• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Pessoal.. instalei o python!

11 mensagens neste tópico

pessoal! tudo okapa?

instalei o python... já aqui estive a testar isto e parece estar tudo okapa... isto tá bem arrumadinho... guis minimalistas como eu gosto, uma consolazinha como deve ser, o sistema de procurar documentacao é que parece esquisito... mas a ver vamos...

nao vou arrancar com isto a toda a força... na verdade saquei isto pois quero usar uma api que corra um nivel acima do xml, como a biblioteca de php para o efeito parece não estar a funcionar de momento decidi experimentar a do python... a ver vamos... acho que esta n vai dar problemas.

já tou aqui todo maluco... agora apetecia-me desbundar um pouco c o BOA, mas isso fica p depois.

algumas dicas?

algum forum de grande dimensao para python?

alguns conselhos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como novo utilizador de python digo-te que não vale a pena experimentar o BOA, pelo menos para mim.

O SPE é um editor agadável, mas uso mais o notepad++ do que própriamente outro IDE.

Os únicos recuros que te posso recomendar são o site oficial do python e o site de documentação da activestate, http://aspn.activestate.com/ASPN/Python

A ActiveState é uma empresa que criou o Komodo IDE, que server para linguagens interpretadas e te permite programar em python ou em ruby , entre outras. Sem fazer muita publicidade, o site deles é fixe e têm um bom cookbook com muito código para veres e experimentares. Quanto ao Komodo, tenho aqui para experimentar, mas é pago.

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa... já tenho alguma experiencia de programador, já aqui estive a experimentar umas cenas em python e já vi que tem uma curva de aprendizagem rápida. Preferia usar o glade ( gtk ) do que o boa ( wxwidgets ) ... mas agora estou no windows isto vai já assim... até é mais compativel.

quanto à documentação é navegar pelo vasto manual official que nunca mais acaba.

As minhas primeiras impressoes são optimas, mas mesmo assim acho que não vou ter o mesmo nivel de acessibilidade a technologias do que com o php... bem... em questoes de importar dados de xml está mais a frente que o php, há que admitir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, o Python é uma linguagem auto-documentada. Através da consola, do .__doc__ e do dir() tens acesso a praticamente tudo o que vem no manual.

Eu pessoalmente prefiro o wxPython ao pyGTK, pois o wxWidgets tem look & feel nativo.

Nestes últimos tempos tenho usado o Komodo IDE, é muito bom! Se queres um bom IDE de borla para iniciar tenta o PyPE e o Dr. Python.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa... o boa n me corre... tá-me aqui a dar um erro que nao sei o que quer dizer... mas tambem n tou com muito tempo para isto.

yaps... a documentacao que isto tras é altamente.

olha lá... esses ides têm construtores como o boa?

usas o wxpython com o o boa ou como é que fazes isso?

Estou a preocupar-me com isto dos construtores de GUIs só mesmo para ficar com um ambiente de trabalho funcional... pois para já ainda nao preciso deles.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
usas o wxpython com o o boa ou como é que fazes isso?

Por agora faço tudo sem qualquer designer, tudo á mão! :D

Estive a instalar e o Boa Constructor funciona aqui! :D

Mas esse IDE já está um pouco desactualizado, dá uma vista de olhos por exemplo, no wxDesigner, Visualwx, wxGlade, DialogBlocks, etc...

Tens muitas opções: Comparação entre desenhadores de GUIs

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa... já estou aqui a usar o universal parser de xml... pus aquilo a funcionar em 5 minutos. Espectaculo.

Epa... háumas qunatas perguntas que tenho e que podia ir eu por aí pela web descobrir as respostas...mas já que há quem me possa responder:

isto é basico mas...

1. o python vem com um sistema de documentação.

e incluir aqueles cabeçalhos e tal... mas depois como é que se faz para gerar a documentação? e para onde vai o output?

2. pode incluir-se um ficheiro com funcoes ( biblioteca ) e depois usa-las tal como em C ou tem que se usar a cena de importar módulos?

3.há compiladores de python? ou tenho necessariamente que distribuir o meu código de forma aberta?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou precisamente a fazer desenvolvimento em Python neste momento.

O meu editor de eleição (actualmente) é o Eclipse com o plugin de Python. Quanto a documentação a O'Reilly tem um bom livro de Python e ainda não necessitei de nada que não estive no CHM ou no Google. :D

epa... já estou aqui a usar o universal parser de xml... pus aquilo a funcionar em 5 minutos. Espectaculo.

Epa... háumas qunatas perguntas que tenho e que podia ir eu por aí pela web descobrir as respostas...mas já que há quem me possa responder:

isto é basico mas...

1. o python vem com um sistema de documentação.

e incluir aqueles cabeçalhos e tal... mas depois como é que se faz para gerar a documentação? e para onde vai o output?

Tens uma ferramenta "maravilha" chamada pyDoc. :D

2. pode incluir-se um ficheiro com funcoes ( biblioteca ) e depois usa-las tal como em C ou tem que se usar a cena de importar módulos?

Hummm... Boa questão. Acho que só dá para fazeres import, podes é importar apenas o que necessitas.

3.há compiladores de python? ou tenho necessariamente que distribuir o meu código de forma aberta?

Há forma de empacotar isso tudo num .exe bonitinho, não é uma cena "simples" como noutras linguagens. Seja como for, não necessitas de dar o código, podes apenas distribuir os .pyc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal.. já andei a ver isto tudo... realmente é um linguagem bue de simples e porreira.

Não se podem usar includes... é escrever módulos, instala-los e depois usa-los importando-os.

O py2exe pelos visto é a ferramente que cria um executável... é bue de simples tambem... a aplucação fica compilada num .pyc, as bibliotecas vão para um dll e tem lá um executavelzito p correr isso tudo.

Obrigado...

vamos lá ver o pydoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conheço muito de C, mas o include é o semelhante ao import do Python.

Querias que o interpretador importasse todos os módulos que tens? :nono1:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nops... já vi com oé que isto funciona.... em python se quisermos dividir o código por varios ficheiros temos que usar modulos, instala-los e deois importa-los.

O C permite incluir código que está simplesmente num ficheiro. É um conceito mais simples, mas pode causar um pouco de desorganização.

O import do python equivale ao uso de uma biblioteca em C

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora