• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

bzz

não ficar parado no tempo!?

21 mensagens neste tópico

tenho trabalhado muito com  WORD/EXCEL, mas não quero ficar parado no tempo ou limitado.

queria iniciar na programação. Tenho alguns projectos, em mente. Mas nem sei como/onde  começar!?

:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais bem vindo ao fórum  :D.

O espirito tu tens, querer aprender, agora só falta começar como tu dizes e eu sugiro começares pelo incio, o simples evoluindo para o complexo :P.

Diz lá quais são os teus projectos para te podermos aconselhar e ajudar :P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que tipos de projectos?

É que uma linguagem para um pode não ser a mais apropriada para outro... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

antes de mais obrigado. :P

ok. o que se passa é o seguinte. onde trabalho os pc's são tão velhos, que a minha avó ao lado é uma "miuda",  (office97 e win 98) mais nada corre naquilo. Sempre que o meu chefe vai de férias, fico eu a frente. Tenho que fazer uma escala para o serviço diario, acontece que a escala é SAGRADA, à uma ordem, várias regras ( só quebradas em situação de extrema necessidade). Numa 1ª fase, queria fazer um programa que fizesse simplesmente a escala diaria. 2ª fase, esses "dados" seria colocados diariamente em vários mapas mensais, (que hoje são contados e feitos a mão). penso que o Access+VBA será o mais indicado. O problema vem agora!?. Como gerir estes dados?  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma coisa já temos a certeza bom humor não te falta :P.

Bem quanto a isso, os computadores são fracos mas tens acesso à internet? A partir daqui podemos avançar mais :D.

Mas o acess já está passado :P e o VBA PARA MIM também. . .Dou mais promenores depois da pergunta respondida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção pessoal cuidado com as ilegalidades :D lool

Bem agora essa escala, é igual todos os dias ou todas as segundas por exemplo?!

Ou é feita através das funções do dia?!

Explica como é criada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem! temos 2 serviços, que são devidos em 3 turnos de 8H.  cada turno tem a sua ordem. avança para o turno o que está mais atrasado. temos seis escalas numa escala.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os dois serviços são os mesmos todos os dias?

O que está mais atrasado? Essa não entendi  :D

Seis escalas numa escala? Como é possivel?! :eek:

p.s - no fórum não são permitidas ilegalidades desde sempre :P:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok. na escala facil temos seis colunas, cada coluna tem numeros/nomes, estão colocados por uma ordem, e são "extraidos" quem ah mais tempo não faz aquele turno.

falamos na quarta

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Saquei agora o Windows Fundamentals for Legacy PCs, pode ser mesmo o que precises.  :P Pelo menos não trabalhas num SO antiquado. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas olha que o win98 nem é nada mau atenção!!!

Eu ainda aqui há 3 anos trabalhava com o 3.11 e/ou com um terminal só!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:smoke:

ca estou eu de novo.

a net só chegou hoje aqui, esteve de fim de semana prol.

bem a escala é composta dois serviços, esses dois serviços, estão devididos 3 turnos cada.

Logos temos seis colunas com os n.º, colocados por uma ordem,  à medida que se é escalado para esse turno, passa-se para trás. é escalado quem há mais tempo não faz esse turno. temos depois condições.  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas olha que o win98 nem é nada mau atenção!!!

Eu ainda aqui há 3 anos trabalhava com o 3.11 e/ou com um terminal só!

eu sei, o que está mal, são os pc's, que bloqueiam por tudo e por nada... e ficam-mos :mad:/ :rant_01:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais, bem vindo.

A primeira coisa a fazeres é mesmo o levantamento dos requisitos, ou seja, escreveres tudo direitinho: as regras, o funcionamento das escalas, o que o programa deve e não deve fazer, etc..

Depois aconselho-te a aprenderes um pouco sobre base de dados, modelo relacional, etc. de forma a que possas desenhar e implementar a base de dados.

Uma vez a BD feita, podes usar "qualquer" linguagem de programação para desenhar a interface.

Atenção que requisitos como a aplicação ser usada, ou não, em mono-utilizador e mono-posto têm impacto na escolha das tecnologias e na implementação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é nada do outro mundo.

Ninguém nasce ensinado, pelo que deves começar pelo principio: escrever tudo direitinho, sem que fiquem dúvidas de como as coisas devem funcionar.

Um passo de cada vez. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu sei  as condições as ordens o que pode e não pode acontecer, no papel.

mas base de dados pareceu-me complicado, mas vou-lhe dar com a cabeça......

obrigado pelas as dicas "um pouco sobre base de dados, modelo relacional".

tou certo que as duvidas ainda agora começaram!? :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu sei  as condições as ordens o que pode e não pode acontecer, no papel.

mas base de dados pareceu-me complicado, mas vou-lhe dar com a cabeça......

obrigado pelas as dicas "um pouco sobre base de dados, modelo relacional".

tou certo que as duvidas ainda agora começaram!? :wallbash:

Sim, ainda nem a procissão saiu do adro, mas não vale a pena desesperares: ninguém nasce ensinado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tb, acho

no outro dia estive de volta VB no word fiz coisas simples, mas para mim, foi uma alegria total..... :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais um VIVA ao pessoal do Portugal a programar :P

Ey Bzz, mais uma vez estou contigo, obrigado por me teres informado este forum;

Quanto ao teu problema, se é que se pode chamar isso, um programa processador de escalas (tipo escala de turno) mas pelo que entendi é sempre feita quase em cima da hora de ser utilizada mas obedecendo a umas directrizes que devem ser os limites de dias e de horas de trabalho (que está na lei).

Bem penso que o melhor é divulgares ao pessoal que programas de programação é que tens aí e se podes instalar alguma coisa mais.

Tb já vi que iniciaste em VBscript, mas o das famosas macros do Office, não é mau para quem não tem mais nada, mas penso que isso não te levará a muito longe. :eek:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora