• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

[VB6] Indexação de ficheiros e pastas

5 mensagens neste tópico

Olá!

Sem nada para fazer e com muita tralha desarrumada no PC, estava a pensar em fazer um programa que me listasse todos os ficheiros da pasta Os meus documentos (inicialmente era para o disco todo, mas não me valia a pena... mas é sempre bom saber isso!) com os respectivos tamanhos e algumas estatísticas.

Ainda não fiz nada, mas já estou a pensar nos probemas:

1. Calcular o tamanho de uma pasta que está dentro de outra e de outra, e repectivos ficheiros....

2. ----Vou postando mais à medida que os encontre----

Estava a pensar fazer isto num programa que ficasse em background e no final, tipo triunfante  :biggrin:, me apresentasse uma mensagem com o tamanho total das pastas e depois mun relatório gravado para um ficheiro, estatísticas de número de files por extensão, tamanho médio, etc...

Eu bem sei que isto custa...  ;)

Tencionava fazer assim:

1º form:

talvez uma barra d progresso (primeiro saber o tamanho total da pasta e depois ver isso)

Botão de parar indexação

botão ver estatisticas (ir para o 2º form)

2º form:

Uma text gigante para o relatório (com tamanhos de ficheiro e respecivas estatísticas)

Botão guardar relatório (para ficheiro)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem... issu vai dar trabalho.

Para saberes o tamanho de uma pasta, basta somares o tamanho dos ficheiros que se encontram dentro dessa pasta, ou talvez existal alguma API que te dê directamente o tamanho da pasta.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para saberes o tamanho de uma pasta, basta somares o tamanho dos ficheiros que se encontram dentro dessa pasta

Mas supõe que tenho um esquema de pasta como na figura:

folderstln6.th.jpg

PS: Desculpa lá a "fatelice" de esquema, mas fui o que consegui despachar melhor...

Pronto então com esse esquema, supõe que entro na pasta1. Tudo bem...

Mas e agora tenho de calcular o tamanho das pastas 1.1 e 1.2.. E depois ainda tenho de entrar na pasta 1.1 paar ir às pastas 1.1.1 e 1.1.2, e ainda voltar atrás... Estava a pensar num ciclo for, mas isso parece impossível...  ;)

Alguma ideia?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nada é impossivel  ;)

Tambem andava curioso soubre como fazer issu, pois tambem precisava de saber como ver os ficheiros que estão num directorio e tal, e entao andei a procura e encontrei istu. O código que la esta da-te o "tamanho" de um directório(em bytes se nao estou enganado). Mesmo assim se o que queres é dares ao programa um directório(ex: c:\Pasta_Teste") e ele atomaticamente te dar o tamanho dessa pasta e caso existam sub pasta dar-te tambem o "tamanho" dessas sub pastas, penso que com esse código tambem o conssegues, fazendo umas alterações  :D

Se precisares de ajuda...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ya! Ainda não vi o código na totalidade, mas pelos menos no que respeita em adquirir o tamanho das pastas e ficheiros, parece-me que está lá tudo!  ;)

E tens razão, o tamanho dos files é adquirido em bytes (eles depois convertem isso no código para KB).

Não sei se já tens o source que me indicas-te (provalvelmente já), mas ainda assim deixo-o aqui e anexo paar outro users que possam ter a mesma dúvida.

Agora só me resta analisar o código e dar notícias... Obrigado NuGuN, pelo bom source fornecido  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora