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HecKel

Ergonomia na Informática

7 mensagens neste tópico

Dores de costas? Dores no pulso? Olhos a arderem? São vários os problemas que um profissional que passa pelo menos 8 horas/dia em frente a um computador, mas isto dá para previnir? Felizmente sim! Existe uma área que estuda este assunto em especifico designada por ergonomia e é dela que vou falar, em concreto para a área da Informática!

Sintomas

São vários os sintomas que podem aparecer devido a uma má posição e utilização do computador, quando notar algum dos seguintes sintomas é recomendável que consulte o mais rápidamente um médico especializado na área! Quando mais cedo se tratar estes problemas mais fácil será de previnir possiveis deficiências físicas provenientes do mau uso do computador!

O sintomas que se seguem podem ser notados ao usar o teclado/rato ou até mesmo quando as mãos estiverem em repouso, como por exemplo enquanto dorme:

[*] Formigueiro, ardor e dormência

[*] Irritação, dor contínua ou sensibilidade

[*] Dor, latejamento ou inchaço

[*] Tensão ou enrijecimento

[*] Fraqueza ou calafrios

Estes disturbios podem-se notar nas mãos, nos pulsos, nos braços, nos ombros, no pescoço e nas costas.

Organização do ambiente de trabalho

A fadiga, o desconforto, tensão e outros tipos de mau estar podem estar directamente relacionados com a configuração do seu ambiente de trabalho como tal uma potencial boa solução será ajustar o seu ambiente de trabalho de forma a estar com uma postura correcta.

Existe uma série de principios básicos que poderão previnir os problemas atrás mencionados:

[*] ajuste a posição do seu corpo e do seu computador,

[*] evite estar o dia todo sentado,

[*] procure estar relaxado se possivel fazer vários intervalos durante o dia,

[*] sempre que se sentir desconfortável procure alguma forma de alivio,

[*] faça exercício físico, evite uma vida sedentária

Monitor

O monitor é provavelmente onde se manifestam os sintomas mais rápidamente, a radiação, o cansaço da vista, o ardor dos olhos e até mesmo os problemas de visão são sintomas que são mais fáceis de detectar e em que facilmente se encontra o "culpado" dos mesmos - o monito.

Existem "regras" de boa utilização que podem evitar certos problemas mais graves. A postura é algo fundamental dito de uma forma global, mas focando a componente Monitor é necessário dar especial relevo à distância a que se está do computador! É recomendável estar a uma distância não inferior a 50cms e não superior a 1 metro do monitor.

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A inclinação a que a cabeça está sujeita é algo bastante importante também, uma má posição pode dar origem a dores de pescoço e costas! É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º,20º para cima ou para baixo!

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Teclado e Rato

Evite ter os pulso tortos enquanto usa o teclado ou o rato, deve evitar apoiar os pulso enquanto usa o teclado pois pode fazer com que os dedos e pulsos sejam flexionados para trás.

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Os cotovelos devem estar ao nivel do teclado e os ombros relaxados, isto para evitar tensões musculares.

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Suporte de Documentos

Para quem faz bastante uso de documentos, livros, cadernos e todo esse material que pode ser necessário para as mais diversas tarefas durante a elaboração de um trabalho num computador, a forma como temos esse material disposto é algo que também merece estudo, pois também temos de ler e da mesma forma que temos de estar a uma certa distância do monitor é igualmente importante dispor os documentos de forma a não cansar a vista!

Use um suporte para documentos e coloque-o ao lado do monitor, desta forma evita estar constantemente a virar a cabeça para ler o documento e trabalhar no computador e ao mesmo tempo fica logo com uma distância igual dos olhos ao documento como dos olhos ao monitor.

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Mesa

É em torno da mesa que todo este problema de ergonomia acaba por ser debatido, pois uma má disposição do hardware dá origem a uma má utilização do computador. Basicamente esta secção iria abranger todas as secções anteriormente discutidas, para evitar ser redundante apenas fica aqui uma sugestão de organização numa mesa.

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Cadeira

A cadeira é o elemento que pode causar mais danos físicos! A forma como nos sentamos, ou até a própria cadeira em si pode dar origem a dores na coluna e nos musculos das costas, e cansaço.

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Ter a cadeira demasiado alta faz com que tenhamos de estar mais curvados a escrever, ou a cadeira demasiado baixa faz com que sejamos forçados a ter os braços mais levantados para escrever e termos de olhar para cima para ler no monitor (já focado anteriormente). O ideial mesmo seria tentar conjugar tudo o que foi referido anteriormente de forma a que a cadeira esteja de forma a que o utilizador não tenha de estar em esforço tanto a ler como a usar o teclado.

Bibliografia:

[*]Manual da HP em brasileiro

[*]Blog de um ergonomista Português

[*]OSHA Ergonomic Solutions: Computer Workstations eTool

Nota:

[*]Todas as imagens foram retiradas dos sites anteriormente citados!

[*]O artigo é apenas um artigo introdutório, recomendo vivamente a leitura dos sites da Bibliografia dado especial relevo ao artigo da OSHA Ergonomic Solutions.

[*]Este artigo foi préviamente publicado na TechZonePT nesta thread.

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Porreiro, um assunto que diz respeito a muitos de nós! :)

Pessoalmente, eu gosto é de ter o braço todo apoiado na secretária! :biggrin:

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Tópico bastante útil, só agora é que notei que estou quase colado ao ecrã  :D

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8 horas por dia??? :D :D :D Era bom que fossem apenas 8 horas por dia...

Há muitos anos que sofro com dores no ombro devido ao manuseamento incorrecto do rato. Mas também há muitos anos que opto por uma posição confortável, o que faz com que essas dores não me se manifestem, mas sempre que "abuso" de posições incorrectas, lá vem uma noite mais desconfortavel...

Bom tópico. :D

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mt bom topico!!

eu tenho muitas posturas incorretas!!

vou tentar corrigir.. ;)

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é sem dúvida, um bom tópico :)

Também vou tentar evitar certas coisas xP

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