• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

magician

Java XML ou SQL

14 mensagens neste tópico

Boas tou a criar um gestor de DVDs, ja tenho as classes de leitura de XML prontas e permintem ler ou fazer seleção, usei SAX para fazer isso.

Agora o prob ke tenho é como fazer para escrever no XML, tenho de escrever tudo a mão ?? e é possivel ir a uma determinada TAG e editar o seu conteudo ?

Devem tar a pensar bem para isso usa uma base de dados tipo SQL bem mais simples, pois é verdade mas deparei-me com o seguinte problema para usar uma BD essa base de dados tem de tar instalada e a correr como é o caso de mysql, postgresql etc.... e isso retira toda a versatibilidade do programa, nao tem logica um utilizador instalar o programar e para o usar tem de ter mysql instalado e a correr :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nenhum!

Usa o hsqldb, é um motor de base de dados sql muito versátil e que permite se incorporada na aplicação, basicamente é um jar de alguns KB, sim KB :P, ou o db4o que é uma base de dados com as mesmas capacidades mas guarda objectos e não usa sql.

Qualquer uma das duas podes ser executada como cliente, como servidor ou ser incorporada na aplicação. Estou a desenvolver um gestor de receitas de culinária e estou a usar a db4o, por simplicidade.

http://www.hsqldb.org/

http://www.db4o.com

Já agora o que faz a tua aplicação?

Só mais uma coisa, postgresql, oracle, mssql e mysql não são os únicos motores de bd que existem, já pensaram como é que os jogos e os programas que precisam de bds faziam antes de aparecer o xml?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois XML é realmente uma linguagem muito podererosa e util para ficheiros de configuraçao, e um sem numero de utilidades, mas para bases de dados dinamica a coisa ja complica.

Em relação ao meu programa ainda ta a nascer :P mas o objectivo é um gestor de DVD e talvez CDs, tipo bases de dados que vai permitir guardar a info dos respectivos cds, DVD por categorias, movies, software, audio, games , others e para isso o xml tava-se a revelar complicado :) vamos la ver entao esse HSQLDB visto eu preferir SQL :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fico contente por saber que sempre decidiste ir para essa ideia. Se estiveres de acordo, gostava de ser beta tester. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por mim :P só nao sei para quando vai sair ainda tenho de conseguir perceber como meto o hsqldb a funcionar :) LOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

haai ke isto da trabalho só a parte do GUI :S

Já agora alguem sabe como posso fazer JLabels que funcional como href ? para abrir o browser e tal ;)

Pensei melhor e vou só fazer para DVDs tar a fazer para CD era tar a fazer a mesma coisa e axo ke já ia aprender nada com isso e como o objectio é aprender ;)

Basta correr o exe.

Para quem kizer ver ja tenho aqui o interface do DVD Profile.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm isto do swing é complicado tou aqui com uns problemas se algume me poder ajudar.

O primeiro é como faço refresh em um JFrame ou seja ao carregar no rectangulo verde vai aparecer um InternalFrame onde se mete um nome e esse nome vai subtituir a String HOME que se encontra no rectangulo verde e vai mudar para vermelho o que seguifica que está emprestado e o nome da pessoa o problema é como faço refresh :S?

O segundo se arrastarem o internalframe pode ver ke ele fica debaixo dos outros componestes, ja usei o toFront() mas nada :S

Fica aqui o Pré-pré-pré Alfa ;) espero ke me possam ajudar !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se tou a perceber bem o problema mas não existe qualquer "refresh". Ou melhor o refresh de todos os componentes é feito pelo sistema swing, caso não redefinas os métodos, a única coisa que tens de fazer é um setXXXX que muda o nome.

Vou experimentar a versão alpha para ver se percebo melhor o que queres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que kero é o seguinte imaginado ke tenho esse frame ke mostra a info do DVD e que modifico uma dos campos neste caso o Emprestado, o que quero é que depois do campo se modado, por exemplo de Home para Manel o Jframe actualise  consoante o que foi mudados, visto essa Jframe se criada a partir de um objecto DVD.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não precisas de fazer coisa alguma, se não está a redefinir os métodos das classes swing então o swing trata de tudo por ti, só tens de chamar  o método para mudar o texto e o texto é actualizado. Ainda não tive tempo para ver o teu código, e agora estou a dar mais atenção a outra parte do fórum, estou apertado com o tempo e tenho de me despachar, desculpa se não estou a ajudar muito.

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

JSQLite é com certeza a melhor opinião http://www.ch-werner.de/javasqlite/

Com um pikeno problema de teres que incluir uma dll que liga ao JNI

E teras que compilar o src para todas as plataformas, visto que o site so tem a compilação para win32 ( win32 user are numb, and dont know how to compile it  :P )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso ja tinha tambem visto SQLite mas para dizer a verdade nao gostei :S como bem disses-te tá dependente de muitas coisas!

HSQLDB sorpreendeu-me pela positiva interface simples, facil utilização, bastante documentação online, e a nivel de desempenho até agora nao deixar nada a desenhar, ja para nao falar que para alem de poder funcionar como server permite tambem a integração na propria aplicação sem precisar de libs extra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para não falar que HSQLDB é java nativo e não tens de passar pelo JNI e que o JSQLite é um wrapper e não um motor de base de dados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora