• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

Partições Windows lentas...

18 mensagens neste tópico

Estou com um (grave) problema de performance no acesso ao disco nas partições Windows (leia-se quando faço boot pelo Windows).

O XP demora uma eternidade a arrancar, algo que não estranhei muito, mas a coisa torna-se mais evidente quando o check disk às duas partições leva umas belas duas horas, literalmente.

Inicialmente pensei que o problema fosse outro e não propriamente do disco ou do acesso ao disco, mas quando tentei capturar um vídeo da câmara o problema manifestou-se: o vídeo não é capturado como deve ser porque o disco "não dá despacho"... :thumbdown:

Alguém já teve algum sintoma semelhante? Há algum sw por ai para analisar e resolver este tipo de problemas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que precisas é de um Format C...

No limite assim será, mas essa será sempre a solução de recurso, não tenho tempo para andar a "brincar" a instalar SOs e as apps que já tenho instaladas e configuradas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma questão, isso apenas acontece quando fazes boot pelo windows?

Ou seja quando executas outro SO nesse mesmo disco não sentes esse impacto na performance.

Pois bem eu tive um problema quase semelhante, há uns dias o meu disco do portátil começou a ficar cada vez mais lento e mais tarde começou a dar-me erros (durante o arranque do Windows), usando o SpinRite descobri que o disco estava na eminência de falhar devido a um erro mecânico, e que em certas zonas do disco esse mesmo erro torna-se evidente, noutras não, digo isto pois criei uma partição numa área do disco e essa partição funciona como se o disco não tivesse problema algum... até ao dia, em que morrer de vez.

Sendo assim usa o SpinRite para te assegurares primeiro que o erro não é mecanico, (usa o teste com a profundidade standard, 2).

PS: Vê se o chkdsk acusa algum sector danificado, pode ser a tua primeira pista. ( apesar q os discos mais recentes fazem o chamado "sector realocation", ou seja o teu disco tem um conjunto de sectores extra bons (imagina 50), quando um se estraga o ucontrolador do disco realoca um dos sectores de reserva, para passar a ocupar o endereço do "danificado", ou seja até  teres 50 sectores danificados, podes pensar que não tens nenhum) até a capacidade de realocation ser esgotada, ai sim os verdadeiros problemas é que começam.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma questão, isso apenas acontece quando fazes boot pelo windows?

Ou seja quando executas outro SO nesse mesmo disco não sentes esse impacto na performance.

O Caixa Mágica continua com a mesma performance de sempre, pelo menos aparentemente, algo que não se passa com o Windows...

Pois bem eu tive um problema quase semelhante, há uns dias o meu disco do portátil começou a ficar cada vez mais lento e mais tarde começou a dar-me erros (durante o arranque do Windows), usando o SpinRite descobri que o disco estava na eminência de falhar devido a um erro mecânico, e que em certas zonas do disco esse mesmo erro torna-se evidente, noutras não, digo isto pois criei uma partição numa área do disco e essa partição funciona como se o disco não tivesse problema algum... até ao dia, em que morrer de vez.

Sendo assim usa o SpinRite para te assegurares primeiro que o erro não é mecanico, (usa o teste com a profundidade standard, 2).

SpinRite, vou ver isso, obrigado. :P

PS: Vê se o chkdsk acusa algum sector danificado, pode ser a tua primeira pista. ( apesar q os discos mais recentes fazem o chamado "sector realocation", ou seja o teu disco tem um conjunto de sectores extra bons (imagina 50), quando um se estraga o ucontrolador do disco realoca um dos sectores de reserva, para passar a ocupar o endereço do "danificado", ou seja até  teres 50 sectores danificados, podes pensar que não tens nenhum) até a capacidade de realocation ser esgotada, ai sim os verdadeiros problemas é que começam.

Já vi. O check disk não acusou nada, mas demora umas boas duas horas a correr as duas partições...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O chdisk não é grande coisa para identificação de erros, e pode marcar alguns sectores do disco como bad sectors sem que o sejam.

Como não li todas as respostas vou apenas indicar um dos melhores, não, o melhor programa para reparação e manutenção de discos.

http://www.grc.com/spinrite.htm

É simples e eficaz, o preço também não é muito elevado, e sim são apenas alguns KB :P, podes experimentar esse e ver se tens mais sorte.

PS. Tenho um amigo que tem um amigo que pode ter um amigo e que por sua vez se pode disponibilizar a fornecer o dito programa, apenas para testes e avaliações claro.

EDIT:

Damn! Agora reparo, já tinham mencionado o spinrite :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não teras o disco em pio-mode? vê la isso nos dispositivos, e se tiver, poe em ultra-dma...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não teras o disco em pio-mode? vê la isso nos dispositivos, e se tiver, poe em ultra-dma...

Já me aconteceu :P

Para trabalhar com os discos rigidos e outras coisas mais quando há problemas graves, utilizo o Hiren's BootCD. Traz alguns de progs para trablhar com discos rigidos, etc. Eu ja recuperei a informação de um disco que aparentemente estava em "branco", com um programa que vem nesse CD.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm... Vou ver isso...

Se está em pio-mode não sei como terá entrado neste modo, vou investigar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em alternativa ao spinrite (muito embora ache que o spin rite seja melhor...), tens também o HDD Regenerator.

Já consegui recuperar info de discos sem vida com este pequeno utilitário. Caso precises... també, tenho um amigo que tem um amigo que talvéz tenha um amigo... que consiga arranjar tanto um como o outro. Caso resolva o teu problema, aconselho a comprar o programa para contribuir para o seu desenvolvimento e ... so on... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em alternativa ao spinrite (muito embora ache que o spin rite seja melhor...), tens também o HDD Regenerator.

Já consegui recuperar info de discos sem vida com este pequeno utilitário. Caso precises... també, tenho um amigo que tem um amigo que talvéz tenha um amigo... que consiga arranjar tanto um como o outro. Caso resolva o teu problema, aconselho a comprar o programa para contribuir para o seu desenvolvimento e ... so on... :P

O disco está a funcionar e tenho backups de tudo quanto é importante.

Agradeço e, caso necessite, peço ajuda a esse amigo... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ao que parece este era mesmo o problema. Não sei como mas o controlador estava em pio embora estivesse especificado para usar DMA quando disponível.

Após a troca, que vou explicar de seguida, o arranque do Windows foi brutalmente mais rápido, identico ao que eu esperava.

Dado que tinha a configuração para usar DMA quando disponível mas o modo de funcionamento era pio, e dado que a única forma que conheço de fazer "reset" a um dispositivo é removê-lo e voltar a insta-lo. Deixo aqui o que fiz pois pode ser útil a mais alguém:

1. Backup das segundas coisas mais importantes que tinha no disco (pois as primeiras coisas mais importantes já estavam salvaguardadas).

2. Eliminar o controlador dos dispositivos, pensei que o XP se ia passar por deixar de ter controlador de disco e que ia ser obrigado a fazer hard reset mas portou-se lindamente, perguntou-se se queria fazer reboot e respondi afirmativamente

3. O reboot fez com que o XP detectasse o controlador e o instalasse novamente, mas desta vez o modo de funcionamento dizia qualquer coisa como "informação não disponível", e perguntou-me se queria fazer reboot de novo, disse que sim.

4. O segundo reboot parece ter resolvido o problema, pois o arranque foi brutalmente mais rápido e o modo de funcionamento era já DMA.

Não tive tempo para fazer mais testes, mas parece-me que o problema ficou definitivamente resolvido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estava em PIO então tens um possível problema. O windows muda as drives que estão a usar DMA para PIO sempre que encontra problemas sucessivos nessas drives. Isto, segundo a Microsoft, garante a estabilidade do windows sempre que este acede a essas drives. Assim se o disco estava em modo PIO e não foste tu que o mudaste o windows deve ter tido alguns problemas a aceder ao disco e alterou as definições.

A única vez que tive desse tipo de problemas foi com um drive de CD-ROM e o problema era mesmo da drive que estava danificada e não permitia um acesso normal aos cds, o windows estava sempre mudar as definições da drive.

Tenta determinar o estado do disco, se estiver tudo bem e a situação não se repetir pode ser que o windows tenha tido mais um dos seus muitos stress, mas vale a pena investigares mais para garantir que o problema não se repete.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estava em PIO então tens um possível problema. O windows muda as drives que estão a usar DMA para PIO sempre que encontra problemas sucessivos nessas drives. Isto, segundo a Microsoft, garante a estabilidade do windows sempre que este acede a essas drives. Assim se o disco estava em modo PIO e não foste tu que o mudaste o windows deve ter tido alguns problemas a aceder ao disco e alterou as definições.

A única vez que tive desse tipo de problemas foi com um drive de CD-ROM e o problema era mesmo da drive que estava danificada e não permitia um acesso normal aos cds, o windows estava sempre mudar as definições da drive.

Tenta determinar o estado do disco, se estiver tudo bem e a situação não se repetir pode ser que o windows tenha tido mais um dos seus muitos stress, mas vale a pena investigares mais para garantir que o problema não se repete.

Creio que o XP tinha razão... Digamos que... hummm... ignorei deliberadamente sucessivos avisos de check ao disco causados por falhas de corrente... Creio que aquilo deve ter "baralhado o neurónio ao XP" e, por precaução, colocou o acesso em pio.

Parece-me que está tudo ok, mas só posso testar hoje dá para as tantas...

Depois digo como correu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto tambem ja me aconteceu varias vezes, dai eu ter dito para verificares se estava em pio mode...

ha uns tempos atras comecei a notar o dsico extremamente lento, pensei que fosse de toda a porcaria que instalava e ja n desfragamentava ha seculos, ms n era nada disso... fiz de tudo para tentar resolver o problema ate que fui aos dispositivos e vi que estava em pio-mode, mudei para dma e voltou a funcionar muito bem.

não fui eu que mudei para pio-mode, ms duvido que o disco esteja danificado ou algo do genero, isto ja se passou ha uns meses e o disco continu a bombar. talvez num crash + lixado ou um erro + grave o windows tenha mudado automaticamente, só que isso não dá para nos apercebermos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto tambem ja me aconteceu varias vezes, dai eu ter dito para verificares se estava em pio mode...

ha uns tempos atras comecei a notar o dsico extremamente lento, pensei que fosse de toda a porcaria que instalava e ja n desfragamentava ha seculos, ms n era nada disso... fiz de tudo para tentar resolver o problema ate que fui aos dispositivos e vi que estava em pio-mode, mudei para dma e voltou a funcionar muito bem.

não fui eu que mudei para pio-mode, ms duvido que o disco esteja danificado ou algo do genero, isto ja se passou ha uns meses e o disco continu a bombar. talvez num crash + lixado ou um erro + grave o windows tenha mudado automaticamente, só que isso não dá para nos apercebermos...

É isso mesmo que eu penso. Só que eu já tinha a opção DMA seleccionada, só que o XP não a usava e escolhia pio.

Obrigado pela tua dica, foi 5 estrelas.  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está confirmado: era mesmo o PIO/DMA que estava a atrofiar a leitura dos bits do disco. ;)

Ontem estive um pouco de volta do XP a ver se estava tudo OK e efectivamente parece que o problem ficou resolvido. O arranque do XP acontece à velocidade esperada e a captura de vídeo já se dá ao ritmo normal.

Resta-me agradecer a todos quantos me ajudaram e em particular ao Nazgulled por ter "colocado o dedo na ferida". ;)

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora