• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jbl

Iniciado

8 mensagens neste tópico

Olá a todos. Sou novo no forum mas já li alguns tópicos relacionados com a questão que vou colocar.

Sou um "antigo programador" de CLIPPER que deixei já lá vão uns anos.

Pretendo voltar a programar mas tenho dúvidas em relação à linguagem que devo utilizar.

Já analisei VB/C++(muito pouco)/Visual FOXPRO

Tenho ultimamente feito alguma coisa em VFP e tenho tido duvidas normais que penso estar a ultrapassar com mais ou menos dificuldade.

No entanto tenho sempre presente uma dúvida. Será esta a melhor alternativa?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tudo depende do que queres fazer, e qual o teu objectivo para aprender programação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para já o meu objectivo é o desenvolvimento de aplicações de gestão. Embora no futuro pretenda evoluir para construção de Paginas na Web. Ou seja interligar as aplicações de gestão e ter uma página web por exemplo de encomendas/vendas on-line

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para aplicações de gestão talvez o C# ou VB.NET com o SQL Server.

Para desenvolvimento de páginas web, o PHP ou o ASP.NET.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só uma pergunta:

Tu queres recomeçar da estaca zero?

Tipo, queres começar como se fosses um iniciante (como eu  :D) e só depois passar para os teus projectos ou queres passar já para os projectos?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para já o meu objectivo é o desenvolvimento de aplicações de gestão. Embora no futuro pretenda evoluir para construção de Paginas na Web. Ou seja interligar as aplicações de gestão e ter uma página web por exemplo de encomendas/vendas on-line

penso que o Java é uma boa alternativa para começar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desde já agradeço a todos o facto de terem respondido.

Pelo que tenho lido o C# será a linguagem de futuro da Microsoft. Falei com pessoas que utilizam VB e C# e disseram-me que em termos de código é parecido. No entanto já comecei por ler alguns e-books de VB e embora não me pareça demasiado complicado não me foi tão fácil de aprender como o FOXPRO. Talvez devido ao facto de já ter utilizado o CLIPPER anteriormente. O JAVA se calhar seria o melhor em termos de futuro mas sinceramente em termos de sintax pareceu-me algo complexa do muito pouco que já analisei e sinceramente enquanto que no VB e no VFP tenho uma "aplicação" por onde começar no Java com tanta coisa que já vi na internet nem sequer sei por onde começar.

De quaquer forma agradecia se me pudessem indicar manuais/ebooks/sites de preferência em português de VB e VFP.

Obrigado mais uma vez

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desde já agradeço a todos o facto de terem respondido.

Pelo que tenho lido o C# será a linguagem de futuro da Microsoft. Falei com pessoas que utilizam VB e C# e disseram-me que em termos de código é parecido. No entanto já comecei por ler alguns e-books de VB e embora não me pareça demasiado complicado não me foi tão fácil de aprender como o FOXPRO. Talvez devido ao facto de já ter utilizado o CLIPPER anteriormente. O JAVA se calhar seria o melhor em termos de futuro mas sinceramente em termos de sintax pareceu-me algo complexa do muito pouco que já analisei e sinceramente enquanto que no VB e no VFP tenho uma "aplicação" por onde começar no Java com tanta coisa que já vi na internet nem sequer sei por onde começar.

De quaquer forma agradecia se me pudessem indicar manuais/ebooks/sites de preferência em português de VB e VFP.

Obrigado mais uma vez

Vou deixar aqui os meus 5 cêntimos de opinião. :D

Se pretendes "atacar" unicamente o mercado Windows com aplicações à medida ou com deployment "controlado" por ti, .Net parece-me ser melhor escolha. Se desenvolveres para um mercado de massa, então aconselho o Java ou C++.

Sendo 100% politicamente incorrecto: larga o VB, mesmo o .Net, e aposta no C#. A razão é simples: a verdade é que o VB.Net ainda dá muitas dores de cabeça que não vais ter se optares pelo C#.

Quanto ao Java, a sua sintaxe é tão complexa quanto a do C#, pelo que não é por ai.

Quanto a backend para dados, se apostares em C#, então aconselho-te o SQL Server.

Infelizmente o VFP foi mais uma das (boas) coisas que a MS comprou para matar, não fosse aquilo fazer sobra à "maravilha" do Access...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora