• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

wazzuup

MySQL + PHP -> quero usar um base de dados.

15 mensagens neste tópico

Boas, eu tentei instalar o wamp manualmente mas não consegui devido a uns erros:

- a acessar a base de dados através de mysql dava-me erro de autenticação (eu acho que era por ter encriptação da password activa no mysql não sei)

- Ao instalar uma segunda vez, a fazer o loadmodule do php no apache ele dizia que não encontrava o ficheiro mas ele estava lá.

E então fui procurar na net e econtrei o WAMP5, que instala o Apache, PHP5, MySQL, PhpMyAdmin e MySQLI manager. (http://www.wampserver.com/)

Instalei o WAMP no meu pc e fiz o upload de dados para uma base de dados MySQL. Agora gostava de saber se é possível (penso que sim) mostrar os dados num site, com php e html(formatação). Por alto, o que tenho que fazer? (não é preciso dizerem-me o código..).

Desculpem lá alguns erros técnicos mas eu sou newbie aqui, ainda só li uns tutoriais e comecei a gostar.

edit: já sei que sim  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que é possível, é esse o objectivo de instalares o wamp, é poderes ligar o teu site a uma base de dados...

Parece-me é que ainda não percebeste que uma página em php não é mais do que uma página HTML, que também tem código PHP. (Aliás experimenta pegar num html, mudar-lhe a extensão para php, meter no servidor e aceder a ele...).

O melhor será começar por ler uns tutoriais, livros, qualquer coisa, sobre php...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1 - PHP não é igual a HTML php depois de processado  retorna uma pagina com codigo html mas não é uma pagina html.

2 - Se queres aprender PHP nada melhor que o www.php.net tem tudo o que deves saber com exemplos e até em PT.

3 - Em relação a MySQL é relativamente simples mostral os dados contidos numa tabela(s) SQL para o stie para isso aconselho a leres estas paginas pela seguinte ordem de preferencia ;)

Conectar a MySQL

Selecionar a Base de Dados

Executar o Query

Retornar os resultados

Desconectar

Espero ter ajudado ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimenta o EasyPHP v1.8 [ http://easyphp.org/?lang=en ] que já tras o Apache 1.3.33, PHP 3.3.10, MySQL 4.1.9, PHPMyAdmin v2.6.1.

A meu ver é uma optima solução para começar a programar em PHP e a utilizar o MySQL.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Wamp tambem tras Apache, php, mysql, myphpadmin, e ainda sqllite .

Não é por ai ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimenta o EasyPHP v1.8 [ http://easyphp.org/?lang=en ] que já tras o Apache 1.3.33, PHP 3.3.10, MySQL 4.1.9, PHPMyAdmin v2.6.1.

A meu ver é uma optima solução para começar a programar em PHP e a utilizar o MySQL.

essas versões são um bocado desactualizadas... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem inúmeros pacotes que instalam tudo automáticamente, estou a usar o xampp e é bastante bom. Seja como for é melhor perceberes mais sobre o que é php e o que pretendes.

PHP é uma linguagem server-side, é utilizado do lado do servidor, logo precisas de um servidor para a poderes usar, e não faz mais do que executar os pedidos e passar o resultado ao servidor web que por sua vez envia a página para o utilizador, PHP e HTML estão ligados mas um pode muito bem existir sem o outro.

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VertrigoServ.

Aconselho a dares uma vista de olhos, e ao contrário do que disseram não pegues na documentação oficial da linguagem, agarra num bom livro (se não quiseres comprar, arranja em formato eBook) e começa a aprender. :P

Apesar dos manuais oficiais das linguagens terem muita informação, funcionam mais como referências e não são do melhor que há para dar os primeiros passos numa linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda. quanto a usar o EasyPHP ou o Wamp penso que não haja grande diferença, visto que apenas as vers~ioes mudam.

Vou ver os sites que me indicaram, estou mesmo a precisar de um livro ou um tutorial, porque tou a gostar de php (já li alguns tutoriais básicos).

Já agora, eu estou a trabalhar no WAMP, e se depois eu quiser por o meu site e base de dados na net, acessível a qualquer um, como faço?

Dá para alojar naqueles serviços de free hosting php e mysql? É só passar para lá os ficheiros?

Obrigado mais uma vez.

edit: Triton, estive a ver o pacote VertrigoServ. e gostei por ser mais pequeno (no meu pc isso é fundamental), vou experimentar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim se o servidor tiver php e mysql podes basta ires ao myphpadmin e fazer importa da base de dados e depois copiar para la os filas php.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa aqui o o nosso grande amigo satanuke desenvolveu uma aplicação porreirissima e voçes nao falam dela?

pa usem o NetServer!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu falei apenas no que tinha experiência, quando comecei também pensei no NetServer mas não gostei, e dps não tem o apoio que tem o xampp, por exemplo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por acaso para programar php e mysql uso a wamp mas para servidor a serio nada melhor que LINUX :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa aqui o o nosso grande amigo satanuke desenvolveu uma aplicação porreirissima e voçes nao falam dela?

pa usem o NetServer!

Pois, mas os componentes estão todos desactualizados (falhas de segurança), tem um server de FTP e Mail (quem precisa disto num server de desenvolvimento?), duas versões do PHP (para quê?), e ainda é 3 vezes maior que o pack que falei. Dou o meu apoio a aplicações nacionais, mas neste caso existem alternativas bastante superiores. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora