• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Neocore

[Projecto VB .NET 2005] - Auto Horário 0.3 -

76 mensagens neste tópico

Boas. Hoje venho postar um pequeno projecto que desenvolvi.

Nos últimos tempos vi-me com a necessidade de utilizar vários autocarros de várias transportadoras, pelo que me lembrei de desnvolver algo para me facilitar esse processo de pesquisa dos horarios. :P

Foi assim que nasceu o Auto Horário.

splashscreen.JPG

main.JPG

Esta pequena aplicação tem um código muito simples. O que faz? O utilizador escolhe a empresa, selecciona a carreira que pretende e, caso tenha o Acrobat Reader, visualisa o horario numa janela.

A dinâmica do programa é simples: Consoante a carreira que o utilizador escolher, ele abre uma janela com um browser imbutido cujo o url é o respectivo link pdf.

-------------------------------------------------------------------------------

Requesitos de sistema:

- Windows XP

- Microsoft Framework 2.0

Versão 0.1

- Horários dos autocarros da Carris

- Horarios dos autocarros da Rodoviária de Lisboa

>Download da Versão 0.1<

Versão 0.2

- Horários dos autocarros da Carris

- Horarios dos autocarros da Rodoviária de Lisboa

- Horários dos autocarros da STCP

- Horários dos autocarros da Vimeca

- Horários dos comboios da CP

- Splashscreen + Logo

>Download da Versão 0.2<

Versão 0.2.1

- A maior parte dos bug's com a activação do botão foram corrigidos (Ainda existe alguns desta espécie)

- Splashscreen redimensionado

- Janela principal centrada

- Alguns erros ortográficos corrigidos

>Download da Versão 0.2.1<

Versão 0.3 -> Última Versão

- A maior parte dos bug's com a activação do botão foram corrigidos (Poderá haver um ou outro para os mais atentos)

- Layout alterado

- Mensagem de erro caso o item seleccionado não exista

- Carreiras da Carris actualizadas com a «Rede 7»

- Horários dos autocarros da TST

- Horários do metro STCP

- Diagrama do metropolitano de Lisboa

- Comboios da Fertagus

- Eléctricos de Lisboa (Carris)

- Ascensores e Elevador de Lisboa (Carris)

>Download da Versão 0.3<

Espero criticas e sugestões.

Neocore

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem pelo que pude ver na aplicação já compilada consegui perceber que como tu próprio disseste ainda está bastante básico o projecto, no entanto acho que vais no bom caminho visto que sabes mais que eu  :P :-[.

Agora os Prós e os Contras.

Prós:

gostei da interface pois é muito fácil de usar e está bem explicida, no entanto reparei ainda num pormenor que é o facto de que quando abres a janela com o PDF não existe lá o icone da aplicação original no canto superior esquerdo (mas nada de especial).

Contras:

Eu sei que existe uma janela a abrir o PDF lá dentro mas acho que se a prórpia janela em vez de abrir um PDF no Adobe Reader, abri-se num processador interno do programa era mais eficaz e mais rápido, no entanto sei que isso te levaria a converter os ficheiros que estão imbutidos na aplicação para outro tipo de formato, é claro que também posso estar a dizer uma grande poia e não ter razão nenhuma.

De resto considero uma aplicação simples, boa para o que se quer fazer, nem com coisas a mais nem com coisas a menos, fácil de usar, e não ha muito mais a dizer.

Esta coisa até é capaz de me dar geito, agora convem é ires actualizando os horários... Uma sugestão, tenta imbutir uma forma de fácil upload de horários por parte dos utilizadores, aí sim se perceberia o porquê da existência do formato PDF no programa. Falo numa espécie de DB para aplicar ao programa, se é que me estás a entender.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Contras:

Eu sei que existe uma janela a abrir o PDF lá dentro mas acho que se a prórpia janela em vez de abrir um PDF no Adobe Reader, abri-se num processador interno do programa era mais eficaz e mais rápido, no entanto sei que isso te levaria a converter os ficheiros que estão imbutidos na aplicação para outro tipo de formato, é claro que também posso estar a dizer uma grande poia e não ter razão nenhuma.

Esta coisa até é capaz de me dar geito, agora convem é ires actualizando os horários... Uma sugestão, tenta imbutir uma forma de fácil upload de horários por parte dos utilizadores, aí sim se perceberia o porquê da existência do formato PDF no programa. Falo numa espécie de DB para aplicar ao programa, se é que me estás a entender.

Cumps. Overrun

Quanto a imbutir os horarios num programa interno, isso ainda é complexo demais para mim. lol  Os ficheiros estão em formato pdf pelo que teria de fazer um instalador que dentro deste "auto horario" tivesse o tal programa. depois disso, teria de fazer o download dos ficheiros todos, o que não era pratico. Mas vou ver melhor isso.

A questão da base de dados para que os horarios sejam actualizados não tem muito interesse a meu ver, pois os ficheiros que a janela abre são directamente transferidos do servidor da empresa, e caso haja alguma alteração nos horarios, a impresa faz o upload para o seu servidor com o mesmo nome. Assim os horarios deste programa são actualizados automaticamente.

As próximas melhorias vou tentar fazer com os autocarros de outras companhias, nomeadamente as do Grande Porto...

Neocore

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parabéns projecto bastante original e util. :P

Ya, mesmo E-X-C-E-L-E-N-T-E ! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parabéns projecto bastante original e util. :P

Ya, mesmo E-X-C-E-L-E-N-T-E ! :)

lol  Obrigado  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ta fixe, so falta mesmo depois adicionar as outras empresas

Agora vai ser a STCP que vou inserir. Só que como n têm pdf, vou ter de por mesmo a pagina... não vejo outra maneira...

Neocore

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

São estes programitas que parecem desnecessários e simples que nos facilitam a vida!

Parabéns!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falo numa espécie de DB para aplicar ao programa, se é que me estás a entender.

O que percebi da ideia do Overrun era uma base de dados com os diversos links para os pdf's, não era necessário nenhum instalar.

Eu não percebo nada de VB mas acho que podes ligar o programa a uma base de dados externa e não e necessário fazer o download do programa again!

Tb podes spr fazer isso em php e assim nao era necessario o framework nem seker o windows:p

Cumps e bom trabalho!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falo numa espécie de DB para aplicar ao programa, se é que me estás a entender.

O que percebi da ideia do Overrun era uma base de dados com os diversos links para os pdf's, não era necessário nenhum instalar.

Eu não percebo nada de VB mas acho que podes ligar o programa a uma base de dados externa e não e necessário fazer o download do programa again!

Tb podes spr fazer isso em php e assim nao era necessario o framework nem seker o windows:p

Cumps e bom trabalho!

Antes de tudo, que sejas muito bem vindo ao Portugall-a-Programar.

Em relação à ideia eu nao percebi muito bem... Podes explicar melhor?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está excelente, muito bom !

Eh eh !

E os dos comboios tambem vais inserir ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está excelente, muito bom !

Eh eh !

E os dos comboios tambem vais inserir ?

Agora é uma questão de ver as implementações dos sites das empresas. Mas vou fazer o possível por incluir mais informação. Acho que este programa é útil (pelo meno para mim foi e continua a ser).

Proxima versão terá:

-STCP (Autocarros do Porto)

-CP (Comboios)

Agora quando tiver cabeça pego outra vez nisto.

Obrigado pelas criticas e sugestões. Espero ler mais :P

Neocore

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha uma publicidade ao P@P na aplicação !

E um splash-screen !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A pub e o Splash ou só o splash ?

E acho que a janela devia ser um pouco maior, está um bocado pequena, pelo menos em 1280 x 1024  !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A pub e o Splash ou só o splash ?

E acho que a janela devia ser um pouco maior, está um bocado pequena, pelo menos em 1280 x 1024  !

Vou tentar arranjar um splash com a pub.

A janela é pequena para não ficar muito vazia visto que tem pouca coisa. Conforme for criando mais conteudo aumentarei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ponto da Situação:

Próximas Alterações:

-Horarios da SCTP

-Horarios da CP

-Horários da Vimeca

-SplashScreen com pub ao p@p

Acho que ja vou ter bastante trabalho.:P

Neocore

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quanto a minha ideia era a seguinte

arranjavas uma bd qq (por exemplo mysql) que está alojada remotamente e que tu tenhas acesso. Depois no programa ias ler a base de dados e listar os horarios. Na base de dados colocarias o link para o pdf e tb o titulo que queres que apareca no programa. Isso em php era num instante por isso suponho ke em vb tb nao seja dificil!:D

ps - Obrigado pelas boas vindas!:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quanto a minha ideia era a seguinte

arranjavas uma bd qq (por exemplo mysql) que está alojada remotamente e que tu tenhas acesso. Depois no programa ias ler a base de dados e listar os horarios. Na base de dados colocarias o link para o pdf e tb o titulo que queres que apareca no programa. Isso em php era num instante por isso suponho ke em vb tb nao seja dificil!:P

ps - Obrigado pelas boas vindas!:P

Basicamente eu fiz isso com uma classe (para quem viu o projecto, a classe forma uma especie de base de dados). Foi a forma mais facil que encontrei devido à minha "leiguice" em relação a Visual Basic.NET. Não sei trabalhar com mySQL... :wallbash: :down:

Obrigado pela ideia :D È sempre bom ouvir sugestões.

Neocore

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Isto parece-me muito bom. Actualmente ando de carro mas num futuro próximo posso vir a optar por andar de autocarro e isto certamente dará jeito. Quanto mais não seja, vou indicar aos meus amigos que andam de autocarro.

Só uma sugestão (mas de leigo, porque nem sei como funciona), não dá para colocar aqui o mesmo mas relativo ao metro?

Hmmm, esqueci-me de referir, só irei começar a "distribuir" o teu programa de pois de ter os dados para o Porto pois eu sou de cá/lá.

Os meus parabéns e obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao sei porque mas nao consigo executar o teu prog..

a aplicação falhou a inicialização correcta blabla...bla

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

experimenta actualizar o Framework para o 2.0

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

experimenta actualizar o Framework para o 2.0

Exacto. Provavelmente sera falta da versão 2.0 do Framework .NET

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora