• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

[VB6] Como explorar uma biblitoteca (lib)?

6 mensagens neste tópico

Olá!

Tenho postado várias dúvidas nas quais me respondem que devo declarar uma lib (biblioteca, penso eu, corrijam-me se estiver errado), e tudo funciona bem.

Uma coisa: Como é que vocês sabem as funções incluídas numa lib? Há alguma forma de saber, abrindo os ocx e os dlls? Já andei a ver no explorador de funções e objectos, mas sem sucesso... ;)

É uma coisa do género:

Private Declare Function GetDesktopWindow Lib "user32" () As Long

Private Declare Function GetDC Lib "user32" (ByVal hWnd As Long) As Long

Private Declare Function GetWindowRect Lib "user32" (ByVal hWnd As Long, lpRect As RECT) As Long

Também já me disseram que era uma declaração de APIs.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que nao interessa para nada(ou pelo menos eu n estou a ver o interesse nissu) de saberes qual a Lib que contem a função(istu em VB6).

Private Declare Function GetDesktopWindow Lib "user32" () As Long

Private Declare Function GetDC Lib "user32" (ByVal hWnd As Long) As Long

Private Declare Function GetWindowRect Lib "user32" (ByVal hWnd As Long, lpRect As RECT) As Long

Istu é a "declaração" de API's e para as utilizares não precisas saber qual a Lib que as contem, a meno que as queiras declarar manualmente ou seja, escrever essas linhas a mão. Normalmente ou copia-se, da net, deoutros programas, ou do API Text Viewer que é uma ferramenta que vem com o Visual Studios.

Apenas necessitas saber qual a API que faz o que queres, e depois declara-la e saber como ela funciona.

Se estiver enganado em algum aspecto, corrijam-me  ;)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apenas necessitas saber qual a API que faz o que queres, e depois declara-la e saber como ela funciona.

Exactamente para isso, para saber como funciona! (e as funções nela contidas)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas para que queres saber que funções contem uma determinada Lib?

Para saberes como funciona uma API não precisas saber a que lib pertence, ou percebi mal o teu post?  ;)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Prontos... Tá bem, vou confessar  :)

É que eu pensei que ao mexerem na lib user32 (que suponho que seja o file c:\windows\system32\user32.dll), qtambém desse para utilizar os ficheiros de bluetooth que o Windows também tem para lá...  :P

É só mesmo por isso que queria saber as funções que esse ficheiro tem e, se fosse possível, trabalhar com ele no VB6.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem algumas ferramentas no windows que permitem ver o manifesto dos dlls e ver quais as funções que estão lá

Contudo se fores a este site

http://www.allapi.net/apilist/apilist.php

Tens la uma lista das principais funcões "API"  . Tb explicam qual o dll que a contêm

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora