• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Deutsche Telekom deve abrir banda larga a rivais

1 mensagem neste tópico

(...)A Deutsche Telekom deve abrir imediatamente aos concorrentes sua nova rede de banda larga de alta velocidade, na qual investiu 3 bilhões de euros (3,9 bilhões de dólares), a fim de permitir redução nos preços pagos pelos assinantes, determinou a Comissão Européia nesta segunda-feira.

O braço executivo da União Européia, confirmando o que fontes disseram à Reuters em julho, anunciou que endossou a proposta de solução oferecida por sua contraparte alemã para resolver a posição dominante da Deutsche Telekom no mercado de banda larga.

A operadora alemã instalou sua nova rede de banda larga VDSL em diversas cidades, mas alega que não precisava abri-la aos seus concorrentes porque se trata de um tipo novo de serviço.

"Sob a argumentação da Comissão, a Deutsche Telekom terá de conceder acesso à sua nova infra-estrutura VDSL, atualmente instalada em diversas cidades alemãs", anunciou em comunicado a Comissão Européia, que também serve como principal autoridade regulatória das telecomunicações européias.

A notícia surge em um momento difícil para a empresa, que neste mês reduziu suas projeções para lucros e faturamento em 2006 e 2007, enquanto tenta superar concorrentes por meio de cortes de preços, custos e investimentos. A expectativa é de que a União Européia também adote normas que reduzirão o custo de uso de celulares no exterior para os consumidores europeus.

O braço executivo da UE espera que a decisão abra caminho para que companhias rivais entrem no mercado e pressionem para baixo os preços da banda larga no maior país membro do bloco comercial.

A companhia, no entanto, acha que Bruxelas foi longe demais. "As demandas representam um caso clássico de excesso de regulamentação", afirmou um porta-voz da Deutsche Telekom.

A companhia diz que precisa de uso exclusivo da rede para recuperar seus investimentos.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora