• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ruisrd

Formatar PC?

10 mensagens neste tópico

Olá a todos. A história é esta eu queria formatar o meu pc, ( não percebo nada de ms-dos) mas não sei como instalar os componentes do windows.

O que eu queria saber era como instalar os componentes?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quais componentes é que queres instalar? Para formatar e reinstalar o Windows não precisas de ter conhecimentos de MS-DOS.

Arrancas a partir do CD e tens um instalador gráfico que te guia pela instalação do Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não mas se eu formato o pc fico com o ms-dos, e sem o windows

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se formatares o PC ficas sem nenhum sistema operativo, ou seja, sem o MS-DOS e sem o Windows.

Já agora, o teu PC não tem MS-DOS, tem linha de comandos, que é uma coisa diferente.

Até podes formatar o disco apenas no ínicio da instalação do Windows, por isso, agarra no CD, mete na drive e tenta arrancar com ele. Se não der, tens de ir às opções da BIOS para configurar o arranque por CD.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se formatares o PC ficas sem nenhum sistema operativo, ou seja, sem o MS-DOS e sem o Windows.

Já agora, o teu PC não tem MS-DOS, tem linha de comandos, que é uma coisa diferente.

Não percebi... Se o Rui diz que tem DOS porque dizes que o que ele tem é uma linha de comandos???

Até podes formatar o disco apenas no ínicio da instalação do Windows, por isso, agarra no CD, mete na drive e tenta arrancar com ele. Se não der, tens de ir às opções da BIOS para configurar o arranque por CD.

Exacto.

Além de que não é necessário formatar para instalar o Windows. No entanto, a ser verdade que o PC tem DOS, acredito que já não seja uma máquina recente, pelo que é bom que a versão do Windows seja adquada para o hardware.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me pareceu pela forma como ele escreveu que o PC tivesse realmente o MS-DOS instalado. Se for esse o caso, peço desculpa. O que percebi é que ele pensava que se formatasse o PC, como ficava sem o Windows, só tinha MS-DOS, e como não sabe trabalhar em DOS, não sabia instalar o Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me pareceu pela forma como ele escreveu que o PC tivesse realmente o MS-DOS instalado. Se for esse o caso, peço desculpa. O que percebi é que ele pensava que se formatasse o PC, como ficava sem o Windows, só tinha MS-DOS, e como não sabe trabalhar em DOS, não sabia instalar o Windows.

Ah. Eu percebi que ele tinha DOS mas, por não saber trabalhar em DOS, queria formatar e instalar o Windows...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

entam deve ser a linha de comandos, se eu for a linha de comandos e meter (uma coisa assim) formatc: fico com a linha de comandos?

Não para por o pc como ele vinha de origem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora é que fiquei sem perceber bem o que queres.

Tu queres instalar o Windows não é? Independentemente do que tens agora, basta seguires as instruções que deixei no outro post. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ruisdr, tens aqui tudo o que precisas de saber para formatar o Sistema Operativo que tenhas e instalar o Windows XP.

Caso queiras instalar o Windows 98 ou algum sistema abaixo terás de utilizar uma disquete de arranque e nessa sim terás o SO MS-DOS, atravéz dela digitas o comando Format C: ou o nome da tua drive, e apartir daí segues as instruções e esperas o tempo necessário. Após concluída a tarefa anterior digitas o comando config.sys (penso que é este, já não faço uma instalação do genero ha anos) e segues as instruções. Claro que tens de ter o cd com o windows dentro da drive ao mesmo tempo que a disquete.

Bem penso que está tudo, quanto à instalação do windows 2000 é semelhante à do XP com menos opções apenas.

Caso não tenha conseguido explicar a resposta à tua dúvida, peço-te que coloques a questão por outras palavras mais consisas para te podermos ajudar.

Quanto à teoria do Triton, acho que ele tem razão, o MS-DOS é um Sistema Operativo e não vem incluído nos SO's da microsoft apartir do windows 2000, o que vem incluído nestas novas versões é o CMD ou Comand Line ou em português, Linha de comandos, é bastante semelhante ao MS-DOS, mas tem menos algumas funções, e não se pode considerar um SO porque usa o Kernel do Windows e não tem um próprio Kernel assim como o MS-DOS tinha. (Se estou mál informado por favor re-informem-me  ;))

Cumps. Overrun 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora