• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

[Windows] Optimizar a performance do Windows limpando o lixo!

10 mensagens neste tópico

Já toda a gente sabe que o Windows acumula lixo ao longo da sua utilização. Por isso está na hora de limpezas!

1. Aplicações inúteis... OUT!

"Ah, mas eu preciso tanto daquela aplicação...", pois mas a última vez que a usaste foi à dois anos atrás... Tá na altura de despachar software velho e que não esteja a fazer nada. Tentem substitui-lo por suites: assim têm tudo centralizado!

2. Certificar que todos os ficheiros temporários são apagados

Algumas pastas acumulam lixo. A saber:

c:\Programas (ou program files)

c:\windows\temp

c:\documents and settings\%username%\Definições locais\temp

C:\Documents and Settings\%username%\Recent

C:\Documents and Settings\%username%\Application Data (aqui poderão encontrar muita tralha de software antigo...)

Pasta de Os meus documetnos (aqueles ficheiros que costumam guardar à pressa e esquecerem-se deles ali...)

IDEIA: Se quiserem limpar diariamente as pastas lixo, criem um Batch file (ou um programa feito por vocês) e ponham no arranque.

Procurar por pastas como Os meus documentos, Ambiente de trabalho por coisas que possam estar desarrumadas e agrupá-las por pastas nOs meus documentos (por exemplo), pasta As minhas musicas para musicas, pasta projectos programação para programas que estejam a fazer, etc... Consoante a vossa preferência (ou então gravar tudo para um CD/DVD para não ocupar espaço em disco).

Usem também a ferramenta de limpeza do Windows Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas de sistema > Limpeza do disco

3. Os browsers e clientes de correio electrónico também contam...

Os browsers também deixam o seu lixo no disco. Por isso, consoante o(s) browser(s) instalado(s), terá de ir a cada um deles e esvaziar a pasta de ficheiros temporários (cache ou outro semelhante).

Quanto a clientes de correio electrónico (se usarem), eliminem as mensagens lixo e agrupem mensagens semelhantes (tipo anedotas, palhaçada, etc..) num file de texto, de modo a ocupar menos espaço. Já agora, usar a compressão de mensagens. Quanto a mensagens mais importantes, como códigos de acesso a contas, etc.. guardar para um documento especial (de preferência encriptado).

4. [opcional] Correr ferramentas de limpeza de registo e de disco

Sinceramente, não gosto... Algumas fazem mais lixo do limpam, é preciso escolherem bem. Não me peçam exemplos, mas se quiserem postar... estão à vontade!

5. Desfragmentar o disco

E agora, a espera infernal... Se nunca fizeram isto na vida, é capaz de demorar... Isto irá realocar no disco fisicamente os sectores de um dado ficheiro de modo a que fiquem seguidos... Assim a cabeça de leitura do disco não perde o seu tempo "a andar para trás e para a frente".

Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas de sistema > Desfregamentador do disco

6. Verificação do disco

Só para certificar que não há sectores danificados... Requer reinicio do Windows....

Propriedades do disco a verificar > Ferramentas > Verificar agora...

7. [opcional] Backup

É opcional, mas convinha, só para não perder toneladas de informação que tenham para aí (incluindo os vossos projectos de programação!). Olhem lá se fossem apagados...

Pronto, e é tudo por agora. Tentem fazer isto de mês a mês e poderão usufruir de um sistema mais limpo e mais rápido também. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto ao ponto 4, uso o CCleaner (Crap Cleaner) e o Registry Mechanic...

Pelo que tenho lido são os melhorzinhos do momento...

Há quem aconselhe a utilização de 2 optimizadores de registo. O outro a aconselhar seria o Reg Doctor.

Outro "Cleaner" será o WindowWasher talvez, se bem que este último, uma vez que o instalei deixou-me um efeito diferente nas letras do desktop, etc

Quanto á desfragmentação dos Disco tenho lido que devem utilizar outro software, nomeadamente o O&O Defrag Professional e o Diskeeper...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem optimizar o Windows de várias maneiras :)

A mais eficiente é mesmo usar ferramentas do windows ;)

Uma das mais importantes é desactivar serviços inúteis!

Para isso:

Iniciar->Executar->services.msc

Ai configuram as coisas a gosto ou seguem uma página para ajudar como por exemplo:

http://www.beemerworld.com/tips/servicesxp.htm

http://www.theeldergeek.com/services_guide.htm

Logo aqui já "desafogaram" bastante :D

Agora começem a limpar o resto como o arranque (Iniciar->Executar->msconfig->Arranque) e tirem o inútil :D

Podia ficar aqui até amanhã :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o XP Tools...

Foi bastante útil pk tornou o windows mais rápido

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a testar o XP Tools, parece porreiro mas mesmo assim não troco o CCleaner. :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a testar o XP Tools, parece porreiro mas mesmo assim não troco o CCleaner. :biggrin:

Ora ai está uma coisa que nem deves fazer :P

Eu na loja uso sempre e no mínimo 4 programas para remover spyware, uso sempre antes disso tudo CCleaner e Hijackthis (Muito bom para limpar chaves do arranque, barras chatas e etc...)

Uma coisa não implica a outra :) Um é para tweaks outra é para "Limpar" :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal:

Apesar de não gostar dessas ferramentas, não quer dizer que não as tenha utilizado  :P

Vejam lá se a minha experiência d aplicacões foi assim tão má para deixar de confiar nelas:

--> TuneUp 2006

--> RegCleaner

--> Ashampoo PLatinum Suite (ou lá que o é, não me lembro do nome...) :)

--> WinCleaner (não sei o nome ao certo, mas era um que tinha um interface assim pro alaranjado...)

Quanto aos programas que vocês indicaram, vou experimentá-los!  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Voçês usam carradas de cenas nem sei para que, devo ser o único que não tenho spyware no bicho (instalei agora o Spybot para confirmar). ;)

Tive 2 semanas sem anti-vírus, desliguei o serviço e depois não me apeteceu reniciar, hoje falhou a luz, reniciei, voltei a ter anti-vírus e continua sem nada detectado. :P

Apenas uso o CCleaner para limpar os settings do Windows e para limpar a cache do Firefox, de resto não uso mais tools do tipo que vocês usam.

Talvez seja de usar o Windows XP versão 64 bits? Talvez seja de ter o plugin Adblock Plus e NoScript no Firefox? :confused:

Já agora, que tools então recomendas para ter o Windows optimizado? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Triton, eu também uso muito pouco :P Tenho apenas um Antivirus, porque apesar de ele nunca detectar nada eu não quero arriscar demais :)

Eu uso é os cleaners todos na loja onde trabalho para limpar os computadores das pitas e etc... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah ya, sempre que arranjo os PCs a conhecidos leva com uma carrada deles até limpar tudo!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora