• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skin

Programa de TIC do 10º Ano

31 mensagens neste tópico

Boas,

chegaram hoje os livros de Tecnologias de Informação e da Comunicação e eu estive a dar uma vista de olhos ao programa e sinceramente achei muito fraco  :thumbdown: gostava de saber as voças opiniões.

Programa:

Módulo 1:

Base de dados (Access)

Módulo 2:

Folha de Cálculo (Excel)

Web: criação (FrontPage)

Web: animação (Flash)

Web: design (Dreamweaver)

Módulo 3:

Sistema operativo Linux (Caixa Mágica)

Aquisição e tratamento de imagem

Legenda:

Vermelho - Fraco

Laranja - Podia ser melhor abordado

Preto - Concordo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol, e pensas que vais dar isso tudo?

Digo-te já, dás word, dás excel, no meu caso dei powerpoint e mais nada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já fiz meio 10º ano e 1 completo e das duas vezes, na primeira dei word, excel e power point, na segunda dei excel, access e frontpage.

Praticamente foi isto, é claro que depois aprovietei-me das aulas livres para brincar com outras ferramentas.

Enfim.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Base de dados (Access)

Discordas do Access?

Porque, para mim quem está a dar os primeiros passos é o ideal, é simples de se utilizar é facil de implementar as vistas e efectuar consultas.

(É necessario lembrar que são miudos do 10 ano, eles vão para lá sem perceber seque como mexer naquilo)

Quem está a começar a tentar perceber o que é uma base de dados e a aprender o modelo relacional, acho q é uma boa escolha.

( Não posso dizer nada quanto a aplicação de base de dados do Open Office porque nunca a utilizeir ).

Sistema operativo Linux (Caixa Mágica)

Lol acho que dar a Caixa Magica a ao alunos de TIC é um pouco contra producente, é o mesmo que tentar dar o Windows 3.11 quando eles mais tarde vão usar o Windows XP, ou seja pouco ou não tem a haver.

Acho bem que o ministerio esteja a apoiar o uso deste Linux, mas acho q a custa dos miudos não vale a pena.

No meu antigo liceu sei que os putos aprendem a trabalhar é com o knoppix visto que o caixa magica dá muitos problemas de configuração, e não da para o ter instalado em todas as maquinas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já notei que a tua classificação é essencialmente o que pretendes seguir na informática ou o que tu "vês" na informática ;)

Tal como o unsignedint referiu, access é mesmo muito importante! E para quem anda a trabalhar com portais, e outros tipos de sites que acabam por ter uma ligação a uma BD, nada melhor que o access para começares a PERCEBER bem como funciona o SQL, como fazer queries eficases em vez de 200 queries que poderias fazer numa só...

Enfim, poderia dar-te aqui uma boa quantidade de razões para "dares importância" ao access. De realçar que podes ter "uma ideia" do que é SQL, e não querendo substimar-te, dúvido mesmo muito que saibas 1/10 das potencialidades de SQL..., com o Access vais notar bem isso. Atenção que Access não é só SQL, é que nem de perto..., até em visualbasic podes vir a trabalhar...

Sobre o CM..., de facto podia ser melhor, mas para quem num outro post se auto-intitula como patriota... ;)

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente o que eu dei.

Módulo 2:

Folha de Cálculo (Excel)

Web: criação (FrontPage)

Web: animação (Flash)

Web: design (Dreamweaver)

Não entendo qual é o objectivo de usar o Dreamweaver como uma ferramenta de design e o Frontpage como uma ferramenta de criação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Skin, podes-me dizer qual é o teu livro? (Editora, Autores, etc...Só para ver se é igual ao que já tenho)

Tipo, eu quando recebi a lista dos livros para comprar na parte de TIC vem "Não é adoptado Manual" mas fui ver e o livro que já tinha do 9ºAno e diz 9º/10º, por isso deve transitar de um ano para o outro...

Já agora, tu no 9º, o que é que estudaste em TIC?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho esse programa um desastre...

acho que deviam ensinar HTML e CSS em vez de Frontpage, Flash e Dreamweaver...

pelo menos o Linux já aparece no programa (embora pelo que li à uns tempos atrás é opcional...). devo dizer que esta é a única parte do programa que eu gostaria de ter aprendido no 10º ano...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens que ver para a maioria das pessoas, aprender HTML e CSS não é fácil, enquanto que tanto em Dreamweaver e FrontPage tens um editor WYSIWYG, é parecido ao Word, logo muito mais fácil de trabalhar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tradução WYSIWYG: What you see is what you get. (Corrigido Tinha posto "Watch you...")

(Para os leigos,  ;) ...Vá, também tenho direiro a achar-me importante e que sei umas coisas  ;) É o meu dia de anos)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tradução WYSIWYG: Watch you see is what you get.

(Para os leigos,  ;) ...Vá, também tenho direiro a achar-me importante e que sei umas coisas  ;) É o meu dia de anos)

Cumps

Podias ter traduzido como deve ser, penso que aí é "What you see is what you get", digo eu não sei.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens razão...enganei-me, vou emendar.. Mas por acaso sabia..só que me enganei  ;)

Além disso "Watch you see" nem faz sentido...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu quanto às bases de dados queria mesmo era abordar o SQL porque é uma cena pela qual me ando a interessar, não com SQL e Access porque acess é uma coisa que eu não acho muito útil na programação mas se dizes que é eu acredito ;).

@Unreal

No 9º ano? Não dei nada, tive sempre a fazer porcaria :)

O livro é Tecnologias de Informação e da Comunicação da Lisboa Editora os autores são muitos ;)

@Rui Carlos

Eu concordo contigo, o HTML e mesmo o CSS são muito básicos e fáceis de aprender. . .E pode-se tirar muito mais partido do que aprender utilizando o ForntPage, que muitos deles nunca vão olhar para o código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu este ano dei SQL e Access, sendo que o programa da Microsoft foi o primeiro e digo-te com toda toda a certeza, se não vais conseguir dominar Access , então esquece SQL.

O bom de Access é que é tudo visual, relações, atributos, é eficaz para quem se ínicia (para ti , ou para mim) e felizmente agora quando faço os modelos relacionais em SQL sei o que estou a fazer devido à experiência em Access..

Em relação ao Linux, é melhor ter a Caixa Mágica do que andar a aprender a formatar o WIN98 como eu fiz este ano, e eu que peço todos os dias na minha escola para mudarem o programa para LINUX....

Informáticos sérios e conscientes usam Linux e não Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim o Access pode ser útil mas é muito visual como tu dizes, e eu pretendia antes SQL por ser tudo codado ;).

Quanto ao linux eu penso que podiam ter arranjado uma distro mais fixe ;) no entanto mais vale caixa mágica do que não aprender linux, porque sempre se fica com uma ideia para as outras distros :).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

skin, tens de compreender uma coisa :) Se querias code ias para a área de informática :)

Acredita sabe bem ter umas horinhas por semana de TIC, mas o que eu fiz foi Word, Excel, e PowerPoint...

Eu bem queria fazer páginas de internet, access e linux mas esquece não aconteceu nada disso ;)

Depois no 11º ano acaba isso tudo por isso aproveita o bocadinho que podes ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos lá ver, pode ser que o meu prof deste ano seja como o do ano passado que deixava fazer tudo e mais alguma coisa ;)

Eu em principio vou seguir a área da informática mas só na faculdade ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Unreal

No 9º ano? Não dei nada, tive sempre a fazer porcaria ;)

O livro é Tecnologias de Informação e da Comunicação da Lisboa Editora os autores são muitos ;)

É que eu no 9º Ano já dei Excel, além de Word e mais umas coisas do tipo " O que é o hardware, software...?"

Também pensavamos que iamos aprender Powerpoint, mas a professora vira-se para nós: "Porque é que eu vou estar a ensinar Powerpoint se voçes já sabem tudo e é tão parecido com Word?"

Aquilo que dei no 9º foi:

Introdução ás Tecnologias de Informação e Comunicação

Introdução a um sistema em ambiente Gráfico

Introdução á Internet e utilização dos seus serviços

Processamento de Texto

Folha de Cálculo

Agora no 10º pelo que está no livro vai-se dar<.

Continuação do Excel

Criação de Páginas Web (Frontpage, Flash e Dreamweaver)

Linux: A distribuição Caixa Mágica e o ambiente gráfico KDE

Mas ainda se deve aprender mais algumas coisas...Nós nunca usamos o livro, só seguimos o indice e fomos dando a matéria, portanto o livro não serve para nada e acho que vamos dar mais algumas coisas mas não sei...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que é possivel que dês nas aulas de TIc é o que o vbmaster disse + frontpage:

Eu também tinha dreamwaver, Caixa mágica no programa e nem toquei nisso.

TIC serviu também para eu ver que afinal a maioria não sabe mexer num pc, para além de msn, hi5, emule (muito nunca ouviram falar em bittorent) e instalar jogos. E alguns mal isso sabem usar. Eu como vinha de outro tipo de turma tinha uma visão "destorcida" em que a maioria dos jovens sabia mexer minimamente bem em pcs...

Muitos nem sabem o que é linux, quanto mais...

E é pena ensinar apenas Caixa Mágica que é uma distro, apesar de ser portuguesa, temos de admitir que é má, e que pode não dar a conhecer uma das vantagem do linux: a estabilidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive uma exp. com alunos dos 10º na escola onde lecionava. Eles adoraram ver e trabalhar com Linux. Foi algo de muito positivo. Não sei se hoje algum destes alunos pegou no Linux outra vez, mas a verdade é que foi uma boa oportunidade para iniciarem-se no mundo Linux.

Em relação ao resto, acho que a única coisa que deveria sair do programa era mesmo o Frontpage. Tendo em conta que depois damos o Dw, o FP torna-se tão fútil... Mas tão fútil... que até mete dó pensar naquelas horas perdidas com o FP  :wallbash:

Já agora, tenho lido algumas criticas ao CM, pessoalmente também acho que não é uma disto que iria usar, no entanto, por ser um projecto PT, acho correcto os alunos usarem num ambito escolar. Permite não só a divulgação de um produto nacional, como também permite a iniciação ao mundo linux em Português (eu sei, eu sei o Gnome e o KDE também podem estar em Português. Mas aqui é ligeiramente diferente). Realmente não vejo mal nenhum nisso. No que diz respeito a estabilidade do CM, apenas tenho a dizer que quem corre o CM nas aulas de TIC, não é para correr servidores dedicados ou em clusters... É apenas para fazer uns startx, ls, top, cd, mkdir e pouco mais ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ruben, pelo que percebi és professor. Será que podias dizer qual é o programa para 10º Ano? (Não tem de ser o deste ano, pode ser o do ano passado...O programa não deve mudar assim muito)... ;)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por acaso ainda nem olhei para os livros lol ;)

Mas o programa até me parece bem interessante tirando a parte do Word, Excel e PowerPoint ;)

A parte de GNU/Linux parece fixe, a Base de Dados veremos (ou não)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No meu livro não aparece nada relacionada com Base de Dados... ;)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Digo-te, as aulas de TIC servem, fundamentalmente, para tu brincares e descubrires as features das ferramentas. Nem de longe das o que vem no livro. Vais perder muito tempo a explicar muita coisa aos teus colegas (haja alguma coisa de útil nestas aulas)... De resto, e basicamente, das o essencial de informática e o essencial das aplicações na optica do utilizador.

Li por aqui que deviam por codigo html e css no programa. Eu nao concordo. Acho que devem conseguir implementar a informatica basica a quem não tem conhecimentos. O ponto negativo: Quem ja tem algum conhecimento informatico passa as aulas a ver o forum p@p ou a ajudar colegas com duvidas.

Neocore

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ruben, pelo que percebi és professor. Será que podias dizer qual é o programa para 10º Ano? (Não tem de ser o deste ano, pode ser o do ano passado...O programa não deve mudar assim muito)... ;)

Cumps

Fui há 2 anos atrás. Eu não era o prof de TIC, mas como era o unico que entendia de Linux, fui dar umas explicaçoes aos muidos (e ao Senhor Eng. que servia de prof de TIC naqela altura) sobre Linux ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora