• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Alcap

Dificuldade em aprender

21 mensagens neste tópico

Boas

Ora, é o cheguinte. O que se passa é que estou a aprender C pelo livro do damas, mas estou a achar aquilo bastante tramado. Ate aos arrays a coisa ate que ia e tal, mas agora tou a achar complicado, e quando o gajo me pediu para fazer o jogo do galo, eu embatuquei. Queria saber se os outros programadores amadores acham dificil aprender liguagens de alto nivel sem a ajuda dos profs, colegas e etc e tal, ou se sou eu que sou burro :P(que é o mais certo :cheesygrin:)

Desde ja agradecido

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando tens alguém para te ajudar (um professor ou um amigo) é sempre mais fácil.

Eu também não aprendi nenhuma linguagem que não fosse dada nas aulas de programação que tive, pois isso requer muito tempo e dôr de cabeça.

Por isso não é caso para te achares burro, tens é de ter mais paciência, pesquisar em diversos sites e ler alguns livros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que que estas a sentir é normal, é sempre mais dificial aprender uma linguagem de programação sozinho.

Mas digo-te que se torna mais a facil a cada linguagem que aprendes, assim que dominares uma ou duas linguagens distinhas, vais ver que aprender outra outra linguagem se torna relativamente simples.

O livro "Linguagem C" de Luís Damas deve ser um dos melhores livros em português para aprender C, lembro-me que também começei a minha cruzada por ai.

PS: Além do mais nós estamos por cá para te explicar o que não perceberes, por isso, qualquer duvida, já sabes remete-a para o forum.

printf("Boa sorte");  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aprendi bastante com livros e individualmente..., só que aprender por aprender não é nada motivante, então andava sempre a "competir" com um grande amigo meu a ver quem fazia o jogo/programa X no menor tempo possivel e com o melhor desempenho possivel :P

Acredita que a brincar aprende-se MESMO muito. Não sei se estás mesmo a iniciar-te, se sim recomendava-te dares uma olhada antes pelo Java ou VB.net. Ganhas bases mais rápidamente e a passagem para o C torna-se relativamente mais fácil.

Sobre o ser normal ou não teres essas dificuldades..., já disseram antes e eu concordo em absoluto :P Agora só tens é de não desmotivar :)

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu problema é que se chego aos arrays e ja me vejo à rasca nem quero pensar como é quando chegar aos apontadores:(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso dos arrays é apenas falta de experiência a falar, fazes uns exercícios sobre isso que logo percebes a mecânica da coisa.

Os ponteiros vais ver que é a mesma coisa de inicio são como uma tecnologia alienígena  qualquer, um pouco complicados de se perceber, mas se seguires os exercícios do livro e fizeres umas experiências, vais perguntar-te como é que conseguias programar até aqui sem eles :-)

Experimenta fazer algo identico ao HecKel, arranja um colega que queira aprender a programar, e tentem programar algo em conjunto ou na forma de competição, é mais divertido e a curva de aprendizagem evolui muito mais depressa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já se faziam era uns concursos no P@P. :P :P

Já pensei em instalar o mooshak no meu pc com essa finalidade..., mas acabei por não levar a ideia avante...

Se alguém tivesse paciência e "local" para ter o mooshak instalado era algo bastante interessante! Podem contar com a minha colaboração nisso :) (Na organização do concurso..., não pretendo participar)

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porreiro mesmo era E-learning de C lol. Por acaso era 1 coisa a pensar, aqueles que ja dominam certas liguagens aqui do forum + um tempinho livre + 1 camara de filmar + 1 boa dose de dedicaçao, podiam fazer uma especie de aulas lol

Quanto a arranjar 1 amigo para aprender a programar ao mesmo tempo, duvido que consiga, pois embora 2 amigos meus tenham manifestado interesse em programaçao depressa se desinteressaram, nem chegaram ao 3 capitulo do linguagem C.

PS: Obrigado pelo video HecKel. Quando chegar aos ponteiros vou ver isso, mas primeiro ainda tenho que desbravar mais 2 capitulos do linguagem C:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Para te ajudar podes tentar encontrar alguem que seja teu "tutor". Não precisa de ser um guru, basta que seja alguem que esteja mais avançado. O propósito desse tutor é dar-te tarefas (exercicios) e puxar-te as orelhas quando não os fazes e dar-te ajuda/orientar-te quando tens mais dificuldades.

Podes também tentar encontrar alguem que esteja no teu nível de conhecimento e fazerem uma "concorrência" amigável... quando comecei a programar tinha um colega com quem fazia um pouco disso. Eu ia para casa e fazia uma coisa qualquer e no dia seguinte mostrava. Ele então ia para casa e tentava fazer ainda melhor e dps mostrava... dps era eu e andavamos nisto. É claro que não era todos os dias, mas havia uma certa frequência. Isto pode ajudar bastante, desde que seja saudável e não deixemos sentimentos menos bons nos desviar do objectivo - aprender.

Boa sorte :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, eu não sei nada de programação mas queria aprender e vou aproveitar este tópico para não estaer a criar mais um "como começar?" lol. Eu estava a pensar aprender C através de um bom tutorial ou de um bom livro ;). Qual me aconselham ? já estive a ler a Faq e dos tutoriais que lá estão para C qual o melhor? ou então digam-me um bom livro em português (de preferência). Esse do Luís Damas é bonzinho? é que também é carote..

Já agora podem-me dizer que coisas posso fazer depois de aprender? posso fazer programas para Windows e para Linux ou só para um desses SOs?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em português, o do Damas, acho que é o melhor mas comparando a outros livros (ingleses) dizem que não vale nada...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu quero um que dê para aprender, não tenho problemas com inglês (é só porque português é português) .. ou então um tutorial na internet ou em pdf...porque aqueles que eu vi na faq ;)..

Já alguém aprendeu com esse do Luís Damas ?

edit. acabei de fazer download do "The C Programming Language 2nd Edition", de Brian Kernighan e Dennis Ritchie. Vi em outros sítios a dizerem que é melhor que o do Damas, o que acham?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ser autodidacta é uma características boa, mas nem sempre é fácil.

Há uns valentes anos atrás, comprei dois livros (maus e baratos :/) um de Pascal e outro de compiladores.

Aprendi várias linguagens sozinho de entre as quais Pascal e Basic sozinho, também a ler um livro, mas já não consegui aprender compiladores sózinho, também a ler um livro.

A razão pelo sucesso do Pascal foi simples: vindo do Basic a coisa não foi muito complicada, e o Basic é mesmo básico e a gana de fazer jogos no 48K dava motivação suficiente. ;)

A razão do insucesso dos compiladores também foi simples: aquilo na introdução dizia que se pressupunha que o leitor tinha conhecimentos sobre gramáticas formais e eu na altura pensei "ah, tretas, nem sei do que este tipo está aqui a falar mas não há-de ser nada", só que depois não consegui passar da 7ª ou 8ª página, simplesmente porque não tinha bases e não compreendia o que se estava a li a dizer e a passar (só uns anos mais tarde na universidade com a disciplina de linguagens formais e automatos é que consegui compreender o que aquilo queria dizer :)).

Por isso não te sintas burro por não conseguires compreender arrays e apontadores. Essas são duas das estruturas mais complexas em programação, se bem que daqui a uns anos vais olhar para isso e achar os arrays banalissimos e vê-los como se fossem simples inteiros ou strings. Os apontadores, bom, acredito que hoje em dia ainda há muito porgramador que não os consegue compreender e usar correctamente, mas isso é outra história.

A mensagem que quero passar é: tens uma excelente característica, não és burro, apenas tens de trabalhar mais do que quem tem pessoal a ajudar. Força. ;)

PS: qual é a editora desse livro? FAC?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também me iniciei sozinho em VB e mais umas quantas linguagens..., no entanto isso nem sempre é bom..., criam-se maus vicios de programação e depois é complicado mudar de hábitos!

Muita gente acha que um bom programador é aquele que olha para o problema..., agarra no teclado e resolve-o..., sem querer ofender ninguém, para mim isso é ser estúpido! Nada como um lápiz e papel antes de resolver qualquer problema e estruturar BEM o problema antes, pensar nos erros possiveis, rotinas e afins..., quando se passa para o computador 2/3 dos problemas não vão acontecer!

Um livro é uma grande ajuda, mas não dispenses a ajuda de alguém mais "calejado" (sempre que possivel SÊ CHATO, é assim que se avança) e aprende a filtrar as sugestões, nem todas são boas ;)

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim é uma questão de prática. Vcs que sois moços novos, é coisa que não deve faltar ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também me iniciei sozinho em VB e mais umas quantas linguagens..., no entanto isso nem sempre é bom..., criam-se maus vicios de programação e depois é complicado mudar de hábitos!

Muita gente acha que um bom programador é aquele que olha para o problema..., agarra no teclado e resolve-o..., sem querer ofender ninguém, para mim isso é ser estúpido! Nada como um lápiz e papel antes de resolver qualquer problema e estruturar BEM o problema antes, pensar nos erros possiveis, rotinas e afins..., quando se passa para o computador 2/3 dos problemas não vão acontecer!

Um livro é uma grande ajuda, mas não dispenses a ajuda de alguém mais "calejado" (sempre que possivel SÊ CHATO, é assim que se avança) e aprende a filtrar as sugestões, nem todas são boas ;)

abraços, HecKel

Concordo contigo. Mas tenho que deixar aqui uma situação que me aconteceu. Tive um projecto, em que comecei a "rabiscar" no papel e definir certos aspectos. Um dos aspectos foi como ia fazer o preenchimento de uma treeview com dados que tinha armazenados numa base de dados. Fiz todo o planeamento, defini as regras, escolhi que valores ia armazenar, e quando cheguei à hora de implementar isso, lixei-me.

Então lixei-me porquê? Porque não tinha conhecimento que a treeview da .NET Framework 2.0 já não suportava as "keys", ou seja, podia-se armazenar um valor na sua "key", mas não o podia ir ler (muito estupida a situação, mas não me perguntem porquê). Conclusão, lá tive que andar a dar a volta ao problema e armazenar os dados em "tags" de uma forma que me permitisse fazer o split a esses mesmos dados.

Por vezes o não conhecer bem os objectos com que vamos trabalhar, poderá trazer-nos complicações e perdas de tempo. Mas sem dúvida, o papel continua a ser uma grande ajuda. É uma dica que deixo, se forem usar objectos que nunca usaram, ou que usaram em versões anteriores, explorem-nos antes para não terem este tipo de problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É assim...as dificuldades ultrapassam-se com persistência, é a chave essencial!Eu tenho 17 anos e dado que pretendo seguir um curso sobre informatica comecei do zero, mesmo do zero comprando o livro do tão conhecido por aqui Luís Damas...comecei em fevereiro deste ano, neste momento estou a começar o capítulo 9,e sinceramente as verdadeiras dificuldades apareceram apartir do cap.6 ,e apartir daí fui lendo e relendo tudo aquilo que me dificultava passei boas semanas quase sempre no mesmo capitulo mas negava-me a avançar enquanto não estivesse bem sabido.Porgramar é uma questão de practica e paciencia."Com a practica se faz um mestre".Como a minha escola não tem qualquer área relacionada com informatica tive que por eu mesmo adquirir o minimo de conhecimento para poder fazer face "ao curso" pelo que vejo não deve ser nada fácil.Mas tambem o livro mostra certas funções e não nos dá o minimo de informações sobre elas, é sempre bom procurar mais informação leve o tempo que levar.

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É assim...as dificuldades ultrapassam-se com persistência, é a chave essencial!Eu tenho 17 anos e dado que pretendo seguir um curso sobre informatica comecei do zero, mesmo do zero comprando o livro do tão conhecido por aqui Luís Damas...comecei em fevereiro deste ano, neste momento estou a começar o capítulo 9,e sinceramente as verdadeiras dificuldades apareceram apartir do cap.6 ,e apartir daí fui lendo e relendo tudo aquilo que me dificultava passei boas semanas quase sempre no mesmo capitulo mas negava-me a avançar enquanto não estivesse bem sabido.Porgramar é uma questão de practica e paciencia."Com a practica se faz um mestre".Como a minha escola não tem qualquer área relacionada com informatica tive que por eu mesmo adquirir o minimo de conhecimento para poder fazer face "ao curso" pelo que vejo não deve ser nada fácil.Mas tambem o livro mostra certas funções e não nos dá o minimo de informações sobre elas, é sempre bom procurar mais informação leve o tempo que levar.

Cumps.

Fizeste muito bem em começar sozinho. Acredita que te vai dar muito geito para quando entrares na faculdade pois há pessoal que vão para lá com uma ideia muito errada sobre o que é realmente um curso de Informática.

É verdade que não é fácil mas também nada se consegue sem trabalho e pelos vistos tú não deves ter problemas nisso!  :P:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo perfeitamente com o NWY.. eu também vou este ano entrar num curso de informatica e iniciei-me sozinho na programção (claro, com a ajuda de pessoal e do p@p) e penso k isto é até uma boa forma de nos preparar-mos para a faculdade... resta-me esperar o k aí vem, mas tou confiante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora