faz!

cumps

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois bem já fiz uma aplicação em C que interpretava Perl para realizar diversas acções internamente e extender as potencialidades da propria aplicação.

Em java não conheço nenhum motor de script que possas incluir no teu projecto, mas experimenta pesquisar no sourceforge.

Estou agora a aprender Lua script (http://www.lua.org/) e a integrar no mesmo projecto, para substituir o Perl (ao que parece) Lua script é mais facil de se programar que Perl ( ps: uma coisa que me admirou foi o numero de projectos, jogos incluidos que usasm o lua script engine, http://www.lua.org/uses.html, simplemente fantastico. )

Já agora a titulo de curiosidade, pelo que me disseram a futura implementação do Java (JRE) 6 vai implementar capacidade de execução de script nativas, podes consultar http://www.jcp.org/en/jsr/detail?id=223 (baseado na linguagem Rhino, http://www.mozilla.org/rhino/ ).

O projecto Rhino (nunca utilizei) acho que permite executares javascript em Java, não sei se te ajuda: http://www.mozilla.org/rhino/

Vou aproveitar e ver se acho algum motor de script que dê para integrar em Java e se encontar digo-te alguma coisa.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estava a pesquisar mais um pouco e encontrei um artigo que mostra as potencializades de Rhino: http://today.java.net/pub/a/today/2006/04/11/scripting-for-java-platform.html

E fica aqui uma pagina que contem uma enorme lista de linguagens que podes usar para scripting usando Java: http://java-source.net/open-source/scripting-languages

Boa sorte, espero que isto sirva.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu queria era perceber como funciona a interação entre o motor e a linguagem nativa, isso tem a ver com o motor, por exemplo é uma api, ou existe uma forma genérica de o fazer.

Em relação a esses link, também tinha andado a investigar, mas não tive muito tempo, outra coisa que agora não sei é se vale a pena incorporar um motor de script ou se devo esperar pelo java 6 :P

Obrigado pela info.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção que JavaScript não tem nada a ver com Java, apenas o nome semelhante. :nono1:

Já ouvi falar do BeanShell e do Jython, são hipóteses a considerar.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A unica linguagem pelo que vejo que satisfaz o teu primeiro pedido "correr" Javascript dentro da tua aplicação Java é o Rhino.

Podes ler no site dele o seguinte (http://www.mozilla.org/rhino/):

Rhino is an open-source implementation of JavaScript written entirely in Java. It is typically embedded into Java applications to provide scripting to end users.

Quanto a linguagem que deves usar para script, a meu ver é a linguagem que mais te sintas a vontade de utilizar, pois já é por si dificil integrar algumas "maquinas virtuais" dentro de outras linguagem, assim como ligar com as respectivas limitaçãoes de algumas implementações.

Sendo assim se já sabes Javascript aproveita e testa o Rhino primeiro, se correr mal passa a proxima que mais te apelar as necessidades ou em termos de complexidade de implementação.

PS: Podes encontrar varios exemplos assim como tutoriais (http://www.mozilla.org/rhino/tutorial.html) de como começar a utilizar o Rhino nas tuas aplicações Java, para mais informação consultar a documentação online em http://www.mozilla.org/rhino/doc.html .

De qualquer maneira depois diz-me qual a linguagem (ou maquina de script) que optas-te e porque, fica bem.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora