• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Luís

[Projecto/Ajuda] - Agenda pessoal

10 mensagens neste tópico

Boas! Sou relativamente novo por aqui, mas visto querer seguir Engenharia Informática quando chegar à Universidade (vou fazer este ano o 12º), quero ir fazendo umas coisinhas, básicas ao início, mas gostava de ter o vosso apoio e ajuda, pois já vi que por aqui há não só n00bs cm eu, mas também Pros,  :P

De momento, a linguagem de programação que domino +/- é o Visual Basic 6 e era com este programa que estava a pensar fazer uma espécie de agenda pessoal, com campos de nome, e-mail, telefone e telemóvel, por enquanto.

Utilizaria uma base de dados do Access, pois sei que isso é possível. Mas como aqui há gente que sabe mt mais que eu, penso que têm mais sugestões e era isso que gostaria de ouvir! :P

Obrigado desde já!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais, bem vindo ao Portugal-a-Programar. Pelo que vi andaste a estudar os utilizadores disto. . .o que penso ser bom :P.

Através de Microsoft Visual Basic 6 é possível fazer isso(na minha opinião) mas talvez fosse melhor aprenderes um pouco de outro tipo de bases de dados, sugiro-te MySql e também outras linguagens. . .

No que toca ao Visual Basic eu sou um noob tal e qual como tu, mas se pensares em aprender linguagens web based eu aí posso ajudar-te.

Com os melhores comprimentos,

Skin

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, sei que há ferramentas de bases de dados que se calhar são mais indicadas para aquilo que eu quero fazer. Só que tenho-me guiado apenas por livros e aí só consigo fazer através de access. Mas se dizes que MySql é melhor, onde posso encontrar um bom sítio onde possa aprender mais sobre isto?

Ou então, que linguagem julgas ser a mais aconselhada a este projecto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Linguagens aconselhadas...desde que um utilizador se dê bem com ela e seja possível fazer o que é pretendido, essa é uma linguagem aconselhada.

No entanto podes sempre começar por coisas simples, de sintaxe simples, mas como já andas a aprender VB não te preocupes porque exitem membros no P@P que lhe dão mesmo com força, é só uma questão de eles lerem este tópico.

Para aprenderes MySql? MySql é tipo um acess melhorado(do meu ponto de vista) mas muito melhor. Para o básico do MySql não precisas de grandes conhecimentos pois tens uma boa interface, no entanto convém teres conhecimentos SQL.

Vou ver se te encontro alguma coisa para estudares. . .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente como ainda te falta um ano para ires para universidade, ainda tens tempo para experimentar uma ou outra linguagem, contudo por experiência própria aconselho-te a experimentares mais uma linguagem mais utilizada academicamente (bem q isso depende de universidade para universidade), pois sei de algumas escolas (universidades) que iniciam os alunos com pascal outras como a minha é C.

Sendo assim que tal experimentares C++ ou Java até C# (ideal para começar, que é uma mistura de C e Java e se estiveres habituado ao Visual Studio então estas em casa) possuíres conhecimentos prévios nestas linguagens podem-te ajudar muito a nível académico.

Quanto a bases de dados a minha opinião é mais ou menos a mesma, o Access é optimo para dominares as características fundamentais de um SGBD, muitas universidades nas aulas de DB ainda o usam, mas se já sabes as regras de normalização e como aplica-las ai sim já podes passar para MySQL ou outros SGBD mais poderoso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se sabes VB6 porque não continuar e pegares em VB.NET ? Não vejo necessidade de ir logo para C# por exemplo. Aconselho-te a tentares passar de VB6 para VB.NET (tem algumas complicações, mas aqui no forum ajudam-te de certeza), e só depois quando ja te sentires à vontade com VB.NET poderás então passar para o C#. Habituarás-te rapidamente a ele. Mas como disse, é só o que te aconselho.

Ah, já me esquecia. Se decidires continuar com o VB.NET saca o Visual Studio 2005 Express (GRATIS).

o Access é optimo para dominares as características fundamentais de um SGBD

O Access não é considerado um SGBD. Tens vários factores a ter em conta e em que o Access falha, para ser um SGBD.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres trabalhar com base de dados nesse tipo de projectos podes encontrar imensas bases de dados que se incorporam na aplicação e são mais pequenas e mais simples de trabalhar que o access ou o mysql, por exemplo a hsqldb, para java ocupa alguns kb e é um SGBD com algumas vantagens até sobre o mysql.

VB6 e VB.net são aquelas linguagens que não recomendo a ninguém, no momento em que diz VB é logo mau :P. Por experiência os meus colegas que vieram do secundário a saber VB chegaram ao curso onde estou e deram com a cara na parede, vinham com muito más práticas que o VB induz, mas isso é a minha opinião, se quiseres podes aprender VB, .Net de preferencia :P

No entanto devo dizer que VB é linguagem de secundário, na universidade aprendes C/C++, Pascal e Java como já foi dito antes.

No entanto queria salientar uma coisa. Saber programar não é saber a linguagem X, não é isso que aprendes a programação. Mesmo que domines uma linguagem a 100% isso não faz de ti um programador, tenta ir introduzindo um pouco de conceitos de algoritmos, matemática, e exercita a resolução de problemas, isso dar-te-á uma vantagem.

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Knitter, acho o teu comentário um bocado infantil e sem conhecimento no que respeita ao Visual Basic. Como podes dizer que Visual Basic é uma linguagem do secundário e espetas o Pascal como uma linguagem da universidade? Desculpa mas deu-me risos esse comentário. VB6 podia ter as suas falhas, e admito que sim, mas agora em .NET a coisa é bastante diferente. E caso não saibas, a plataforma .NET começa cada vez mais a ser abordada nas univs, tanto C# (tlvz na sua maioria) e VB.NET.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acabei o primeiro ano na faculdade este ano em engenharia informática no IST - TP.

Neste ano aprendi Scheme, C e Assembly. Quando entrei para a faculdade só sabia PHP/MySQL e no 10º fiz umas coisistas em VB 6 mas não gostei. Como estava no agrupamento de ciências não aprendia nd de informatica na escola então tinha de aprender por mim próprio. A maior dificuldade que tinha não era aprender a linguagem mas sim em arranjar alguma coisa para fazer e a quem mostrar, daí a me ter decidido a aprender php pois é mais fácil arranjar "espetadores" para os meus programas em sites do que em pequenos programas que poderia fazer (pois não tinham utilidade nenhuma e as pessoas não achavam piada, nao quer dizer que as paginas tinham:P)!

Em relação a aprenderes linguagens que irás dar na faculdade não tenhas problemas nenhums, pois eu e amigos meus safámo-nos bem sem saber quase nd! E na minha opinião até te trás muitas vantagens em não saberes, pois não tens vicios de má programação. Por exemplo, eu faço alguns sites em php e há pouco tempo comecei a fazer uma cena em C; quando olho com olhos de ver para os dois códigos nota-se bastante diferença, nos feitos em php tem um aspeto horrivel, sem uso de funções e com má programação, nos de C não, já uso funções como deve ser e a programação não é tão má. Ou seja como aprendi php sozinho não aprendi os fundamentos da programação correctamente, apenas aprendia soluções para fazer o que queria. Por isso concordo com o que Knitter diz: Um bom programador não é o que sabe bem as linguagens mas sim o que percebe os conceitos, os algoritmos, os paradigmas de programação e também o que aplica a matemática na resolução dos seus problemas.

O meu conselho é: Não te preocupes com a linguagem em que programas, desde que faças as coisas que gostas e que te deêm prazer em fazer, pois quando fores para a faculdade não terás qualquer problema em não saber a linguagem Y pois eles ensinam-te e mais importante ensinam-te a programar. Nessa altura só terás de corrigir os vicios de má programação que terás!

Cumps e boa programação;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Descuplem se me não me fiz entender.

Eu não considero que o VB é de secundário e o Pascal é de universidade. O que queria dizer é que na universidade não se ensina VB, ensina-se .NET mas com linguagem à escolha, mas infelizmente ainda há univesidades a ensinar Pascal. Era só isso que queria dizer.

Devo concordar que começar na universidade sem saber nada de programação é, muitas vezes, uma vantagem, pelo menos para mim foi. Nunca tinha programado na vida.

Novamente desculpem por não ter escrito de forma a me fazer entender.

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora